Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo Restaurante Fornalha, Cabo do Mundo © Viaje Comigo
Publicado em Abril 3, 2018

Carnes e pizzas do Restaurante Fornalha, Matosinhos

Gastronomia/ Notícias/ Portugal [ Restaurantes ]

Em Matosinhos (Portugal), no Cabo do Mundo, está o restaurante Fornalha, a apenas alguns metros do areal e da praia. As suas especialidades estão bem demarcadas e muitos poderão chamar-lhe o melhor de dois mundos: carnes grelhadas na parrilha (parrilla – a grelha inclinada) e pizzas feitas no forno a lenha.

Mal entra na sala do Fornalha e espreita para a cozinha, aberta aos olhares dos clientes, é impossível não reparar nos fornos a lenha que já têm a madeira a crepitar, no interior. Ao lado ,está uma montra com as carnes que são “as meninas dos olhos” dos dois sócios: Alan Barros e Samuel Barros (chef executivo). Têm o mesmo sobrenome, são da mesma cidade brasileira (São Paulo), mas nunca se tinham conhecido até abrirem o negócio com que sempre sonharam em Portugal, com carnes de fazer crescer água na boca.

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Bar do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Bar do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Mas, ainda que a grande aposta seja feita nas carnes – “foi difícil encontrar um bom fornecedor, com grande qualidade, mas finalmente conseguimos”, explica Alan Barros – há muitos outros pormenores que não são descurados como é o caso do pão francês, que nos é servido na entrada, com sementes de papoila e linho, cozido no forno de lenha.

Comecemos então pelo que provei: a Provoleta (queijo provolone italiano gratinado no forno de lenha com molho de tomates italianos San Marzano), acompanhada com pão d’alho, também cozido no forno a lenha com manteiga de alho e ervas. Simplesmente divinal!

Provoleta e Sangria - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e Sangria – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sendo que adoro pizzas e queria experimentar as carnes, decidi provar um pouco de tudo: um T-Bone grelhado (estava delicioso e é incrível como a carne tem um sabor diferente, de cada lado do osso), acompanhado com um pequeno tacho de risotto de cogumelos e uma fresca salada (com tomate seco, presunto, cenoura, ovo cozido tomate e alface). A pizza – porque eu não conseguia decidir o que iria provar – veio com duas metades: metade com brócolos e bacon e a outra metade com frango e queijo da Serra. Para acompanhar tudo, pedi a sangria de vinho branco – que estava  excelente, como toda a comida.

Salada do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Salada do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Acompanhamentos da carne - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Risotto de cogumelos – acompanhamentos da carne – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

No Fornalha, tanto a pizza como as carnes são servidas numa pedra quente. No primeiro caso, para a pizza não arrefecer, no caso das carnes por igual razão mas também para que a mesma possa cozinhar um pouco mais, para quem gosta dela mais bem passada.

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

T Bone do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

As pizzas saem dos fornos a lenha e, como vizinha, têm a parrilla, que é uma grelha, ao estilo argentino, que fica a 10 ou 15 cm das peças de carne. Como a grelha é inclinada permite que a gordura escorra sem  secar a carne, enquanto está a ser grelhada, já com a lenha que esteve algum tempo no forno a lenha.

Nas carnes, os cortes são premium e com denominação de origem protegida. E como especialidades, no Fornalha, vai encontrar o Lombo de Novilho à Parmegiana (com um corte de aproximadamente 300g); o Chuletão de 650g (corte de origem da raça Black Angus com aproximadamente 650g com gordura entremeada, temperado com sal marinho); a Picanha australiana (300g – carne de origem australiana da raça Black Angus – com gordura entremeada, o que lhe dá mais sabor e maciez); T-Bone (corte de aproximadamente 650g – num só corte pode provar dois sabores de carne diferentes: o lombo e a vazia, unidos pelo osso em formato de T); Tomahawk (peça de 1 Kg – proveniente de animais das raças Black Angus); Primme Rib de 1 Kg (costela de boi com gordura entremeada – maturação húmida de 14 a 21 dias); Entrecôte (maturado de 21 dias 300g – corte de origem Rubia Gallega); e o Chuletão (maturado Dry Aged 45 dias – 1Kg).

T Bone do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

T Bone do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

T Bone do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

T Bone do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

E, para as carnes, existem várias opções de acompanhamento: eu escolhi “À Napolitana”, que traz um pequeno tachinho de risotto do dia e salada fresca; mas há também o acompanhamento “À Brasileira”, com arroz, feijão, batata frita e salada fresca”; e o “À Portenha”, com batata rústica e legumes grelhados na parrilheira.

Restaurante Fornalha, Cabo do Mundo © Viaje Comigo

Acompanhamentos da carne – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

As pizzas do Fornalha são igualmente especiais já que a massa artesanal, de fermentação natural, é produzida diariamente pelo pizzaiolo, com farinha Caputo – com reputação mundial por fazer a massas das tradicionais pizzas napolitanas. Como estava indecisa quanto ao sabor a provar, decidi pedir uma pizza com duas metades diferentes: a de Brócolos (com molho de tomates italianos, brócolos salteados em Azeite virgem extra Ecus Mudos (o único azeite que usam no Fornalha) e alho, mozarella especial e bacon) e a de Frango com Queijo da Serra (com molho de tomates italianos, mozzarella especial, peito de frango desfiado com queijo de ovelha amanteigado e azeitonas). À partida pensará que esta última combinação é algo demais… o queijo da Serra poderá notar-se demasiado? Não. E a combinação é agradavelmente surpreendente por isso mesmo.

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Fique desde já com esta nota: a escolha dos ingredientes é sempre um ponto muito sublinhado pelos sócios do Fornalha e, sempre que possível, são frescos diariamente e biológicos. Aliás, dando um exemplo concreto, os brócolos, da pizza que escolhi, vêm de uma quinta local e acreditem que se nota toda a diferença no sabor dos legumes.

E escusam de ficar muito tempo sem ir ao Fornalha a pensar na pizza que já lá comeram…. é que as sugestões vão mudando, de época em época, consoante os produtos, a sazonalidade, e podem ou não voltar à carta. “Para nós, que estamos na cozinha, é também bom ir mudando o que fazemos”, explica o chef Samuel Barros.

Provoleta do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje ComigoProvoleta do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza na pedra -Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza na pedra -Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Ainda, nas pizzas, tem as propostas da Siciliana (com molho de tomate, mozarella especial, bacon, tomate e cogumelos paris), da Cabo do Mundo (Molho de tomates italianos, mozarella especial, fiambre, ovo cozido ralado e cebola em tiras), a de Peperoni, a de Presunto, a de Queijo e Fiambre, a Calabresa, a de Atum, a Quatro Queijos, a Marguerita e a de Mozarrela. Tem também a opção vegetariana (com cogumelos Shitake e Shimeji) e uma opção com queijo vegan.

Além da já referida entrada (a Provoleta) que provei, há também a Berinjela Fornalha (com fatias finas de berinjela e courgette intercaladas de queijo mozarella especial e molho de tomates italianos San Marzano, gratinado no forno a lenha com queijo parmesão); a Bola recheada (com mix de salsichas artesanais frescas); as Batatas Fornalha (batata francesa com casca e ervas gratinada com cheddar e bacon crocante); a Tábua de queijos; e o Pica Pau de Linguiça Calabresa.

Provoleta e pão d'alho - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e pão d’alho – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

A par das carnes e pizzas, os risottos também são muito gabados. Comprovei isso com o tachinho pequeno de risotto de cogumelos que foi servido de acompanhamento, mas também há o Risoto ao Limone para provar. Nas pastas, tem como propostas o Ravioli artesanal (de carne com molho de tomates italianos San Marzano) e a Flocchetti artesanal (de queijo gorgonzola com molho de quatro queijos).

Nas sobremesas: provei a maravilhosa combinação do cheesecake de goiabada (também há de morango) e o o Pudim de Leite (também muito saboroso). Pode ainda experimentar o Queijo da Serra com goiabada, o Petit Gateu com gelado, ou experimentar os Picolés (gelado no palito) da MAP – experimentei um com leite condensado no interior. Ótimo!

Pudim de leite - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pudim de leite – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Cheesecake com goiabada - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Cheesecake com goiabada – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

A sala do Fornalha tem muita luz natural, com vista para o mar e para a estrada, que é usada por peregrinos que fazem o Caminho de Santiago de Compostela. Um dos cantinhos mais apreciados pelas famílias é o espaço Kids, com brinquedos para os mais novos se entreterem, enquanto os adultos podem ficar mais tempo à mesa, a degustar em modo “slow food”. O Fornalha tem também menu infantil, com duas propostas: o hambúrguer de novilho artesanal grelhado, com batatas fritas e salada, e o prato de Massa Tricolore ao Pomodoro.

Espaço Kids - Fornalha Restaurante © Viaje Comigo

Espaço Kids – Fornalha Restaurante © Viaje Comigo

Os pedidos no Fornalha podem ser feitos à carta, mas existem sugestões de menu de 14,99€, que incluem já tudo o que poderá querer. Existe a sugestão de um menu de segunda a sexta-feira, ao almoço ou jantar (exceto feriados), que inclui couvert (pão com patés), sopa, prato principal – pode escolher entre pizzas (qualquer uma da ementa) ou picanha (com arroz, feijão preto, batatas fritas e salada da quinta) – e as bebidas pode escolher entre: copo de sangria ou fino ou água ou copo de vinho ou coca cola ou Fanta ou Somersby; e, para terminar, pode pedir a sobremesa ou um café.

Tem também um Menu de Almoço por 9,99€, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) que inclui couvert (pão com patés), sopa, prato principal – para escolher entre quatro pizzas (Mozzarela, Marguerita, Atum ou Queijo e Fiambre) ou picanha (com arroz, feijão preto, batatas fritas e salada da quinta) – pode juntar bebidas (há escolha entre água ou copo de vinho ou Coca-Cola ou Fanta) e ainda está incluída a sobremesa ou o café.

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Outro pormenor curioso do Fornalha é que tudo o que provar lá… pode comprar e levar consigo para casa. São exemplo disso o Azeite Ecus Mudos, os vinhos Sebarigos DOC Douro e Outeiros Altos DOC Alentejo, e também as carnes que estão embaladas, o palmito Juçara, as embalagens dos tomates pelados italianos San Marzano e até o Café Lavazza, em saco. O Fornalha ter serviço de take away para áreas definidas do Porto e Matosinhos, pergunte sempre antes se fazem na sua área de residência.

INFORMAÇÕES

Restaurante Fornalha
Rua das Areias 20, 4455-596 Perafita, Cabo do Mundo, Matosinhos, Portugal
Telefone: +351 224 036 193
Site

Preços especiais para grupos de 12 até 50 pessoas, com propostas de Rodízio de pizzas, a partir de 12,99€, ou o Festival de Carnes, a partir de 14,99.

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Picolé MAP - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Picolé MAP – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e Sangria - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e Sangria – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e pão d'alho - Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Provoleta e pão d’alho – Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza do Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Pizza dois sabores -Restaurante Fornalha, Matosinhos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo

Partilhe esta página