Viagens de 2017 © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 31, 2017

Viagens de 2017: 11 países e 75 cidades. E quantos dias a viajar?

Viaje Comigo

Há umas semanas perguntavam-me, para um estudo, quantos voos já tinha feito este ano. Foi só aí que decidi fazer a contabilidade de viagens. Eu, que nunca conto quantos países já visitei, e visito os mesmos locais muitas vezes, faço esta contagem uma vez por ano, e só desde que tenho o projeto Viaje Comigo. Não é nada de importante, mas é uma forma de compilar também tudo o que foi escrito, durante este ano, sobre estes destinos.

Parque Natural Metropolitano, Cidade do Panamá © Viaje Comigo

Parque Natural Metropolitano, Cidade do Panamá © Viaje Comigo

Quanto mais viajo mais percebo que vivo num país excecional e que sempre considerei que tem um potencial turístico tremendo. Em 2017, Portugal foi eleito, nos World Travel Awards, Melhor Destino Turístico do Mundo. Poderá ser este o passo para se crescer a nível turístico, com ainda mais qualidade e aproveitando tantos locais que ainda estão por explorar neste retângulo à beira-mar plantado. Considero mesmo que, se não conhecermos minimamente bem o nosso país, não poderemos dar valor ao que vamos conhecer lá fora. Mesmo sendo os locais são todos diferentes, há sempre comparações que se fazem.

Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Sistelo – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

O ano de 2017 foi um ano de muitas viagens. E isto de ser convidada pelos turismos oficiais dos países (é fantástico, é verdade!), requer uma agenda muito bem gerida com as datas que me sugerem. Por isso, viram que, durante muito tempo, fiz viagens muito seguidas e mal pousava os pés em Portugal. A outra pergunta que também fazem muito: “quanto do teu ano passas a viajar?”. Nunca fiz essas contas, mas 2017 foi um ano atípico com muitas viagens e algumas longas, mas com outras muito curtas. Vou fazer as contas aos dias que passei em viagem e coloco no final deste texto-retrospetiva de 2017. Ah, e perguntam vocês, afinal quantos aos voos contabilizei e dei como resposta para o estudo? Fiz 47 voos em 2017.

TAP © Viaje Comigo

TAP © Viaje Comigo

Comecei o ano a explorar Portugal: em janeiro andei por Caminha, Tabuaço, Macedo de Cavaleiros Arcos de Valdevez. Em muitos destes locais trabalhei diretamente com as autarquias ou instituições para ajudar a promover o turismo local.

Em fevereiro fui até à Galiza, mais precisamente a Ourense, para participar no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico. Passei o meu aniversário entre Vila Real e uma das minhas paixões: o Douro Vinhateiro. De seguida, em trabalho para o programa de televisão onde colaboro, passei por Milão (Itália) e trouxe algumas dicas novas (sobretudo de restaurantes).

Vista para o Pinhão na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo

Vista para o Pinhão na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo

Solo Pizza Café - MIlão © Viaje Comigo

Solo Pizza Café – MIlão © Viaje Comigo

Em março fui conhecer locais novos em Ílhavo e em Lisboa – parto dos alojamentos e restaurantes para explorar as cidades. No final do mês, embarquei para as paradisíacas Ilhas Maurícias com a Soltropico e a a Turkish Airlines. E que viagem de sonho que foi!

Praia do Long Beach Golf & Spa Resort - Ilhas Maurícias © Viaje Comigo

Praia do Long Beach Golf & Spa Resort – Ilhas Maurícias © Viaje Comigo

Snorkeling Ilha Gabriel - Ilha Mauricia © Viaje Comigo

Snorkeling Ilha Gabriel – Ilha Mauricia © Viaje Comigo

Em abril fui ao Algarve para ver nascer um alojamento em Portimão: o Hostel Casa da Tocha. E, depois de algumas semanas a preparar duas grandes viagens, em maio estava de novo a voar para conhecer, pela primeira vez, o Brasil e o Panamá.

Como Blogger Embaixadora da TAP, voei com a companhia para o Brasil e fui descobrir Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Armação dos Búzios e Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Serra Gaúcha).
No Panamá, fiquei a conhecer a Cidade do Panamá, a Isla Colón, Boca del Drago, Isla Bastimentos e fui ao centro e interior, em Chitré, conhecer as tradições do país. Voei para o Panamá e voltei ao Brasil depois com a Copa Airlines.

Cataratas do Iguaçu - Brasil © Viaje Comigo

Cataratas do Iguaçu – Brasil © Viaje Comigo

Cataratas do Iguaçu - Brasil © Viaje Comigo

Cataratas do Iguaçu – Brasil © Viaje Comigo

Playa de las Estrellas, Isla Colón, Panamá © Viaje Comigo

Playa de las Estrellas, Isla Colón, Panamá © Viaje Comigo

Em junho voltei a Marrocos e regressei a Saidia, para dar a conhecer tudo que se pode fazer neste que é, atualmente, um dos destinos turísticos de resort dos portugueses. Fui a convite do Turismo de Marrocos e com o operador Solférias. Regressei a Marrocos mais tarde nesse mesmo mês, para ir ao Festival Gnaoua, em Essaouira, e depois a uma nova viagem a Fez, Casablanca e Marraquexe, para dar a conhecer novos sítios a visitar.

Praia de Saidia © Viaje Comigo

Praia de Saidia © Viaje Comigo

Gaivotas Festival Gnaoua 2017 - Essaouira © Viaje Comigo

Gaivotas em Essaouira © Viaje Comigo

Festival Gnaoua 2017 - Essaouira © Viaje Comigo

Festival Gnaoua 2017 – Essaouira © Viaje Comigo

Em julho tive o desafio do Turismo de França, de explorar parte do Vale do Loire (já o tinha feito em 2013)… completamente sozinha! De carro, lá fui eu, de château em château, a descobrir as maravilhas desta região. Para coroar esta experiência espetacular, um voo sobre o rio e sobre os belíssimos castelos com a Loisirs Loire Valley. Comecei em Rivau, para passar por Blois, Orleães, Cheverny, Meung-sur-Loire, Azay-le-Rideau, Saint-Dyé-sur-Loire, Chaumont-sur-Loire, Chambord e terminei em Tours.

Cidade de Orleães, Vale do Loire, França © Viaje Comigo

Cidade de Orleães, Vale do Loire, França © Viaje Comigo

Château de Chambord - Voo com a Loisirs Loire Valley © Viaje Comigo

Château de Chambord – Voo com a Loisirs Loire Valley © Viaje Comigo

Eu e o Château de Cheverny - Vale do Loire - França © Viaje Comigo

Eu e o Château de Cheverny – Vale do Loire – França © Viaje Comigo

Em agosto, estava prometida a viagem com a agência The Wanderlust à Malásia, a única viagem à qual os leitores se podiam ter juntado. Antes de chegar à Malásia fiz uma visita rápida a Zurique. Mas, mesmo com pouco tempo, é possível fazer um passeio pelo centro desta bonita cidade. Já na Malásia, percorremos grande parte do país em 15 dias: partimos de Kuala Lumpur, conhecendo a cidade e as Batu Caves, passando pelas terras altas de Cameron Highlands, Penang (George Town), o paraíso azul das ilhas Perhentian, Kuala Besut, Kuala Tahan e o Parque Taman Negara.

Ilhas Perhentian - Malásia © Viaje Comigo

Ilhas Perhentian – Malásia © Viaje Comigo

Vista do Lindenhof - Zurique - Suiça © Viaje Comigo

Vista do Lindenhof – Zurique – Suiça © Viaje Comigo

Batu Caves - Malásia © Viaje Comigo

Batu Caves – Malásia © Viaje Comigo

Em setembro, embarquei no meu primeiro cruzeiro! Com a MSC parti de Génova (cidade italiana que fiquei a conhecer muito superficialmente e quero voltar lá), parando depois em Málaga e Casablanca, para chegarmos depois ao porto de Lisboa a bordo de um grande cruzeiro.

Cruzeiro MSC Magnifica © Viaje Comigo

Cruzeiro MSC Magnifica © Viaje Comigo

Ainda em setembro, fui descobrir alguns locais menos conhecidos (as Local Stories) de Barcelona com os Hotéis Mercure. Entre esses locais estão um parque de diversões, com vista panorâmica sobre a cidade, um elétrico centenário, um teatro histórico, um restaurante de tapas aconselhado por todos e… muito mais para descobrir aqui no Viaje Comigo.

Vista sobre Barcelona a partir do Parque Tibidabo - Barcelona © Viaje Comigo

Vista sobre Barcelona a partir do Parque Tibidabo – Barcelona © Viaje Comigo

Gran Teatre del Liceu, Barcelona © Viaje Comigo

Gran Teatre del Liceu, Barcelona © Viaje Comigo

Em outubro, rumei ao Algarve com a Ryanair, para ficar a conhecer três locais muito distintos: o Mercedes Country House (Faro), o Club Med Da Balaia (Albufeira) e o Anantara Vilamoura Algarve Resort. Nesse mesmo mês, fui passear a Lisboa e ficar a conhecer novos alojamentos e restaurantes. Para Lisboa, voo sempre com a Ponte Aérea da TAP.

Vista do Club Med Da Balaia para a praia Maria Luísa - Algarve © Viaje Comigo

Vista do Club Med Da Balaia para a praia Maria Luísa – Algarve © Viaje Comigo

Piscina Zen - Club Med Da Balaia © Viaje Comigo

Piscina Zen – Club Med Da Balaia © Viaje Comigo

Em novembro recebo o convite do Turismo oficial do Sri Lanka, convidando-me como primeira jornalista/blogger a conhecer alguns dos locais mais turísticos mas também a descobrir outros pontos menos conhecidos do país. Passei por Colombo, Nuwara Eliya, Sigiriya, Minneriya National Park, Kandy e Pinnawala, entre outros.

Minneriya National Park, Sri Lanka © Viaje Comigo

Minneriya National Park, Sri Lanka © Viaje Comigo

Viagem de comboio no Sri Lanka © Viaje Comigo

Viagem de comboio no Sri Lanka © Viaje Comigo

Antes de ir para o Sri Lanka, fui participar no Festival Explorer 3.0, em Trancoso, e fui conhecer uma das Aldeias Históricas de Portugalm finais de novembro, já em Portugal andei por Santo Tirso e Melgaço, com direito a massagens nas termas, passeios na natureza e muita comida e boa.

Castelo de Trancoso, Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Trancoso, Portugal © Viaje Comigo

Bacahau com broa - Restaurante Chafarix, Melgaço, Portugal © Viaje Comigo

Bacahau com broa – Restaurante Chafarix, Melgaço, Portugal © Viaje Comigo

Termas de Melgaço - Portugal © Viaje Comigo

Termas de Melgaço – Portugal © Viaje Comigo

Em dezembro, tive o prazer de poder voltar a voar com a TAP e, desta vez, num voo memorável: o retrojet, ou seja, uma ação de marketing que faz reviver os anos 70 na companhia. Voei para Recife, capital do estado de Pernambuco, no Brasil, com a campeã olímpica Rosa Mota e o chef de cozinha, Rui Paula. Durante o ano, a TAP fez vários voos com o espírito dos anos 70 e este foi o último de 2017. Nestas viagens são oferecidas malas, réplicas dos anos 70, assim como postais, jornal, jogo do “fura” com chocolates e as assistentes de bordo com fardas da época, feitas especificamente para esta ação. Além de Recife, fomos conhecer Porto de Galinhas, Olinda e Cabo de Santo Agostinho.

E agora, a contabilidade que me tinham pedido: no total, viajei durante 140 dias em 2017, dentro e fora de Portugal – e fiquei a conhecer perto de 70 hotéis e outros alojamentos como hostels, turismo rural, etc. Boas viagens em 2018!

Piscinas Naturais - Porto de Galinhas - Brasil © Viaje Comigo

Piscinas Naturais – Porto de Galinhas – Brasil © Viaje Comigo

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas - Brasil © Viaje Comigo

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo