Caganer Barcelona © Viaje Comigo Caganer - Barcelona © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 13, 2017

As figuras do caganer, em Barcelona

Espanha/ Europa [ Barcelona/ Uma fotografia por dia... ]

Confesso que não tinha reparado naquela esguia montra no meio do bairro Eixample, em Barcelona. Mas, um grupo de turistas a rir alto, em frente dela, fez-me parar e olhar com mais pormenor. Atrás do vidro, várias figuras (como se fossem para cascatas de santos populares), mas com as caras de jogadores de futebol do Barcelona e de líderes mundiais.

Caganer - Barcelona © Viaje Comigo

Caganer – Barcelona © Viaje Comigo

Estão em posição como se estivessem a defecar e, em português, chamam-se “cagões” e diz-se que trazem sorte aos presépios e cascatas e aos locais onde estão. É uma tradição na Catalunha e na Comunidade Valenciana, onde fazem coleção de “cagóns”. Em Portugal também se encontram em cascatas mas não têm caras conhecidas.

Em particular, estes da montra (de uma simples tabacaria)  têm as caras de jogadores de futebol do Barcelona e de líderes mundiais, como François Hollande, Theresa May, a rainha de Inglaterra, o músicos Prince, Madonna, e personagens e atores de filmes e séries (sim, incluindo a “Guerra do Tronos”), entre muitos outros. Podem ver os Caganer aqui.

Caganer - Barcelona © Viaje Comigo

Caganer – Barcelona © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #286 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Caganer - Barcelona © Viaje Comigo

Loja dos Caganer – Barcelona © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo