Saidia - Marrocos © Viaje Comigo Praia de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 15, 2017

Uma semana em Saïdia, Marrocos

África/ Marrocos/ Notícias [ Saidia ]

Pela segunda vez, regressei a Saïdia, em Marrocos, mas esta viagem não foi para as típicas férias. Ou seja, da primeira vez, em 2011, Saïdia foi sinónimo de papo para o ar, dolce far niente e uma semana entre a piscina e praia. Desta outra vez, em 2017, a trabalho com o Turismo de Marrocos e o operador Solférias– para dar a conhecer mais e melhor o destino – todos os dias tiveram atividades e passeios. O que mostra que há muito mais para fazer do que só praia e piscina – ainda que este programa seja o perfeito, para descansar e conhecer o país.

Até há uns anos, antes de 2000, poucas construções existiam em Saïdia. O rei teve a ideia de aqui fazer uma moderna estância balnear, capaz de ser um perfeito retiro de férias, tanto de marroquinos (com dinheiro, claro), como de turistas. Sendo que os marroquinos se queixam que, para eles, é caro ficar por aqui. Para nós, fica barato, porque os pacotes com tudo incluído (e voos charter) ficam com preços imbatíveis.

– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –

Neste momento, Saïdia tem quatro resorts a funcionar: o Be Live Collection Saidia (488 quartos), onde fiquei das duas vezes, o Iberostar (485 quartos), o Melia Saïdia Beach (397 quartos) e o Melia Saïdia Garden (150 quartos).

A ideia é, no futuro, surgirem mais resorts e também existirão 174 unidades de alojamentos (vivendas) dentro do Saïdia Golf Lacs. Na marina, além de poder andar de barco, ou deixar a sua embarcação, se for caso disso, tem uma escola de vela. A marina está recheada com lojas, restaurantes e cafés.

Piscina do Hotel Be Live Collection Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Piscina do Hotel Be Live Collection Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Ainda estava em obras, quando lá estive em junho de 2017, mas vai surgir, muito em breve, um parque aquático num terreno de sete hectares, perto dos resorts. O parque vai ter slides para adultos e crianças, uma piscina de ondas, um “rio calmo”, e brincadeiras dentro de água especialmente pensadas para os mais novos.

Saiba mais sobre o destino:

Viajar para Saïdia
18 Coisas a fazer em Saïdia
Tudo sobre Saïdia no Viaje Comigo

Bicicleta em Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Bicicleta em Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

PROGRAMA DA MINHA VIAGEM A SAïDIA EM JUNHO DE 2017

DIA 1

– Partida do voo de Lisboa / Porto com destino a Oujda, Marrocos
– Chegada ao aeroporto de Oujda e transfer para Saïdia
– Alojamento e refeições no hotel e ficar a conhecer as instalações do Be Live Collection Saïdia

Passeio de barco em Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Passeio de barco em Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Marina de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Marina de Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

DIA 2

Manhã:
– Dia na marina: actividades náuticas: vela e/ou canoagem, passeio de lancha, etc.

– Almoço no Be Live Collection Saïdia

– Tarde: o que pode fazer na praia de Saïdia? Além dos banhos de sol e passeios no areal, tem disponíveis passeios de mota de água e passeio de dromedário – pergunte e defina o preço antes de fazer estas atividades. Para jantar, experimente um dos restaurantes temáticos do resort.

Passeio de dromedário - Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Passeio de dromedário – Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Be Live Collection Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Be Live Collection Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

DIA 3

Manhã: Praticar golfe em Saïdia – saiba mais aqui sobre o campo de golfe de Saidia 

– Almoço marroquino no Club House (no campo de golfe)

– Tarde no hotel: que atividades desportivas e de animação existem no hotel?

Para quem gosta de praticar desportos, além das atividades junto da piscina, o Be Live Collection Saïdia tem campos de ténis, de basquetebol, mesas de pingue-pongue, um ginásio e aluguer de bicicletas. Para quem tem crianças, há um parque infantil e um Kids Club, com atividades diárias e brincadeiras específicas para os mais novos. Leia mais aqui.

Golfe em Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Golfe em Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Golfe de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Salada marroquina – Golfe de Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Golfe de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Serviço à mesa no Golfe de Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

E ao terceiro dia, a sugestão é para “Deitar cedo e cedo erguer”, já que a manhã seguinte é para fazer a viagem de quatro horas até Fez, uma das Cidades Imperiais de Marrocos. A viagem é grande… é um esticão, mas vale muito a pena. Há mais excursões que pode fazer, a partir de Saïdia, e com menos tempo de viagem – saiba aqui quais são – como a Nador ou a Oujda, por exemplo.

Fez é uma cidade incrível e histórica e o sítio perfeito para absorver a cultura marroquina. Só dentro da medina vivem 70 mil pessoas…. é a maior do país e alguns dizem ser a maior medina do mundo, com 9 mil ruas e um terço delas sem saída. Preço do tour em 2017: 700 DHS (adultos); 400 DHS (crianças dos 2 aos 12 anos) Excursão de dia inteiro. A viagem é longa mas vale a pena ir até Fez. Se desejar, pode também optar por ficar uma noite em Fez – procure saber preços para essa atividade junto da organização ou do operador turístico.

Medina de Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Medina de Fez – Marrocos © Viaje Comigo

DIA 4

07h30: partida para Fez
Tudo sobre Fez no Viaje Comigo – prepare aqui a sua viagem

– Almoço (levar algumas sanduíches, garrafa de água, ou parar numa das estações de serviço na auto-estrada para Fez. Os preços não são elevados e tem de esticar as pernas e tem….)

– De tarde: explorar a medina de Fez
Mesmo eu, que tinha estado em Fez em outubro de 2016 – e já tinha aqui o roteiro de Fez -, sabia que há sempre mais para ver. Em menos de um ano, estava lá de novo (em junho de 2017) e reparei que tinham feito muitas mudanças e sobretudo ao nível da requalificação desta cidade milenar (tem mais de 1200 anos). Muitos prédios recuperados, as zonas das tinturarias e dos curtumes tiveram obras, etc.

Nas Tinturarias de Fez - Marrocos @ Viaje Comigo

Nas Tinturarias de Fez – Marrocos @ Viaje Comigo

Nas Tinturarias de Fez - Marrocos @ Viaje Comigo

Nas Tinturarias de Fez – Marrocos @ Viaje Comigo

– À noite, depois do passeio em Fez: jantar e alojamento no Palais Medina & Spa, hotel em Fez. Depois deste dia bem preenchido é natural que só queira comer e descansar. Foi o que fiz, preparando-me para o dia seguinte que também ia ser em cheio.

Hotel Palais Medina & Spa - Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Palais Medina & Spa – Fez – Marrocos © Viaje Comigo

DIA 5

– Pequeno-almoço e saída do hotel
– Continuação de visita da medina: visita às tinturarias e aos curtumes

– Almoço na medina
15h00: Partida para Saïdia
19h00: Chegada a Saïdia

Pormenor da Porta do Palácio Real - Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Pormenor da Porta do Palácio Real – Fez – Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez – Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez – Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Na medina de Fez – Marrocos © Viaje Comigo

Vista da Aldeia de Zegzel- Marrocos © Viaje Comigo

Vista da Aldeia de Zegzel- Marrocos © Viaje Comigo

DIA 6

Em Saïdia, manhã: partida do hotel para descoberta da região:

Colinas de Tafoughalt:
Esta excursão leva-o a conhecer um local totalmente diferente de praia: vai passear nas montanhas verdes, atravessar planícies e descobrir pontos panorâmicos,. Passará por Berkane, uma região fértil e onde há muita produção de tangerinas. Preço do tour em 2017: 380 DHS (adultos); 190 DHS (crianças dos 2 aos 12 anos) É uma excursão de meio-dia: saída às 8h30.

Foz do rio Moulouya (zona protegida):
* Conhecer a natureza local
Muito perto dos hotéis de Saïdia – onde a construção cresceu muito, nos últimos anos -encontram-se 3 mil hectares de protecção da natureza… sem construção. O local onde passa o Rio Moulouya foi preservado para oferecer uma zona de natureza, onde existem já percursos sinalizados para caminhadas. Está a ser terminada a construção do Centro de Interpretação – também vai haver atividades, como andar a cavalo ou de moto 4, na área mais arenosa – onde poderá ficar com melhor ideia das espécies aqui existentes: são 600 espécies de vegetação e 45 espécies de pássaros – tem diversos pontos de observação.

Paisagem protegida - Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Paisagem protegida – Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

o vale do Zegzel
*Explorar as montanhas Se não quiser ir em excursões, pode alugar um carro (peça informações na receção do seu hotel) e explorar na mesma o Vale de Zegzel. A estrada é ladeada de cursos de água, que a levam até aos campos cultivados e até às aldeias.

Montanhas e Vale do Zegzel - Marrocos © Viaje Comigo

Montanhas e Vale do Zegzel – Marrocos © Viaje Comigo

Cursos de água no Vale do Zegzel - Marrocos © Viaje Comigo

Cursos de água no Vale do Zegzel – Marrocos © Viaje Comigo

Berkane, a terra laranja
*Não podemos dizer que a cidade é bonita, mas não deixa de ser interessante que Berkane tenha o símbolo de uma tangerina – o fruto muito plantado por aqui. Está em rotundas e os táxis são também cor de laranja. Um outro pormenor de Berkane são as dezenas de ninhos de cegonhas, no alto, inclusive no topo das mesquitas. São animais protegidos nesta zona.

Mesquita em Berkane - Marrocos © Viaje Comigo

Mesquita em Berkane – Marrocos © Viaje Comigo

gruta espeleológica do “Chameau”:
*Conhecer a montanha do Camelo
Ainda não está aberta ao público, mas esperam abrir em breve. Chamam-lhe a Montanha do Camelo, mas em Marrocos só há dromedários… No interior desta montanha, foram descobertas galerias, transformando-a num local de enorme interesse para espeleólogos e arqueólogos. Mesmo não conseguindo entrar (ainda!) nas grutas, se andar por estes lados, suba à enorme escadaria para ter uma vista sobre o Vale do Zegzel.

– gruta arqueológica “des Pigeons” (Gruta de Tafoughalt) – só pode ser vista da estrada.

Montanha do camelo - Marrocos © Viaje Comigo

Montanha do camelo – Marrocos © Viaje Comigo

Gruta do Camelo - tour a partir de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Gruta do Camelo – tour a partir de Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Gruta do Camelo - tour a partir de Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Gruta do Camelo – tour a partir de Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

– Almoço:
*Comer em casa de habitantes locais

Quando fui visitar as grutas da Montanha do Camelo (que já referi mais acima) fui, depois, almoçar a casa de habitantes locais, na Aldeia de Zegzel (com 120 habitantes), que fica a cerca de 10 minutos a pé das grutas. Num sítio simples, com uma esplanada montada nas traseiras da casa, estavam as tajines já prontas a serem degustadas quando chegámos. A casa está encaixada no vale do Zegzel e todos os produtos que vêm para a mesa são destas terras. Desde os vegetais da salada marroquina, à tajine, pão e às nêsperas que nos servem com a fruta na sobremesa. Espere uma casa tradicional marroquina, onde a casa de banho tem um buraco no chão e onde um balde com água no jardim serve para lavarmos as mãos. Não se desperdiça água aqui. Contacto para marcação: Elahmadi Abdssamad (Telefone: 0624382074) (Refeições entre 10 a 15 euros)

Comer em casa de locais - Marrocos @ Viaje Comigo

Comer em casa de locais – Marrocos @ Viaje Comigo

– pitoresca aldeia de Tafoughalt (e mercado) no Monte Beni Snassen. Aproveite o passeio de carro para passar num mercado tradicional. Em Tafoughalt, as barraquinhas vendem as especiarias, mel, tajines, cestaria, etc. e muitos outros artigos tradicionais.

Mercado de Tafoughalt - Berkane - Marrocos © Viaje Comigo

Mercado de Tafoughalt – Berkane – Marrocos © Viaje Comigo

Mercado de Tafoughalt - Berkane - Marrocos © Viaje Comigo

Mercado de Tafoughalt – Berkane – Marrocos © Viaje Comigo

Passeio equestre:
O Clube Yassmine fica a cerca de 12 km de Saïdia. Além do picadeiro, tem alojamento, mesmo ao lado, e servem almoços, na varanda que tem vista para os campos vizinhos.

Andar a cavalo - Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Andar a cavalo – Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Pode também incluir aqui:
Visita à Zaouia Boutchichia Kadiria: é um local de peregrinação e espiritual, a cerca de 12 Km de Saïdia. Todos os anos, mais de 1.000 mil pessoas visitam-no, para assinalar o nascimento do profeta Mohammed, durante o festival Mouloud.

Fim do dia: regresso a Saïdia e jantar e alojamento no hotel.

Praia de Saidia © Viaje Comigo

Praia de Saidia © Viaje Comigo

DIA 7

Dia livre no hotel: aproveitar para experimentar a praia, as piscinas, o ginásio, etc. A noite do hotel é temática e dá a conhecer a cultura marroquina, com a atuação de bandas locais. Veja aqui o vídeo.

Hotel Be Live Collection Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Noite marroquina no Hotel Be Live Collection Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Praia de Saidia © Viaje Comigo

Praia de Saidia © Viaje Comigo

DIA 8

– Partida do voo com destino ao Porto /Lisboa. Até à próxima, Saïdia!

Quarto Hotel Be Live Collection Saidia- Marrocos © Viaje Comigo

Quarto Hotel Be Live Collection Saidia- Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Be Live Collection Saidia - Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Be Live Collection Saidia – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo