Tom Jobim - Rio de Janeiro © Viaje Comigo Tom Jobim em Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Junho 6, 2017

Com o Tom Jobim em Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

Américas/ Brasil [ Rio de Janeiro/ Uma fotografia por dia... ]

Durante muito tempo ouvia Tom Jobim todos os dias. E continuo a ouvir. Mas, foi quando cheguei ao Rio de Janeiro que entendi o que ele queria transmitir, quando compunha e cantava sobre certos locais e todo o estilo de vida carioca.

A estátua feita em sua homenagem era, pois, um dos pontos que queria muito visitar na minha ida ao Rio de Janeiro. Num sábado de derby futebolístico – era um encontro Fla-Flu*, no Maracanã – decidi fazer, a pé, toda a calçada de Copacabana e ir até ao Arpoador ver o famoso pôr do sol.

Eu e Tom Jobim Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Eu e Tom Jobim – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Pelo caminho, encontro a estátua de Tom Jobim. Estava a tentar tira uma foto sozinha, quando se aproximam duas amigas e se oferecem para me tirarem a fotografia. E ficou assim. Digam lá se não parece que estou mesmo a passear com ele 😀

A estátua foi inaugurada em 2014 – 20 anos depois da morte do músico – na orla da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no início da Avenida Vieira Souto, próximo do Arpoador. A obra é da escultora Christina Motta – também fez a de Brigitte Bardot em Armação dos Búzios.

Ipanema ao pôr do sol - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Ipanema ao pôr do sol – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim era Tom Jobim. Foi maestro, pianista, cantor, violonista e um dos maiores compositores brasileiros de sempre. Foi o autor de músicas como “Garota de Ipanema” e “Samba do avião”, que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro e conhecidas no mundo inteiro.

*Nota: Fla-Flu é o diminutivo de Flamengo versus Fluminense. Desde 2012, o Fla-Flu é considerado património imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único clássico de futebol a merecer esta honra.

Ipanema - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Ipanema – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #157 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Pôr do sol no Arpoador, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pôr do sol no Arpoador, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo