Igreja de Sant'Ana Armação dos Búzios @viajecomigo
Publicado em Maio 20, 2017

Igreja de Sant’Ana, Armação dos Búzios, Brasil

Américas/ Brasil/ Notícias [ Armação dos Búzios/ Uma fotografia por dia... ]

Quase não vai dar por esta pequena igreja, datada de 1740, em Armação dos Búzios, no Brasil. Fica mesmo ao lado do hotel/pousada onde fiquei instalada, o Vila da Santa, e por isso me chamou a atenção.

Igreja de Sant’Ana Armação dos Búzios @viajecomigo

Está escondida no lado esquerdo da bonita Praia dos Ossos e uma das entradas fica mesmo junto do areal – a outra entrada é pela Ladeira de Sant´Ana. Se entrar pela praia vai ver uma estátua dedicada a Madre Teresa de Calcutá.
Há uma outra estátua de um anjo, oferecida em 1991 pelas comunidades católicas locais.

Igreja de Sant’Ana Armação dos Búzios @viajecomigo

Além disso tudo, o pátio da igreja é um bonito miradouro sobre as praias vizinhas de Armação dos Búzios e os barcos de pesca que ficam ali parados. A capela abre ao fim de semana para missas, mas certifique-se antes, na Pousada Vila da Santa os dias e horas de abertura – ao sábado, à noite, há a possibilidade de assistir a uma missa cantada.

Armação dos Búzios @viajecomigo

Entre 1728 e 1768, Armação dos Búzios foi um importante entreposto (daí se chamar “armação”) de caça às baleias no Brasil colonial. E a igreja é dos poucos edifícios dessa época.

Igreja de Sant’Ana Armação dos Búzios @viajecomigo

Segundo a lenda, o português Brás de Pina mandou construí-la para homenagear a santa, que teria salvo do naufrágio um barco com escravos.

O dia da padroeira, Santa Ana, é comemorado a 26 de julho.

Esta viagem teve o apoio da TAP e da Prefeitura de Armação dos Búzios.

Desafio 2017 – #147 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo