Restaurante do Meliá Ria Hotel & Spa, Aveiro © Viaje Comigo Restaurante do Meliá Ria Hotel & Spa, Aveiro © Viaje Comigo
Publicado em Março 9, 2017

Mais de 40 restaurantes para irem no Dia do Pai

Gastronomia [ Dia do Pai/ Restaurantes ]

Quer assinalar o Dia da Pai à mesa? O seu pai está sempre a falar de comida e dos melhores sítios para comer? Então estas sugestões são-lhe especialmente dedicadas. E não se preocupe que há propostas para todas as bolsas e gostos. E se o pai é vegetariano, também tem aqui as sugestões. Alguns dos locais poderão ter menus específicos para este dia.

Como é um dia especial e são muitos os que querem celebrar à mesa, aconselhamos a que reserve sempre antes (os horários poderão ser alterados desde a realização destes textos e poderão estar, inclusive, encerrados neste dia!). Confirme sempre antes! Bom apetite!

Posta transmontana na Taberna Benito em Chaves © Viaje Comigo

Posta transmontana na Taberna Benito em Chaves © Viaje Comigo

CHAVES

1 – TABERNA BENITO E QUINTA DA CERA

A gastronomia flaviense é muito rica e, entre as iguarias, que pode provar, encontra os pastéis de Chaves, o presunto de Chaves (e outros enchidos como salpicão, chouriças e alheiras), o folar de carne (uma espécie de bolo salgado, com enchidos), o cabrito, a vitela, o porco bísaro, o cozido à transmontana, a feijoada à transmontana, os milhos à romana e as trutas recheadas com o presunto de Chaves.

Em Chaves, sugerimos a tradicional Taberna Benito ou o restaurante Quinta da Cera. Pode ler a experiência, em ambos os espaços, clicando aqui.

Presunto na Taberna Benito, Chaves © Viaje Comigo

Presunto na Taberna Benito, Chaves © Viaje Comigo

VILA REAL

2 – CAISDAVILLA

Existem vários motivos para visitar o restaurante Cais da Villa (CAISDAVILLA), em Vila Real: pelo espaço (porque está num renovado armazém da, agora desativada, estação de comboios), pela rica gastronomia e apresentada de forma criativa e pelo serviço exemplar. Indubitavelmente, este é um restaurante a visitar e repetir.

Leia mais aqui.

Restaurante Cais da Villa © Viaje Comigo

Restaurante Cais da Villa © Viaje Comigo

VILA NOVA DE CERVEIRA

3 – BRASIERÃO DO MINHO

Este restaurante fica em Vila Nova de Cerveira, mesmo ao lado do Hotel Minho e pertence aos mesmos donos da unidade hoteleira. Enquanto o hotel foi transformado e modernizado, reabrindo as portas no final de 2013, o Braseirão do Minho manteve as caraterísticas de restaurante tradicional.

Saiba mais aqui.

Braseirão do Minho © Viaje Comigo

Braseirão do Minho © Viaje Comigo

4 – VIANA DO CASTELO

Em Viana do Castelo é obrigatório provar a sua rica gastronomia. Pela proximidade do mar, esta terra está também muito ligada aos peixes e aos bacalhoeiros (que daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia) e, por isso, tem muitos pratos de bacalhau para experimentar. E não só!

Leia mais aqui.

Arroz de marisco no restaurante Maria Perre, Viana do Castelo © Viaje Comigo

Arroz de marisco no restaurante Maria Perre, Viana do Castelo © Viaje Comigo

5 – PONTE DA BARCA

Na gastronomia de Ponte da Barca destaca-se a carne barrosã e lampreia, na sua época, assim como os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte da Barca. Na viagem mais recente que fizemos a Ponte da Barca, o Viaje Comigo ficou a conhecer dois restaurantes, que sugere: saiba aqui quais.

Bacalhau no Restaurante Moinho, Ponte da Barca © Viaje Comigo

Bacalhau no Restaurante Moinho, Ponte da Barca © Viaje Comigo

6 – ARCOS DE VALDEVEZ

A gastronomia minhota é uma perdição e, nos Arcos de Valdevez, a norte de Portugal, experimentei dois restaurantes no centro da vila – o Minho Verde e o Foral de Valdevez – e um na aldeia de Soajo – o Saber ao Borralho. O que pode comer nestes espaços gastronómicos? É só ler aqui.

Arroz do restaurante Saber ao Borralho - Soajo © Viaje Comigo

Arroz do restaurante Saber ao Borralho – Soajo © Viaje Comigo

7 – FELGUEIRAS

Aberto desde 1978, o restaurante Brasão é um dos espaços gastronómicos mais antigos de Felgueiras. Na cozinha, o chefe António Carvalho trabalha a cozinha portuguesa e principalmente a tradicional do norte, mas não só!

Também como sugestão em Felgueiras surge o Restaurante Caffé Caffé e o Restaurante Hede. Leia mais aqui sobre todos estes restaurantes de Felgueiras.

Sopa de garoupa, Restaurante Brasão, Felgueiras © Viaje Comigo

Sopa de garoupa, Restaurante Brasão, Felgueiras © Viaje Comigo

AMARANTE

8 – LARGO DO PAÇO

No dia 19 de março, domingo, o Largo do Paço, restaurante com uma estrela Michelin da Casa da Calçada Relais & Châteaux, convida as famílias a juntarem-se para um almoço em homenagem aos pais, degustando uma refeição confecionada pelo chef André Silva. Porque é um dia de celebração o restaurante oferece 10% de desconto no valor da refeição.

Para proporcionar uma experiência gastronómica memorável estão disponíveis os menus de degustação Flor de Lis e Flor de Lótus que reúnem a seleção do Chef de entradas quentes e frias, pratos principais e sobremesas.

O almoço de Dia do Pai é servido no domingo, dia 19 de março, entre as 12h30 e as 15h00. Recomenda-se a reserva através dos contactos 255.418.300 e reservas@casadacalcada.com.

Saiba mais aqui.

Largo do Paço - Chef André Silva - Direitos Reservados

Largo do Paço – Chef André Silva – Direitos Reservados

9 – RESTAURANTE DO MONVERDE – WINE EXPERIENCE HOTEL

O Monverde – Wine Experience Hotel tem um restaurante que está aberto ao público em geral e não apenas hóspedes. Está aberto todos os dias com as propostas da gastronomia portuguesa, harmonizadas com os vinhos da Quinta da Lixa.

Leia mais aqui.

Trilogia de mariscos da nossa Costa com gelado de caril no Restaurante do Monverde © Viaje Comigo

Trilogia de mariscos da nossa Costa com gelado de caril no Restaurante do Monverde © Viaje Comigo

10 – TABUAÇO

Em Tabuaço, o restaurante Tabuad’aço é conhecido pelos seus pratos de cozinha tradicional portuguesa mas também pelos pratos internacionais, criados pelo dono e chef, o austríaco Thomas Egger, que já há muitos anos vive em Portugal. O restaurante fica ao lado das Piscinas Municipais.

Leia mais aqui.

Bife de lombo com molho de vinho do Porto, restaurante Tabuad'Aço © Viaje Comigo

Bife de lombo com molho de vinho do Porto, restaurante Tabuad’Aço © Viaje Comigo

11 – VILA DO CONDE

A cidade de Vila do Conde, por ser terra de mar e rio, tem muitos restaurantes cujas especialidades passam pelos peixes e mariscos. Mas não deixe de ver as propostas nas carnes e nas sobremesas… ui, as sobremesas! Seja no centro da cidade, em hotéis, junto do rio ou do mar, vá provar as delícias vilacondenses. Saiba mais aqui.

Bolo de chocolate - Restaurante Villazur © Viaje Comigo

Bolo de chocolate – Restaurante Villazur © Viaje Comigo

PORTO

12 – THE KITCHEN

Ao lado do Castelo do Queijo (Forte de São Francisco Xavier), no Porto, e de frente para a praia, o restaurante The Kitchen serve pratos da cozinha mediterrânica e sushi (o serviço de sushi só funciona aos jantares).

Saiba mais aqui.

Prato de polvo - The Kitchen - Porto © Viaje Comigo

Prato de polvo – The Kitchen – Porto © Viaje Comigo

13 – RESTAURANTE O RÁPIDO

Fica junto à Estação de S. Bento, na Rua da Madeira, no Porto, o restaurante O Rápido, que serve a típica cozinha portuguesa, com destaque para a gastronomia portuense. Aliás, dizem que aqui são servidas umas das melhores Tripas à Moda do Porto.

Leia mais aqui.

Tripas à Moda do Porto n'O Rápido © Viaje Comigo

Tripas à Moda do Porto n’O Rápido © Viaje Comigo

14 – RESTAURANTE OFICINA

No Porto, no restaurante Oficina, que abriu em setembro de 2016, a ementa vai mudando consoante as estações do ano e os produtos que a elas estão associados. Algo que se reflete, como é óbvio, no que vem para a mesa… reconstruções de pratos tradicionais, bem servidos (em quantidade e qualidade) e que mostram criatividade gastronómica.

Nos comandos da cozinha, deste espaço que une a arte à gastronomia, está o chef Marco Gomes que apresenta a cozinha tradicional portuguesa reinventada e “ancorada em sabores intensos, dentro do conceito de cozinha de conforto”, explica o cozinheiro.

Leia mais aqui.

Queque morno de queijo da Serra com creme de abóbora e amêndoa no restaurante Oficina © Viaje Comigo

Queque morno de queijo da Serra com creme de abóbora e amêndoa no restaurante Oficina © Viaje Comigo

15 – RESTAURANTE CAMPO ALEGRE

Este restaurante de cozinha regional portuguesa destaca-se com pratos do Alentejo (ou não fosse o dono alentejano), e alguns pratos da cozinha angolana (a muamba de galinha é um dos mais procurados).

Leia mais aqui.

Restaurante Campo Alegre

Filetes de polvo com arroz do mesmo do Restaurante Campo Alegre © Viaje Comigo

16 – RIB BEEF & WINE

O RIB BEEF & WINE está integrado no hotel Pestana Vintage Porto e é o local onde os apreciadores de carnes ficam deliciados. Leia mais aqui.

Olive Sanuki Wagyu no Beef & Wine © Viaje Comigo

Olive Sanuki Wagyu no Beef & Wine © Viaje Comigo

17 – FISH FIXE

Se existe um local onde muitos viajantes vão, quando visitam a cidade do Porto, é a Ribeira, junto ao rio. E porque a Ribeira está recheada de restaurantes (e muitos verdadeiramente bons) é sempre difícil escolher um espaço para aproveitar uma refeição a olhar o Douro. O Viaje Comigo experimentou o Fish Fixe e deixa aqui a experiência – leia aqui.

Mexilhão no Restaurante Fish Fixe © Viaje Comigo

Mexilhão no Restaurante Fish Fixe © Viaje Comigo

18 – MENDI

É o mais antigo restaurante indiano da cidade do Porto. Aberto desde 1997, Kamal Rajan é o proprietário e, apear de ter raízes indianas, nasceu em Moçambique. Veio parar a Portugal por amor… sem nunca pôr os pés na Índia, um sonho de viagem que ainda mantém. No entanto, todos os seus cozinheiros são indianos e o seu restaurante considerado um dos melhores em Portugal

Saiba mais aqui.

Restaurante Mendi - Porto © Viaje Comigo

Restaurante Mendi – Porto © Viaje Comigo

19 – CERVEJARIA PORTOBEER

Na cervejaria Portobeer, as francesinhas são rainhas, claro, mas há muitos outros pratos que fazem parte da gastronomia tradicional portuguesa. Mais informações aqui.

Tarte de maçã com gelado - Portobeer © Viaje Comigo

Tarte de maçã com gelado – Portobeer © Viaje Comigo

20 – BARRIGA NEGRA

As áreas com espaços de petiscos continuam a aumentar na cidade do Porto e a Tasca Barriga Negra é prova disso. A passos do Jardim de S. Lázaro, e a cinco minutos a pé do Coliseu do Porto, está este espaço de petiscos portugueses e de comida caseira. Leia mais aqui.

Tasca Barriga Negra © Viaje Comigo

Bochechas de Porco – Tasca Barriga Negra © Viaje Comigo

21 – A COZINHA DO MANEL

Em 1989 abria um dos mais típicos restaurantes da cidade do Porto. O azulejo nas paredes e a decoração rural – com alguns objetos antigos – fazem de A Cozinha do Manel uma viagem ao passado… e traz a lembrança da comida feita pelas avós.

Leia mais aqui.

A Cozinha do Manel © Viaje Comigo

A Cozinha do Manel © Viaje Comigo

22 – WISH RESTAURANTE & SUSHI

Fica na Foz do Douro, o Wish – Restaurante & Sushi – aberto em setembro de 2015 – que representou o regresso do espírito do Shis (roubado pelas ondas) e do chef António Vieira.

Fica em frente à Igreja da Foz, com decoração de assinatura de Paulo Lobo, a sala é muito aconchegante- e familiar – e algumas janelas têm vista para o mar, por entre o casario da Foz Velha.

Leia mais aqui.

Sala do Restaurante Wish © Viaje Comigo

Sala do Restaurante Wish © Viaje Comigo

23 – MATOSINHOS: LEÇA DA PALMEIRA

O restaurante Memorial, em Leça da Palmeira, tem do outro lado da rua o mar e está situado junto do farol. É dividido em três espaços: bar de gin e cocktails, restaurante e esplanadas (tanto na frente como nas traseiras).

Leia mais sobre o Memorial.

Restaurante Memorial: gelado de nata com ovos moles © Viaje Comigo

Restaurante Memorial: gelado de nata com ovos moles © Viaje Comigo

24 – AVEIRO

O que comer em Aveiro? Caldeirada de enguias, peixes do rio e do mar (incluindo muitas receitas de bacalhau), leitão à Bairrada, chanfana (de borrego ou cabrito) e espetadas de marisco.

Da última vez que andamos por Aveiro aproveitámos pata experimentar o restaurante do hotel Meliá Ria.

Numa outra vez, fui até à Costa Nova (a 10 minutos de carro do centro de Aveiro), experimentar o restaurante Canastra do Fidalgo, e aconselho. O Sal Poente é também um dos restaurantes famosos de Aveiro e especialista em bacalhau. Apresenta uma gastronomia muito criativa, como o bacalhau mergulhado em vinho tinto, que ficou com aquela cor que consegue ver na fotografia abaixo.

Leia mais aqui.

Cataplana do Canastra do Fidalgo, Costa Nova © Viaje Comigo

Cataplana do Canastra do Fidalgo, Costa Nova © Viaje Comigo

25 – VISEU

Em Viseu, o restaurante Forno da Mimi serve a cozinha tradicional portuguesa e recria, no seu espaço, a cozinha antiga, com fornos de lenha onde são cozinhadas as suas muitas especialidades.

Leia mais aqui.

Bacalhau no Restaurante Forno da Mimi © Viaje Comigo

Bacalhau no Restaurante Forno da Mimi © Viaje Comigo

COIMBRA

26 – QUINTA DAS LÁGRIMAS

É na Quinta das Lágrimas que está o restaurante Arcadas. Reinventando a cozinha tradicional portuguesa, o chef Albano Lourenço usa, de forma criativa, os produtos da época, alterando os mesmos a cada estação.

A garrafeira é também algo de destacar neste romântico espaço gastronómico: tem mais de 500 referências de vinhos, desde os nacionais aos internacionais, passando pelo vinhos do Porto e outros vinhos que se fazem em Portugal.

Leia mais aqui.

Leite creme da Quinta das Lágrimas com gelado de tomilho e telha de papoila, Restaurante Arcadas, Coimbra

Leite creme da Quinta das Lágrimas com gelado de tomilho e telha de papoila, Restaurante Arcadas, Coimbra

27 – RESTAURANTE DA POUSADA CONDEIXA-COIMBRA

O Restaurante da Pousada Condeixa Coimbra, em Condeixa-a-Nova, serve a gastronomia regional, acompanhada por vinhos nacionais. O espaço gastronómico está aberto ao público em geral, por isso, mesmo que não esteja hospedado pode ir experimentar (convém reservar).

Leia mais aqui.

Polvo no Restaurante Pousada Condeixa Coimbra © Viaje Comigo

Polvo no Restaurante Pousada Condeixa Coimbra © Viaje Comigo

28 – LEIRIA

A gastronomia de Leiria é muito variada. Uma das suas iguarias mais conhecidas – e quase um embaixador entre os doces – são as Brisas do Lis, uma doçura à base de ovos e muito açúcar.

Entre os restaurantes há também um grande número de espaços gastronómicos para conhecer em Leiria, mas destacamos dois que experimentamos aquando da visita do Viaje Comigo a Leiria. Saiba quais foram aqui.

Arroz de marisco no Restaurante Tryp Leiria © Viaje Comigo

Arroz de marisco no Restaurante Tryp Leiria © Viaje Comigo

LISBOA

29 – RESTAURANTE SALA DE CORTE

Na zona do Mercado da Ribeira, em Lisboa, está o restaurante Sala de Corte, especializado em carne grelhada – com várias à escolha – e que se destaca com o seu método de confeção único.

Leia mais aqui.

Chateaubriand © Sala de Corte30 – CR7 CORNER BAR & BISTRO

O pai gosta de futebol e tudo o que envolve o desporto-rei e ainda não foi ao CR7 Corner Bar & Bistro? Então marque já a mesa para o Dia do Pai. Este é o espaço de restaurante e bar do hotel Pestana CR7 Lisboa – sim, o hotel ligado ao jogador de futebol português Cristiano Ronaldo. href=”https://www.viajecomigo.com/2016/09/15/cr7-corner-bar-bistro-lisboa/”>Saiba mais aqui.

Atum braseado no CR7 Corner Bar Bistro © Viaje Comigo

Atum braseado no CR7 Corner Bar Bistro © Viaje Comigo

31 – RESTAURANTE ÂNFORA

O Restaurante Ânfora pertence ao hotel Palácio do Governador, em Belém, Lisboa. Na cozinha, o chef André Lança Cordeiro e equipa fazem, através da cozinha de autor, pratos muito criativos.
Saiba mais no Viaje Comigo.

Restaurante Ânfora do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

Restaurante Ânfora do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

32 – PANORAMA

O Restaurante Panorama está situado no último piso (o 26ª) do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Leia mais no Viaje Comigo.

Restaurante Panorama, hotel Sheraton Lisboa © Viaje Comigo

Restaurante Panorama, hotel Sheraton Lisboa © Viaje Comigo

33 – RESTAURANTE SALDANHA MAR

O restaurante Saldanha Mar faz parte do DoubleTree by Hilton Lisbon Fontana Park, em Lisboa, e serve a gastronomia tradicional portuguesa e mediterrânica.

Leia mais aqui.

Restaurante Saldanha Mar

Restaurante Saldanha Mar

34 – OPEN BRASSERIE MEDITERRÂNICA

O Open Brasserie Mediterrânica é o restaurante do Inspira Santa Marta Hotel & Spa, em Lisboa. Tal como o hotel, o conceito de sustentabilidade está presente, assim como a preocupação de usar alimentos da época.

Leia mais aqui.

35 – FLORES DO BAIRRO

O Restaurante Flores do Bairro, que fica junto à entrada do Bairro Alto Hotel, tem uma nova carta, bastante eclética e original. Leia mais aqui.

Arroz doce e gelado de bolacha - Restaurante Flores do Bairro © Viaje Comigo

Arroz doce e gelado de bolacha – Restaurante Flores do Bairro © Viaje Comigo

36 – RESTAURANTE PÃO À MESA COM CERTEZA

Em qualquer mesa portuguesa é normal estar o pão a servir de entrada, acompanhamento ou até a ser parte do prato principal da refeição. É com essa premissa que funciona o Pão à Mesa com Certeza – Confraria & Bistro, no Príncipe Real, em Lisboa.

Leia mais aqui.

©Pão à Mesa Com Certeza

©Pão à Mesa Com Certeza

CASCAIS

37 – RESTAURANTE MARIA PIA SEAFOOD LOUNGE

Em Cascais, junto da marina, está um dos segredos mais bem guardados da gastronomia local. O restaurante Maria Pia Seafood Lounge foge ao típico restaurante turístico de Cascais, para apostar nos pratos de peixe e marisco, de forma criativa, e com a cozinha sempre aberta. Se lhe apetecer comer lingueirão ou atum braseado durante a tarde… é reservar ou simplesmente aparecer.

Leia mais aqui.

Risoto Negro de Marisco, Restaurante Maria Pia, Cascais © Viaje Comigo

Risoto Negro de Marisco, Restaurante Maria Pia, Cascais © Viaje Comigo

38 – RESTAURANTE TABERNA DA PRAÇA

A Taberna da Praça, fica na Praça das Armas da Cidadela, em Cascais, virada para a entrada da Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel & Art District. As suas especialidades são petiscos típicos da gastronomia portuguesa, para ir picando, com serviço de vinho a copo.

Leia mais aqui.

Taberna da Praça, Cascais

Taberna da Praça, Cascais © Viaje Comigo

ALENTEJO

39 – RESTAURANTE DA HERDADE DA BARROSINHA

Reabriu o restaurante da Barrosinha, integrado numa Herdade situada em Alcácer do Sal, e que conta já com mais de meio século de existência. Localizada numa zona rural, a dois quilómetros de Alcácer do Sal, a Herdade da Barrosinha convida ao descanso e a aproveitar a natureza.

Leia mais aqui.

Por todo o Portugal se come bem e o Alentejo não é exceção. Fique com as sugestões de alguns restaurantes por todo o território alentejano. Bom apetite!

Leia mais no Viaje Comigo.

Restaurante da Herdade da Barrosinha, Alcácer do Sal

Restaurante da Herdade da Barrosinha, Alcácer do Sal – DR

ALGARVE

40 – RESTAURANTE THAI GARDEN, QUINTA DO LAGO

Já não são muitos os restaurantes tailandeses em Portugal e um que tenha uma equipa exclusivamente de cozinheiros tailandeses… só mesmo o Thai Garden. Fica na Quinta do Lago, em Almancil, no Algarve.

Como vizinho tem o restaurante S. Gabriel – detentor de uma estrela Michelin – e o mesmo chef, Leonel Pereira, é quem está à frente dos dois espaços. Fomos experimentar o Thai Garden onde se serve a típica gastronomia tailandesa.

Leia mais aqui.

Thai Garden© DR

Thai Garden© DR

AÇORES

41 – RESTAURANTE CONVÉS, PONTA DELGADA

Na decoração do restaurante Convés tudo faz lembrar o mar, que está ali mesmo ao lado. Este espaço de cozinha regional está situado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, nos Açores.

Leia mais aqui.

42 – MADEIRA

Sugestões de restaurantes na Madeira? Saiba aqui

Lapas no Restaurante Convés, Ponta Delgada © Viaje Comigo

Lapas no Restaurante Convés, Ponta Delgada © Viaje Comigo

Outras sugestões:

Onde comer leitão na Bairrada
Restaurantes de Peixe e Marisco em Matosinhos
Onde comer francesinhas?

Francesinha Lado B © Viaje Comigo

Francesinha Lado B © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo