Vista do avião © Viaje Comigo Vista do avião © Viaje Comigo
Publicado em Março 2, 2017

Os 10 maiores Medos a bordo do avião

Preparar a viagem

É um assunto que surge sempre numa conversa sobre viagens! E cheguei há conclusão que há imensa gente que tem medo de voar, já que muitas me perguntam como podem ultrapassar esses receios. Ora, melhor do que eu, que sou jornalista, mandar palpites, que tal colocar o assunto na mão de profissionais?

Já tinha feito, em tempos, trabalhos com a equipa do Voar Sem Medo (para as revistas onde colaborei) e agora chegou a altura de deixarem as suas dicas no Viaje Comigo. A Voar Sem Medo oferece ajuda especializada para quem viajar de avião representa um problema e, todos os anos, cria Cursos Terapêuticos para ajudar a ultrapassar o problema.

TAP © Viaje Comigo

TAP © Viaje Comigo

A Voar Sem Medo é o primeiro centro especializado no estudo, prevenção e tratamento da fobia de voo em Portugal. Em cooperação com a VALK Foundation (um dos primeiros e mais prestigiados centros de investigação e tratamento da aerofobia a nível mundial, fundado na Holanda em 1989) disponibiliza para as pessoas com medo de voar uma intervenção terapêutica altamente especializada, baseada nas melhores práticas a nível internacional, de eficácia cientificamente comprovada (taxas de sucesso acima de 95%).

O seu principal objetivo é tornar possível a viagem de avião a todas as pessoas que pretendam utilizar este meio de transporte para fins pessoais, lúdicos ou profissionais, ultrapassando as dificuldades que limitam a sua utilização, com base em técnicas de tratamento cognitivo-comportamental.

Fiquem então com as dicas deles:

“O avião é uma máquina ainda muito desconhecida para a maioria da população. Como se costuma ouvir no senso comum, “se o homem tivesse sido feito para voar, tinha nascido com asas”. E embora a aviação seja uma demonstração da fantástica evolução tecnológica, conseguirmos voar continua a ser um ato “anti-natura” para o ser humano.

Embrenhado em “má fama” e perseguido pelos media, o avião configura-se como o “monstro dentro do armário” para grande parte da população adulta. Estima-se que de 10 a 40% da população mundial sente receio de viajar de avião. Segundo um estudo de prevalência realizado em Portugal, pela Voar Sem Medo (2014), 45% dos portugueses não viajam de forma descontraída. Nesse mesmo estudo, 15% dos inquiridos reportaram níveis extremos de ansiedade. A fobia de voo é a segunda fobia mais comum em todo o mundo.

Mas afinal, o que provoca tanto medo no avião? Quais são os principais medos que impedem a pessoa de viajar de forma confortável e tranquila?

A Voar Sem Medo investigou esta questão e, após a recolha de mais de 600 respostas, eis a lista:

Os 10 Maiores Medos a Bordo do Avião

1 – Mau tempo durante a viagem;
2 – Acidente aéreo;
3 – Falhas humanas ou falhas técnicas;
4 – Queda do avião;
5 – Turbulência;
6 – Estar numa situação que não controla;
7 – Separação de entes queridos ou afastamento da zona de conforto;
8 – Ruídos do avião;
9 – Pânico generalizado entre os passageiros do avião;
10 – Sentir-se mal ou ter um ataque de pânico a bordo.

Mas será que estes medos fazem sentido? De onde é que eles surgem?

Avião AirIndia no aeroporto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Avião AirIndia no aeroporto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

É sabido que o avião é o meio de transporte mais seguro no mundo. E quanto mais anos passam, mais a aviação tem evoluído no sentido de garantir a maior segurança de voo. No entanto, o número de pessoas com fobia de voo não diminui, até tem aumentado.

Curioso, não é? Vamos então perceber de onde nasce o medo de viajar de avião:

Para cada pessoa existem causas diferentes e específicas para o seu medo do avião. Em alguns casos, a pessoa que tem medo consegue identificar com clarividência o momento exato a partir do qual o começou a sentir medo (exemplos: uma viagem com mais turbulência, sentir um “poço de ar” durante a viagem, ou uma notícia sobre um incidente na aviação que a emocionou profundamente).

Noutros casos, nem a própria pessoa consegue estabelecer uma relação causal entre um determinado acontecimento ou situação e o início do seu receio. Daí que não possamos propriamente falar de causas para a fobia de voo, mas antes de fatores etiológicos diversos, que, conjugados de uma forma muito particular, e dependendo da personalidade e da história de vida de cada um, podem contribuir para o desenvolvimento e/ou para a manutenção da fobia de voo. Alguns desses fatores etiológicos são:

– Tal como foi explicado no início deste artigo, viajar de avião é uma situação “anti-natura” para o Homem, que conjuga três medos inatos do ser humano: o medo da morte, o medo das alturas ou da queda e o medo de ruídos fortes. Todas as pessoas nascem com estes medos, inevitavelmente. São emoções básicas essenciais à sobrevivência do Homem. Contudo, o desenvolvimento destes medos numa fobia vai depender da presença de outros fatores, da personalidade e da história de vida de cada pessoa;

– O efeito dos media é essencial para compreender a quantidade de pessoas que, hoje em dia, tem medo de viajar de avião. Cada história ou incidente é dissecado ao mais ínfimo pormenor pelos meios de comunicação social.
Indiferentes ao flagelo emocional que podem provocar nos seus ouvintes/leitores/audiência, exploram durante semanas todos os detalhes de cada incidente aéreo (desde a descoberta da “caixa-negra”, a especulação sobre as causas do incidente, o sofrimento dos familiares, a atribuição de culpas pelo ocorrido, etc.) – muitas vezes dando falsas informações ou incorrendo em erros técnicos.

Quando ocorre algum acidente ou incidente aéreo, as verdadeiras razões raramente são publicadas, sendo que o que faz noticia é a visualização dos destroços. A observação de notícias e imagens chocantes de forma repetida, podem ter um impacto negativo nos indivíduos mais sensíveis, despoletando e alimentando o medo/receio de voar;

BangkokAir © Viaje Comigo

BangkokAir © Viaje Comigo

– Associada à “má” informação frequentemente disseminada pela comunicação social, está a falta de informação correta/factual acerca do funcionamento do mundo da aviação. Ainda existe uma falta de conhecimento muito grande sobre o que proporciona tanta segurança no avião. Pelo que apenas dizer que “o avião é o meio de transporte mais seguro no mundo” pode ser uma frase vazia de sentido para a pessoa que tem medo – pois não detém informação para corroborar esse “clichê” do senso comum;

– O medo de viajar de avião também pode ter origem noutros medos, sabia? Por exemplo, a claustrofobia (medo de estar num espaço fechado), a agorafobia (medo de estar num local de onde a fuga seja difícil caso algo de mal aconteça), a acrofobia (medo das alturas) ou a tanatofobia (medo da morte ou de morrer) podem estar na base do medo de viajar de avião.

Ora veja: o avião é um local fechado, de onde pode parecer difícil conseguir fugir, que está no local mais alto possível no mundo e que tanta gente (e os media) associa à morte. Pensando assim, desperta a ansiedade em qualquer um! Contudo, isto são pensamentos desproporcionados e irracionais, gerados pelo processo fóbico, que podem ser controlados e contornados com intervenção específica.

Ficou curioso por saber mais sobre a fobia de voo? Conhece alguém que tenha medo de viajar e que esse medo esteja a impedir que faça a sua vida tranquilamente? Então fique a conhecer a Voar Sem Medo, autora deste artigo.

Para o bom desenvolvimento do seu trabalho, a Voar sem Medo estabeleceu protocolos de colaboração com as seguintes entidades aeronáuticas portuguesas:
APPLA – Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (www.appla.pt);
APTCA – Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine (www.aptca.pt);
NAV-Portugal – Navegação Aérea de Portugal (www.nav.pt);
ANA, S.A. – Aeroportos de Portugal (www.ana.pt).

Se desejar obter mais informações, consulte a página oficial da Voar Sem Medo ou entre em contacto com um dos especialistas, disponíveis por telefone ou por e-mail.

Air Europa © Viaje Comigo

Air Europa © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo