Gnaisses no Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 22, 2017

Geoparques em Portugal

Portugal

Um Geoparque é uma área definida que inclui património geológico e que está associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável: geoconservação (que salvaguarda o património), educação (promover o estudo das neociências) e geoturismo, que incentiva a criação de atividades com base na geodiversidade regional.

Ou seja, um Geoparque deve possuir um conjunto de sítios de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitam contar e aprender a história geológica da região.

E o que são geossítios? São locais de interesse geológico, com valor científico fundamentado, mas que também têm interesse educativo e turístico.

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

A Rede Europeia de Geoparques (REG) foi criada no ano de 2000, por quatro geoparques: da Alemanha (Geopark Gerolstein/Vulkaneifel), de Espanha (Maestrazgo Cultural Park), de França (Réserve Géologique de Haute-Provence) e da Grécia (The Petrified Forest of Lesvos).

Ficou, assim, constituída uma organização independente, com o apoio da Divisão de Ciências da Terra da UNESCO.

Atualmente, a Rede Europeia de Geoparques tem 69 Geoparques e o seu objetivo é a partilha, entre Geoparques, de estratégias e boas práticas para a preservação ambiental e desenvolvimento turístico.

Em 2004, ficou estabelecida a Rede Global de Geoparques (RGG), formada inicialmente por oito Geoparques chineses e por 17 europeus.

Em 2006, Portugal avançou para as listas das Redes Europeia e Global de Geoparques, com o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. Em 2009, foi a vez da entrada do Geopark Arouca e, em 2013, do Geopark Açores. Em 2014 e 2015 foi a vez de instituir oficialmente o Geopark Terras de Cavaleiros.

Atualmente, existem 120 geoparques que integram as Redes Global e Europeia de Geoparques.

Em Portugal existem quatro Geoparques:

Terras de Cavaleiros Geopark

Naturtejo Geopark

Arouca Geopark

Açores Geopark

“Um Geoparque Mundial da UNESCO é uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um Geoparque Mundial da UNESCO utiliza o seu património geológico, em conjunto com todos os outros aspetos do património natural e cultural da área, para aumentar a consciência e a compreensão de questões-chave com que a sociedade se depara, como a utilização sustentável dos recursos do Planeta, mitigando os efeitos das mudanças climáticas e reduzindo o impacto das catástrofes naturais. Através de uma maior consciencialização da importância do património geológico da região na história e na sociedade, um Geoparque Mundial da UNESCO concede aos seus habitantes um sentimento de orgulho na sua região e fortalece a sua identificação com o território. A criação de iniciativas inovadoras locais, de novos postos de trabalho e de cursos de formação de alta qualidade é estimulada, enquanto novas fontes de receita são geradas através do geoturismo e os recursos geológicos são protegidos”, informação retirada daqui.

Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo