Janela conversadeira no Paço de Giela - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 21, 2017

As conversadeiras, Arcos de Valdevez

Portugal [ Arcos de Valdevez/ Uma fotografia por dia... ]

O Paço de Giela, nos Arcos de Valdevez, é um monumento onde é possível vermos as mudanças que foram feitas num solar do século IV. Até ao século XVIII foram muitas as transformações que se podem ir vendo na estrutura do próprio edifício, agora restaurado de forma a mostrar as vivências de diferentes séculos.

As marcas de escadas, lagares de azeite que deixaram de ser utilizados, e riscos das rodas das carroças de então junto de um dos portões de entrada… são apenas algumas das marcas do tempo. A arquitetura foi mudando, assim como mudavam os donos e as tendências, mas muitas das “janelas conversadeiras” mantiveram-se.

Janela conversadeira no Paço de Giela - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Janela conversadeira no Paço de Giela, com as marcas de onde, em tempos, existiram umas escadas – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Já deve ter visto, até em simples casas de turismo rural, os dois bancos que estão junto da janela. Chamam-se “conversadeiras” e serviam, de facto, para conversar de forma mais próxima. Também houve tempos que foram namoradeiras, já que eram aqui que se sentavam, por vezes, os jovens casais, a conhecerem-se melhor, sob olhares atentos dos pais ou de amas.

As janelas de pedra estão desenhadas nas grossas paredes do Paço de Giela e contam com dois assentos laterais. A vista da janela principal é para os verdes campos de Giela, no concelho de Arcos de Valdevez, no Minho, a norte de Portugal.

Desafio 2017 – #52 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Paço de Giela - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Paço de Giela – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo