Grupo no Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo Grupo no Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 19, 2017

A filha do médico, Wayanad, Kerala

Ásia/ Índia [ Kerala/ Uma fotografia por dia... ]

Na viagem à região de Kerala, na Índia, durante duas noites fiquei alojada numa casa de indianos. O Pranavam Homestays, fica em Wayanad, e é de um casal muito simpático: o marido Ravindrmn e a esposa Rema Devi.

A casa principal tem uma história ligada à família de Rema. Foi aqui que funcionou um hospital, liderado pelo pai de Rema que trabalhava como médico para o exército britânico. O atual armário da cozinha ainda é o armário que guardava os medicamentos. Quase tudo continua como antigamente.

Armário antigo, Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Armário antigo, Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Quando aqui abriu a clínica – “não havia médicos naquela altura”, diz-nos Rema – decidiu que era para ajudar as pessoas da localidade, por isso, era gratuita.

Apesar de ter irmãos mais velhos, Rema conta-nos que a sociedade desta região é matriarcal e os bens, em vez de irem para os filhos homens, vão para as mulheres para que não tenham de se sujeitar a viver somente do que o que marido tenha. Está tudo no nome da mulher.

Por estarmos embaladas por esta história de uma espécie de “emancipação” feminina, numa aldeia indiana, fez com que uma das minhas amigas de viagem perguntasse: “E onde conheceu o seu marido?”

Penso que, por alguns segundos, esperámos ouvir algo fora do normal, fora dos casamento marcados pelos progenitores… já que a história de Rema, e do seu pai médico, eram tão diferentes… mas não!

Bananas ao vapor - Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Bananas ao vapor – Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Rema responde-nos com o ar mais normal do mundo: “Onde conheci o meu marido? Foi tudo tratado entre os nosso pais e só o conheci no dia do casamento”.

Desafio 2017 – #50 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Casal do Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Casal do Pranavam Homestays, Kerala © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo