Loja Sarah - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo Loja da Sarah Cohen - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 17, 2017

A loja de Sarah, Cochim, Kerala, Índia

Ásia/ Índia [ Kerala/ Uma fotografia por dia... ]

Em 2016, na viagem a Kerala, na Índia, a visita em Fort Cochim teve uma paragem especial, para conhecer uma das últimas judias que ficaram nesta terra: Sarah Cohen.

Com perto de 100 anos, Sarah mantém um ar jovem, com vestidos coloridos, e entretém-se, ainda que um pouco debilitada e sentada na sua cadeira, a falar com os turistas que por ali vão passando.

Já não mete tanto as mãos ao trabalho, nos bordados e paninhos, mas tem alguém que o faça por si, com a sua supervisão.

Com a sua vetusta idade, Sarah viu muitos judeus a abandonarem Cochim, mas ela (e pouco mais de duas dezenas) ficaram e fizeram aqui a sua vida, no bairro onde ainda diz “Shalom” em várias tabuletas espalhadas pelas entradas das lojas (Sholom significa “olá” ou “adeus”, mas também “paz” e “harmonia”).

Loja da Sarah - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

O bairro já foi maior e eram muitos mais os judeus que aqui se estabeleceram para o comércio há muitos séculos. Existe ainda uma sinagoga (de Paradesi), do século XVI, que pode visitar mas não pode fotografar.

Se visitarem, percorram a parte judaica que tem vários negócios, desde especiarias até outros muito turísticos, com lembranças e roupas, por entre as ruas estreitas e muito pitorescas.

Loja Sarah - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja Sarah – Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Existem duas lojas que se destacam entre tantas outras:

– A dos bordados de Sarah Cohen. E é uma das últimas a funcionar nesta rua. Sarah continua aqui estabelecida e a trabalhar. É um lugar quase-histórico.

– E a grande loja Spice Market que vende de tudo um pouco, logo qu seja tradicional indiano. Tem um enorme tear onde são feitos os tecidos e até o Príncipe D. Carlos e Camila já foram clientes

Desafio 2017 – #48 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Loja da Sarah - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah Cohen – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo