Foto © Helena Melo Foto © Helena Melo
Publicado em Fevereiro 5, 2017

O casamento, em Moçambique

África/ Moçambique [ Uma fotografia por dia... ]

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma. E todos os leitores podem participar e enviar a sua fotografia e história para o Viaje Comigo!

Esta é a primeira colaboração, e vem de uma das leitoras do Viaje Comigo! É de Helena Melo, autora do blogue Moçambique e Por Aí e fala sobre… o melhor é mesmo lerem a história que ela nos conta sobre esta magnífica fotografia.

“Era um fim-de-semana alargado, pois quinta, 10 de novembro, tinha sido feriado municipal em Maputo. Mesmo assim, havia pouca gente na praia de Chizavane, um pedaço do litoral da província de Gaza localizado a 255 quilómetros da capital moçambicana (245 na Nacional 1 e os últimos dez em terra batida) e 40 a norte de Xai-Xai. Por ali, alguns portugueses expatriados gozavam o mar de águas quentes (e a tranquila lagoa, protegida pela barreira de coral, que se forma na maré baixa) e alguns rapazes moçambicanos faziam negócio vendendo ostras (a 10 meticais a unidade, cerca de 12 cêntimos) e mexilhões (a 150 meticais, menos de dois euros, a dose para dois) acabados de sair do mar.

Mas, a tranquilidade foi suspensa por uma ou duas horas – e ainda bem que o foi – no final da manhã de sábado. Nessa altura, começo a ver dezenas e dezenas de pessoas a chegar à praia. Mulheres vestidas com roupas feitas de capulana ou com vestidos de festa, meninas de vestidos brancos e laços ou missangas coloridas no cabelo, rapazes de fato completo e finalmente os noivos. Ela de vestido muito branco, com muitas aplicações prateadas, ele a correr atrás dela para o vídeo (e a cair entretanto) e a escrever na areia “I love u”.

Não podia perder a oportunidade de fazer uma sessão fotográfica. E foi o que fiz, com noivos e convidados, muitos a pedirem para ser fotografados e outros para me fotografarem também. Pelo que, a esta hora, estou certamente, em biquíni, em várias publicações no Facebook e outras redes sociais”.

Mais fotos de Chizavane e do casamento aqui.

Desafio 2017 – #36 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo