Raúl Fernandes na Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo Raúl Fernandes na Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 3, 2017

O encantador de corços, Macedo de Cavaleiros

Norte/ Portugal [ Macedo de Cavaleiros/ Uma fotografia por dia... ]

Em Macedo de Cavaleiros, conheci Raúl Fernandes, presidente da Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte. Um caçador apaixonado por um projeto de um cercado que protege a reprodução de corços no território da Serra de Bornes.

Não o faz sozinho, é certo, mas foi com ele que fiz uma caminhada até à Fraga dos Corvos, e foi dele que ouvi, com muita paixão, o que foi feito para que de dois corços protegidos, desde 2007, passasse para 20 o número dos animais, em 2016.

Raúl Fernandes na entrada do cercado, Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Raúl Fernandes na entrada do cercado, Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Juntamente com o trabalho da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), a Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, tem como missão o estudo e monitorização dos corços na zona de caça da associação.

Fraga dos Corvos - Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Fraga dos Corvos – Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Para evitar que sejam caçados, principalmente ainda como crias, fizeram um cercado (com cerca de 35 hectares), onde, com câmaras, conseguem perceber os hábitos dos animais e mantêm-los em reprodução, fazendo com que o crescimento das crias seja realizado em segurança.

Fraga no cercado - na Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Fraga no cercado – na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

É com muito orgulho, e paixão pelo que faz, que Raúl Fernandes fala do seu projeto e de como, através da associação, tem sido implementado também de forma a proteger o ecossistema da serra de Bornes, com a limpeza de áreas florestais. “Mas muito mais há para fazer”, sublinhou.

Caminhada na Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Caminhada na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Conhece os caminhos como a palma da mão e fala da paixão que tem sido a construção e manutenção deste cercado. “A missão é: proteger agora para termos mais tarde animais”, adianta o presidente da Associação de Caçadores.

Obviamente não conseguimos ver nenhum dos animais, apesar de, pelo caminho, Raúl nos apontar, por diversas vezes, as pegadas de javalis e corços marcados na terra ainda enlameada pelas chuvas que caíram nesses dias. No entanto, o passeio pela serra até à Fraga dos Corvos, é algo que aconselho muito a fazerem. A paisagem do topo é muito bonita em qualquer altura do ano!

Fraga dos Corvos - Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Fraga dos Corvos – Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Dentro do cercado - na Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Dentro do cercado – na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #34 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Dentro do cercado, Serra de Bornes - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Dentro do cercado, Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo