Restaurante Tábua d'Aço © Viaje Comigo Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 25, 2017

Restaurante Tábuad’Aço, Tabuaço, Portugal

Gastronomia/ Portugal [ Douro/ Restaurantes/ Tabuaço ]

Em Tabuaço, o restaurante Tabuad’aço é conhecido pelos seus pratos de cozinha tradicional portuguesa mas também pelos pratos internacionais, criados pelo dono e chef, o austríaco Thomas Egger, que já há muitos anos vive em Portugal. O restaurante fica ao lado das Piscinas Municipais.

Estradas do Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Estradas do Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

Aliás, a história começa precisamente fora de Portugal, onde Egger conheceu a sua mulher, uma portuguesa natural de Tabuaço. Uns tempos depois, foi ele que decidiu vir para Portugal e abrir este restaurante, em 2003.

A fama do Tabuad’aço é conhecida pelo mundo inteiro e para o provar estão as fotografias, com personalidades nacionais e internacionais, que nos aguardam na entrada do restaurante. Desde embaixadores a atrizes, de cantores a apresentadores de televisão. Todos já passaram por aqui e provaram as iguarias de Egger.

Bôla no Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Bôla no Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

Quando visitei este restaurante – que estava cheio! – a ementa que experimentei fazia parte dos “Fins de Semana Gastronómicos no Norte de Portugal“. Provei o bife de lombo com molho de vinho do Porto (que estava uma verdadeira delícia) e, para a sobremesa, um arroz doce.

Entradas no Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Entradas no Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

As entradas foram feitas com enchidos, como salpicão, presunto, chouriço, queijos, salada de grão de bico, alheira grelhada e bôla de carne. Tudo muito bom também.

Arroz doce do Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Arroz doce do Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

Outras especialidades desta casa: cabrito recheado e assado no forno, o Bacalhau a Tábua d’ Aço, os peixinhos de escabeche, Polvo À Tábua d’ Aço com Batatas a Rodelas, o javali, Costeleta de Vitela à moda do Douro e, nas suas sobremesas, o leite creme, bolo bolacha, pudim, e o famoso bolo rei de Tabuaço.

Tem também um prato vegetariano: massa com molho de espinafre ou tomate.

Chef Thomas Egger - Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Chef Thomas Egger – Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

O Chef Thomas Egger

Nasceu em Tirol, em 1975, na Áustria. Apaixonou-se por Portugal e pela bela portuguesa Maria de Fátima, com quem casou no ano 2000.

Actualmente chefia a cozinha do Tabuad’aço e já esteve presentes em programas de televisão na RTP, SIC Internacional e Porto Canal. E organiza a Semana Tirolesa, que se realiza todos os anos na última semana de novembro.

Em 2013, começou com um novo projeto, a produção de azeite extra virgem e azeite biológico, um produto de excelência, com a marca Chefe Thomas Egger. Em 2014, lançou o primeiro vinho verde com marca Thomas Egger.

Diz ser o único “Green Chef” em Portugal, ou seja, pertence a uma associação de cozinheiros que só utilizam produtos locais na sua cozinha e o que sobra é oferecido a quem precisa na comunidade. Não há desperdício de comida neste local.

Bife de lombo com molho de vinho do Porto, restaurante Tabuad'Aço © Viaje Comigo

Bife de lombo com molho de vinho do Porto, restaurante Tabuad’Aço © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Restaurante Tabuad’aço
Rua Môa, Edifício Piscinas Municipais, Tabuaço
Telefone: +351 254 781 711

Alheira no Restaurante Tábuad'Aço © Viaje Comigo

Alheira no Restaurante Tábuad’Aço © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo