Hamid: casa berbere em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo Hamid: casa berbere em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 17, 2017

Hamid, o ator, Ksar Ait Ben-Haddou, Marrocos

África/ Marrocos [ Uma fotografia por dia... ]

Já vos falei várias vezes da “Hollywood de Marrocos”, onde são gravados muitos filmes conhecidos internacionalmente. Além do ambiente real, muitas vezes utilizado, também são recriados cenários nos estúdios de cinema em Ouarzazate.

Um dos locais mais visitados nesta região é o Ksar Ait-Ben-Haddou, que faz precisamente de cenário em muitas filmagens e foi classificado Património Mundial da UNESCO em 1987. Fica na província de Ouarzazate e é um exemplo típico da arquitetura do sul de Marrocos.

Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Por serem construções que precisam de permanente atenção muita gente acabou por sair das suas casas – que são feitas de adobe, ou seja, uma mistura de argila e seixos do rio, que se vai desgastando e têm de reconstruir  – e foi morar para construções mais modernas (de cimento e tijolo) do outro lado da ponte.

Mas, Hamid não saiu e é das poucas famílias que permanece e mora no Ksar Ait-Ben-Haddou. A sua casa acolhe muitos turistas e curiosos porque é uma verdadeira casa berbere. Também os pode receber para provarem uma tagine típica, explicar como se faz o chá marroquino e podem experimentar as pinturas Hena (as tintas aqui são completamente feitas com produtos naturais).

Hamid na sua sala em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Hamid na sua sala em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

O que pouca gente sabe é que Hamid, além de extremamente simpático, é um homem muito multifacetado, de carpinteiro a ator. É verdade!

Vários filmes tiveram o Ksar Ait-Ben-Haddou como cenário e Hamid lá esteve a trabalhar no que era preciso. Primeiro, ajudou a construir a arena do filme “Gladiador”, com Russel Crowe, que ficou mesmo em frente a sua casa, e depois foi figurante no mesmo filme!

Roupa de figurante "Gladiador", na Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Roupa de figurante “Gladiador”, na Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

E para o provar tem, dentro de sua casa, o escudo e a espada que usou nas filmagens e o passe de estúdios que diz “Figurante”. Além disso tudo, tem fotografias ao lado do ator Russel Crowe, que exibe com muito orgulho.

Filme "O Gladiador" Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Filme “O Gladiador” Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Filmes em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Filmes em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Ah! E Hamid é também pintor! Antes de sair da sua casa compre uma das suas pinturas. Eu já tenho duas dele e são das lembranças que mais gosto de Marrocos.

Saiba mais sobre Ouarzazate no Viaje Comigo.

Outros cenários de filmes em Marrocos

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia encontram uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #17 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Pinturas de Hamid na Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Pinturas de Hamid na Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo