Vendedor de peixe, Thrikkaipetta, Wayanad, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 15, 2017

A galinha da Índia

Ásia/ Índia [ Uma fotografia por dia... ]

No momento em que estou a tirar esta fotografia, o foco estava na Betty, bloguer de viagens da Bulgária, que segurava o peixe deste vendedor ambulante indiano. E enquanto o estou a fazer, apanhamos todos um susto… mas o melhor é começar a história do início.

Durante a viagem à Índia, em que fui acompanhada por cerca de 30 bloguers de viagens do mundo inteiro, tivemos muitas visitas especiais. Num dos dias, visitámos um espaço onde o bambu é trabalhado de forma artesanal e se torna uma forma de dar independência económica a muitas mulheres. Leia mais aqui.

O local fica na aldeia de Thrikkaipetta, em Wayanad, na região de Kerala, no sul da Índia, e o seu ambiente é mesmo de quem vive da terra. De um lado da estrada está uma pequena barraca que vende desde farinha, a baldes de plástico e dá para apostar que poucos transportes devem aqui passar, apesar de ter uma paragem – feita de bambus – que pouco se vê na Índia.

Porque estão deslocados das grandes cidades, e sem acesso a muitas compras do dia-a-dia, há vendedores ambulantes que levam aos habitantes destas terras os bens essenciais de porta em porta. E esses vendedores andam de bicicleta a fazerem muitos quilómetros diariamente!

Depois de sairmos do ateliê de bambus, na rua principal, ia a passar uns desses vendedores. O homem viu um grupo tão grande que decidiu parar para tentar a sua sorte.

Sai da bicicleta, coloca o descanso, e descobre um dos baldes que leva atrás de si onde estão muitos peixes. Como viu que não nos ia vender nada, decidiu que queria tirar fotografias connosco, vai daí que a Betty apressou-se a fazer cenário e fingir que estava a comprar o peixe, pesando-o na balança, que o homem também transporta na bicicleta.

Estava tudo muito bem, até que, de forma totalmente inesperada, salta uma galinha (a da fotografia) do balde de continuava tapado. Não tinha feito um único barulho até ao momento, mas a desgraçada achou que seria o momento de se salvar e saltar… Infelizmente para ela, estava atada ao balde e não conseguiu a fuga. Não imaginam as gargalhadas de 30 pessoas que foram apanhadas de surpresa (foi mesmo um susto aquele bater das asas frenético)!

“Querem comprar?”, diz-nos o vendedor também a rir-se. Dissemos que não e continuou a viagem, pedalando e sorrindo.. e com a galinha atrás dele.

Desafio 2017 – #15 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”.

Paragem de Bambu, em Thrikkaipetta, Wayanad, Kerala © Viaje Comigo

Paragem de Bambu, em Thrikkaipetta, Wayanad, Kerala © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo