Salada - Restaurante marroquino - Hôtel Les Mérinides - Fez - Marrocos © Viaje Comigo Salada - Restaurante marroquino - Hôtel Les Mérinides - Fez - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 14, 2017

Em Marrocos: Miolos no meu prato

África/ Marrocos [ Fez/ Uma fotografia por dia... ]

Mas como é que uma salada pode dar uma história? – perguntam vocês. Eu explico: se essa salada tiver miolos e eu os tiver provado sem saber… sim, dá uma história.

E ao 14º dia de 2017, a história da fotografia vai até Marroos e fala de gastronomia. Ora, de todas as vezes que já estive em Marrocos já experimentei pelo menos umas duas dezena de saladas marroquinas diferentes. Sempre com vegetais e uma vez ou outra com um pouco de atum… mas nunca com carne.

Normalmente, a salada marroquina pode ser servida com: tomate, pimento, curgete, couves branca e roxa, cebola, beringelas, cenoura, ovo, alface, cubos de batata cozida, grão de bico, lentilhas  e sempre com azeitonas, claro, produto tipicamente marroquino. Por vezes, também têm fruta.

Já comi algumas saladas em Marrocos com um pouco de atum, outra vezes com salmão ou camarão, mas nunca tinha provado uma salada marroquina com carne.

Quando fiquei alojada no Hotel Les Mérinides, em Fez,  fui, num dos jantares, experimentar o restaurante marroquino. O espaço tinha pouca luz e, por isso, quando a salada veio para a mesa nem olhei muito bem para o prato começando logo a comer (também estava cheia de fome!).

E logo nas primeiras garfadas achei dois dos ingredientes muito esponjosos. Ainda disse para a minha companhia de jantar: “Serão cogumelos? Não é nada típico os cogumelos em Marrocos mas…” e espreitava melhor para o prato, picando um outro pedaço.

Até que provei uma outra coisa, que não me soube assim tão bem, e achei melhor perguntar o que estava a comer… Ainda estava quase no início da salada!

– Peço desculpa, o que tem a salada?
– Mas porquê, não está a gostar? – diz o empregado com um ar de muito preocupado.

– Sim, estou a gostar, mas gostava de saber o que está no prato. Só por curiosidade sabe… – digo-lhe com um sorriso para o tranquilizar.

– Então tem – e começa a dizer os vegetais em francês – até que que procura a palavra para uma outra coisa e olha para o colega e sai-lhe em inglês.

– E isso são miolos (This is brains!) – esfrega as mãos com um ar muito satisfeito.

Gostava que tivessem filmado este momento da minha vida. A minha cara.

– Miolos? A sério que são miolos? – pergunto eu de olhos arregalados.

A minha companhia matava-se a rir –  porque nem tinha provado! – e a minha cara, apesar da pouca luz, de certeza que perdeu toda a cor. Eu não costumo ser nada esquisita nas comidas, mas miolos, por favor… não!

Tentei não demonstrar o “ar de nojo” e lá disse ao empregado que eu não estava habituada a tamanha iguaria e que passava.

O homem ficou tão triste! Vocês não imaginam. Fiquei mesmo com pena. Ali estava ele a dar-nos a melhor das iguarias e nós não íamos comer. Ou melhor, eu não ia comer mais, porque até ali já tinha comido uns dois ou três pedaços e só parei porque não gostei muito do sabor. Mas provei! Prova superada!

Desafio 2017 – #14 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”.

Salada em Chefchaouen - Marrocos © Viaje Comigo

Salada em Chefchaouen (com um pouco de atum) – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo