Konya, Turquia © Viaje Comigo Konya, Turquia © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 12, 2017

O selfie stick em Konya

Europa/ Turquia [ Konya/ Uma fotografia por dia... ]

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia encontram uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma. Desta vez recordo a viagem à Turquia em 2015, mais precisamente a Konya.

A viagem na Turquia, de uma semana, passou por diversas cidades e uma delas foi Konya. Nesta cidade – que é a terra de origem dos Dervishes (sim, esses homens que dançam em rodopios, de vestes brancas) – pudemos visitar a Mesquita e o Museu Mevlana, que são monumentos que valem mesmo pena conhecer pela história local que revelam.

Mesquita de Konya - Turquia ©Viaje Comigo

Mesquita de Konya – Turquia ©Viaje Comigo

Era das primeiras viagens em que estava a utilizar o selfie stick e via sempre muita gente a olhar para mim… uns a rirem-se e outros até se colocavam atrás na fotografia para se verem no ecrã do telemóvel.

Estavam uns 26 graus e eu andava de tshirt, estava tanto calor que até uma senhora se sentiu mal, mesmo ao nosso lado, porque a temperatura alta tinha apanhado todos desprevenidos no início do mês de maio.

Aliás, dá para ver que este senhor, que aparece comigo nesta fotografia, estava de camisola de gola alta e casaco por cima… e eu, repito, estava de tshirt. Mas isto são pormenores. A verdade é que estava eu a tirar selfies e o senhor ficou a olhar para mim… ainda tentou falar comigo em turco e eu, claro, nada sabia dizer a não ser “Obrigada”, mas percebi que queria perceber como funcionava o selfie stick.

Susana Ribeiro em Konya Turquia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Konya Turquia © Viaje Comigo

Expliquei-lhe a tirar uma foto, mas ainda assim não ficou satisfeito. Fez o gesto de quem quer pegar no selfie stick e quis carregar para tirar a foto. Não percebeu que no manípulo estava o botão e decidiu carregar no botão do telefone… saiu esta foto de destaque que guardo carinhosamente. Riu-se e ficou a olhar para a maquinaria. Agradeceu e foi-se embora.

Neste mesmo local, mas dentro do Museu, um grupo de mulheres, que tinha assistido a esta cena com o senhor, pediu-me também para tirar fotos com elas. Primeiro, pensei que queria também elas experimentar o selfie stick, mas não! Queriam que eu entrasse na fotografia! E tiramos uma, todas juntas… Nunca me pediram para lhes enviar a fotografia. Viram a foto admiradas (que ficou bastante desfocada porque era no interior e escuro), agradeceram e foram-se embora para a vida delas todas contentes.

Leia mais sobre a viagem na Turquia no Viaje Comigo.

Desafio 2017 – #12 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”.

Museu da Ordem Mevlana - Konya - Turquia ©Viaje Comigo

Museu da Ordem Mevlana – Konya – Turquia ©Viaje Comigo

Dervishes em Loja de Konya - Turquia ©Viaje Comigo

Dervishes em Loja de Konya – Turquia ©Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo