Jorge o o seu Cadillac - Havana - Cuba © Viaje Comigo Jorge o o seu Cadillac - Havana - Cuba © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 8, 2017

Os carros históricos de Havana

Américas/ Cuba [ Uma fotografia por dia... ]

Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens! A imagem de hoje, dia 8 de janeiro, relembra-me uma viagem inesquecível.

Sonho voltar a Cuba. Conhecê-la melhor e mostrar mais sítios, do que os de Havana e Varadero onde estive. Ir mais para o interior e explorar um país onde somos muito bem recebidos. Diz-se que vêm aí os ventos de mudança para Cuba, em termos económicos e comerciais, com a maior abertura aos Estados Unidos… a ver vamos!

Entretanto, enquanto não repito a viagem, recordo a que fiz em novembro de 2013. Num dos passeios que fiz na cidade de Havana, conheci o Jorge, o condutor do carro branco e cor de rosa que está na fotografia de destaque.

Os carros em Cuba são um mistério da mecânica. São as mesmas máquinas, há várias décadas, cuidadas carinhosamente pelos seus proprietários. E são o ganha-pão de muitos destes condutores. Encontramos Jorge sentado num muro, de charuto apagado na boca, a falar com outros colegas, ao lado de uma fila de carros todos eles clássicos, à porta do Hotel Nacional.

Perguntei o preço de uma viagem pelo centro de Havana no seu automóvel. Nem tentei negociar. Sabia que era o preço justo e considero sempre que é uma forma de ajudar a pessoa em causa, que sei que não ganhará muito dinheiro. Jorge aponta para o seu carro, um Cadillac todo branco, com pormenores cor de rosa, e diz “Vamos?”.

Entro e, com o calor, fico com as pernas coladas aos plásticos que cobrem os assentos. Mas, quando começamos a andar, soube bem o vento na cara, principalmente junto à beira-mar no Malecón. Jorge nunca acende o charuto que anda lá, na boca, de um lado para o outro. De vez em quando tira-o e vai-nos dizendo o nome dos locais por onde estamos a passar.

A curiosidade mecânica de quem me acompanha na viagem vai mais longe:

– Mas são vocês que tratam dos carros? Como é que eles aguentam estes anos todos?
– Sim somos! Claro que a maior parte deles já tem bastantes adaptações… no motor inclusive. Às vezes só por fora é que ainda é o carro original – ri-se Jorge.

A minha viagem começou no Hotel Nacional e terminou no Museu da Revolução – que depois fui visitar. Paguei 15 CUC por esta viagem turística em carro clássico. Aliás, é de salientar que todos estes carros, mais bem cuidados, são somente utilizados pelos turistas.

Leia mais em Viajar para Havana, Cuba, no Viaje Comigo.

Desafio 2017 – #8 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”.

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Carros de Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo