Meninos no jogo de futebol, Kerala © Viaje Comigo Meninos no jogo de futebol, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 4, 2017

Uma partida de futebol, Índia

Ásia/ Índia [ Kerala/ Uma fotografia por dia... ]

Começo este novo ano de 2017 com um desafio… colocar uma fotografia por dia, com a história que está por detrás da mesma.

Durante a viagem à região de Kerala, na Índia, foi-nos dada a oportunidade de ficarmos alojados, durante duas noites, em casas de indianos. Fiquei no Pranavam Homestays, em Wayanad, na região de Kerala, recebida (éramos um grupo de seis mulheres viajantes) por Ravindrmn e a esposa Rema Devi, um casal muito acolhedor.

Na altura em que lá ficamos instaladas, era altura de festa em Wayanad. Além de haver música, bem alta para todos ouvirem, e barracas com doçuras pela beira de estrada, ia haver um jogo muito importante naquela noite.

Fizeram-nos o convite e não tivemos como não ir. “É só um jogo de futebol”, pensei eu. Ficava no meio de campos de chá, um espaço de terra batida, a fazer lembrar os escalões baixos do desporto-rei, que não têm direito a relvado, natural ou sintético.

Mas, aquele foi o jogo mais pacífico que já vi. Os único berros que se ouviam era quando alguém marcava golo ou falhava de forma incrível (o que aconteceu umas 10 vezes, no máximo, em 90 minutos de jogo).
E era só nessas alturas que se manifestavam.

Os homens – sim só havia homens e nós éramos as únicas mulheres a assistir, o que suscitou alguma curiosidade entre os adeptos – estavam sentados, junto das linhas do campo, em cima da terra, ou mais acima, no meio dos campos de chá a assistir atentamente.

As crianças quando nos viram de câmaras fotográficas não saíram mais do nosso lado. Lá nos pediam para tirar-lhes fotos para depois se verem na câmara. E assim nos divertimos durante o jogo de futebol mais calmo e silencioso que alguma vez assisti. Sem ninguém a insultar ninguém. Sim, é possível. Ah! A equipa da casa (Pozhuthana) ganhou!

“As crianças que lá estavam rodearam-nos a pedir “selfies”. A certo momento, já estavam mais interessados nas fotografias do que jogo. De salientar que éramos 4 mulheres a assistir ao jogo… as únicas mulheres no meio de centenas de homens. Nunca nos sentimos a mais. Vinham ter connosco, perguntavam de que país éramos e diziam “boa viagem”. Nada mais. Era mesmo um sítio de paz.”

Leia mais no Viaje Comigo.

Desafio 2017 – #4 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”.

Jogo de futebol, Kerala © Viaje Comigo

Jogo de futebol, Kerala © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo