Viagens do Viaje Comigo 2016 © Viaje Comigo Viagens do Viaje Comigo © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 31, 2016

As viagens do Viaje Comigo em 2016: 10 países e 80 cidades

Preparar a viagem/ Viaje Comigo

Digo adeus a 2016, já cheia de saudades dos locais que descobri e principalmente das pessoas que fui conhecendo pelo caminho. De Portugal à Índia, de Espanha a Moçambique, da Itália à Tunísia e de França a Marrocos. Neste último ano, passei por 10 países diferentes e cerca de 80 cidades. E, claro,  Portugal nunca fica esquecido. Pelo contrário! Em 2016 fiz guias de várias cidades que visitei, desde o Minho até ao Algarve.

A entrada do novo ano (de 2015 para 2016) começou em Amesterdão na Holanda. Foi a segunda vez que lá estive, mas só desta consegui conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da capital holandesa. Podem ver o guia de Amesterdão aqui. Tenho mesmo de acrescentar aqui uma dica e sugerir um tour que fiz, que junta um passeio, por um dos mais carismáticos bairros de Amesterdão, e a gastronomia holandesa – veja aqui.

As bicicletas de Amesterdão © Viaje Comigo

As bicicletas de Amesterdão © Viaje Comigo

Em fevereiro de 2016, o mês foi pequeno demais para as viagens. Primeiro fui até à República Dominicana (especificamente com o Club Med), depois embarquei para a viagem de Kerala, na Índia.

Imagem tirada com selfie stick - Susana Ribeiro em Club Med Punta Cana © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Club Med Punta Cana © Viaje Comigo

Durante 15 dias estive naquela região indiana, acompanhado por 29 bloggers de viagens, de 24 países de todo o mundo. Podem ler toda a aventura em Kerala clicando aqui, em diversos textos que falam desde a gastronomia até à cultura indiana. Foi uma viagem inesquecível!

Ioga em Bamboo Rafting, Kerala © Viaje Comigo

Ioga em Bamboo Rafting, Kerala © Viaje Comigo

Em Ponte de Lima, no mês de março, fui conhecer o Carmo’s Boutique Hotel, um dos mais bonitos alojamentos de Portugal. Luxuoso mas que nos faz sentir em casa.

Vista da piscina do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vista da piscina do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Em abril de 2016, fui até ao Fundão para ver as cerejeiras em flor (pela primeira vez!). É uma altura lindíssima do ano e as árvores (de cerejas) ficam cobertas de flores brancas. O cenário natural é espetacular – e visto do passeio de balão que fizemos ainda melhor.

Cerejeiras em flor - Fundão © Viaje Comigo

Cerejeiras em flor – Fundão © Viaje Comigo

Em maio de 2016, fui descobrir, pela primeira vez, a Tunísia. Uma viagem que passou por vários locais: a capital Tunes, a ilha de Djerba, El Jem e o seu anfiteatro, a Ilha dos Flamingos, Hammamet, Erriadh a arrebatadora Sidi Bou Said.

Arcos da Medina de Djerba, Tunísia © Viaje Comigo

Arcos da Medina de Djerba, Tunísia © Viaje Comigo

Regressada a Portugal, fui a um local próximo de casa… mas que conhecia muito pouco, ou melhor quase nada conhecia! Em Felgueiras, visitei os monumentos, visitei as quintas de vinhos e provei a gastronomia local, sem esquecer o famoso pão de ló de Margaride.

Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

Em junho foi a Grécia que me chamou. Fui conhecer a Ilha de Evia (onde está um Club Med de Gregolimano), a vila de Saint Georges e ainda consegui dar uma volta de 24 horas por Atenas.

Montanha do Club Med Gregolimano - Grécia © Viaje Comigo

Montanha junto ao Club Med Gregolimano – Grécia © Viaje Comigo

Sempre que passo por Lisboa, aproveito também para conhecer novos locais que possam dar dicas no Viaje Comigo. Em junho fiquei no Czar Lisbon Hotel, e já em abril tinha ido conhecer o recém-aberto hotel Palácio do Governador e provar a nova ementa Restaurante Flores do Bairro com o trabalho do chef Bruno Rocha.

Mais recentemente fiquei num apartamento em Alfama, o Lata de Sardinha – pode saber mais aqui – e fui experimentar o restaurante Alma, do chef Henrique Sá Pessoa, que pouco tempo depois ganhou uma estrela Michelin.

Quarto do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

Quarto do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

Também na minha cidade, no Porto, costumo ser “turista” e vou conhecer restaurantes e hotéis. Em 2016, visitamos o NH Collection Porto Batalha, o RIB BEEF & WINE está integrado no hotel Pestana Vintage Porto

Em julho, fiquei no Hotel Solverde Spa & Wellness Center, que fica mesmo junto ao mar, entre Espinho e Vila Nova de Gaia. E, nesse mesmo mês, voltei a um dos que considero ser um dos hotéis mais originais e bem pensados de Portugal: o Monverde – Wine Experience Hotel.

Piscina exterior do Monverde - Wine Experience Hotel © Viaje Comigo

Piscina exterior do Monverde – Wine Experience Hotel © Viaje Comigo

Também em junho, por volta do S. João, fui até Aveiro (e voltei lá uns meses mais tarde) para conseguir revistar esta cidade que tanto gosto. Com esses passeios foi criado um guia de Aveiro com todas as dicas necessárias para visitar a cidade e arredores. E também tem sugestões de alojamento em Aveiro.

Moliceiro e Arte Nova - Aveiro © Viaje Comigo

Moliceiro e Arte Nova – Aveiro © Viaje Comigo

Continuei com viagens por Portugal e fui a uma das minhas regiões favoritas: o Douro. Primeiro passei pela Quinta da Pacheca, em Lamego, passeei pelo Pinhão, fiquei no Vintage House Hotel e visitei a Quinta da Roêda.

Vista do quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo

Vista do quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo

Em julho fui chamada a Paris, de França 😀 Já tinha estado em Paris há muitos anos, por isso, desta vez a viagem foi diferente… com mais tempo para museus. Da primeira vez não tinha conseguido ir ao Louvre e desta vez ainda juntei a visita ao Hôtel National dês Invalides.

Quadros no Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

Foi uma viagem memorável, ainda por cima durante o campeonato europeu de futebol. Estive lá quando Portugal passou à final e foi uma emoção muito grande. Vi o jogo do topo da Torre Eiffel e vibrei com os festejos de todos os portugueses que estavam e moram em Paris.

Força Portugal na Torre Eiffel © Viaje Comigo

Força Portugal na Torre Eiffel © Viaje Comigo

Também no início de julho fui até Chaves. O pretexto da visita foi a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, mas depois aproveitei para ficar a conhecer ainda melhor. Aqui estão as sugestões.

Jardins da Torre de Menagem de Chaves © Viaje Comigo

Jardins da Torre de Menagem de Chaves © Viaje Comigo

Passei por Peniche e gosto de ir pelo menos uma vez por ano ao Algarve. No verão de 2016, fui conhecer vários alojamentos por terras algarvias. Foi o caso do São Rafael Atlântico Hotel; o Epic Sana Algarve; o Vidamar Resort Algarve; o Salgados Palace; o Monte Santo Resort; Pestana Alvor Praia; e o hotel ibis Faro. Ainda aproveitei para visitar o restaurante do Duna Douradas Beach Club.

Vista da varanda do quarto no Vidamar Algarve © Viaje Comigo

Vista da varanda do quarto no Vidamar Algarve © Viaje Comigo

Em setembro, resolvi continuar visitar o que me está próximo. Aqui, ao lado do Porto, a cidade de Vila Nova de Gaia tem a bonita localidade piscatória da Afurada.

Padaria e bicicleta na Afurada, Vila Nova de Gaia © Viaje Comigo

Padaria e bicicleta na Afurada, Vila Nova de Gaia © Viaje Comigo

Em outubro, a convite do projeto Italian Wonder Ways, fui fazer os Caminhos de S. Francisco na Via Amerina, de Assis a Roma. Uma viagem, de uma semana, que atravessou as regiões da Umbria, Lazio e Roma e passou por várias cidades como Avignamo Umbro, Castel dell’Aquila, Amelia, Orte, Gallese, Cochiano, Civita Castellana, Morticelli, Nepi, Campagnano, La Storta, passando pela Insugherata Natural Reserve até Roma e o Vaticano.

Via Amerina - Italian Wonder Ways © Viaje Comigo

Via Amerina – Italian Wonder Ways © Viaje Comigo

O mês de outubro foi muito intenso com duas viagens: para Andaluzia, em Espanha, e um périplo pelo norte de Marrocos, que passou por Tânger, Tetouan, Chefchaouen, Fez, Rabat e Casablanca.

Pelas ruas de Chefchaouen, Marrocos © Viaje Comigo

Pelas ruas de Chefchaouen, Marrocos © Viaje Comigo

Na Andaluzia, também em outubro, fui descobrir os Caminos de Pasión, que passam por 10 municípios: Alcalá la Real, em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija, Osuna e Utrera em Sevilha.

Carmona - Andaluzia © Viaje Comigo

Rua pedonal de Carmona – Andaluzia © Viaje Comigo

Em novembro de 2016, fui pela primeira vez a Moçambique. Em Maputo fiquei alojada no Polana Serena Hotel e, na Ponta do Ouro, no paradisíaco White Pearl Resort. Uma viagem inesquecível!

Piscina do Polana Serena Hotel, Maputo © Viaje Comigo

Piscina do Polana Serena Hotel, Maputo © Viaje Comigo

White Pearl - Ponta Mamoli - Moçambique © Viaje Comigo

White Pearl – Ponta Mamoli – Moçambique © Viaje Comigo

Agora no final do ano, já em Portugal, fui visitar Vila do Conde e estão aqui as sugestões.

E o que virá em 2017? Fiquem atentos ao Viaje Comigo! Boas viagens!

Vila do Conde - Portugal © Viaje Comigo

Vila do Conde – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo