Arcopédico nos pés DR
Publicado em Dezembro 9, 2016

Conhecer a Arcopédico e os sapatos leves e de conforto

Shopping

A Arcopédico é uma marca da empresa ROPAR SA, que existe desde 1966, e tem fábrica situada em Vila do Conde. Porque é uma das mais criativas empresas de calçado portuguesas, decidiu programar uma presstrip para dar a conhecer o seu trabalho, não só no calçado mas também as inovações nos materiais que compõem o calçado. E porque falamos dela aqui, num site de viagens?

No geral, um par de sapatos desta marca – de calçado de conforto – pesa 120 gramas! Sim, leu bem! Apenas 120 gramas. O que os faz com que sejam o calçado perfeito para levar em viagem, sem pesar na mala, além de serem extremamente confortáveis.

Botas - Arcopédico © Viaje Comigo

Botas – Arcopédico © Viaje Comigo

Na fábrica Arcopédico © Viaje Comigo

Na fábrica Arcopédico © Viaje Comigo

Botins - Arcopédico © Viaje Comigo

Botins – Arcopédico © Viaje Comigo

A empresa tem sede em Vila do Conde e, por isso mesmo, fomos conhecer melhor essa cidade, no norte de Portugal, com os sapatos Arcopédico nos pés. Um dia inteiro, com caminhadas na cidade, e no final do dia estávamos rendidos ao quão confortáveis eram os sapatos.

Os sapatos da A’rcopédico são únicos no mundo por diversas razões e porque contam com patentes registadas a nível mundial. Neste momento, esta marca portuguesa vende para mais de 50 países pelos cinco continentes.

Sapatilhas - Arcopédico © Viaje Comigo

Sapatilhas – Arcopédico © Viaje Comigo

A marca foi fundada em 1966 pelo professor Elio Parodi – cuja família se mantém na administração da empresa – que se interessou pela anatomia do pé. Um interesse de tal forma grande que criou várias invenções, como foi o caso da gáspea elástica (que se adapta a qualquer pé).

A sua ideia? Desenvolver um sapato que ia respeitar a anatomia natural do pé, permitindo a qualquer pessoa caminhar com conforto.

Sapatos - Arcopédico © Viaje Comigo

Sapatos – Arcopédico © Viaje Comigo

Modelo senhora - Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Modelo senhora – Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Sabrinas - Arcopédico © Viaje Comigo

Sabrinas – Arcopédico © Viaje Comigo

Além disso, o professor Elio Parodi estudou e desenvolveu o sistema de apoio em duplo arco, que é nada mais do que uma sola ultra-leve desenhada para apoiar e acompanhar o arco do pé, garantindo também um correto posicionamento da coluna vertebral. A parte superior do sapato é techno-elastic e ajusta-se ao pé de forma natural.

Caixa Arcopédico © Viaje Comigo

Caixa Arcopédico © Viaje Comigo

Mas são muitas mais as invenções e as linhas que fazem parte da Arcopédico:

– tem a linha Lytech com biomembrana flexível – uma marca exclusiva da A’rcopédico – produzida com materiais isentos de substância tóxicas nocivas para a saúde e para a natureza. Respirável e com elasticidade controlada, tem uma gáspea elástica cuja densidade volumétrica é cuidadosamente controlada;

– a Linha Nature é caraterizada pelo uso de peles tipicamente usadas em vestuário. Ou seja, uma pele muito fina, com tratamento especial, que a torna mais suave e elástica, permitindo que o sapato se molde à forma do pé. Para tornar resistente ao desgaste é usada uma resina muito fina no acabamento do sapato;

Botins brilhantes - Arcopédico © Viaje Comigo

Lux – Botins brilhantes – Arcopédico © Viaje Comigo

– a Linha Classic é fabricada em malha tricotada, o que garante o volume volumétrico. Foi a tecnologia inventada em 1966 com a malha especial em fibra de nylon;

– a Linha Elstech usa um tecido especial, o elastano, em toda a parte superior. “Nasceu como uma combinação única de um material elástico bi-direcional colorido e uma construção cuidadosamente estudada do sapato”, explica a empresa.

Sandálias - Arcopédico © Viaje Comigo

Sandálias na fábrica- Arcopédico © Viaje Comigo

E os estudos continuam hoje em dia. Nos Laboratórios de Biomecânica do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial – são feitos ensaios para o Projeto Star Shoes, lançado pela Arcopédico, e que se tornará algo totalmente inédito no mundo.

“O projeto Star Shoes, em curso, convidou 2400 clientes de 19 países a deixarem impressos os pés em caixas fenólicas. As caixas já estão na posse da Ropar, que a partir daqui irá traçar um mapa mundo dos pés dos habitantes do globo. O objetivo do estudo é aproximar a produção a um nível cada vez mais real dos clientes em todo o mundo.
Os resultados da investigação serão objeto de uma nova patente e irá permitir lançar um novo produto inovador para o mercado”. Esse é o futuro trabalho desta empresa.

Modelos senhora - Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Modelos senhora – Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

E, muito em breve, vão ter também uma nova linha muito colorida e que vai agradar a várias idades… Nós já a vimos, e experimentámos, e em breve vamos poder divulgar… mas já ficamos rendidos ao quão confortáveis e divertidos são estes novos sapatos.

Na fábrica Arcopédico © Viaje Comigo

Na fábrica Arcopédico © Viaje Comigo

Outra ideia que tem vindo a mudar, com o passar dos anos, é que o sapato confortável pode também ser de moda e bonito, com modelos que se destacam. A Arcopédico tem vindo a trabalhar nesse sentido e apresenta já diversos modelos diferentes, mas mantendo sempre os modelos originais que continuam a ser um sucesso no mundo inteiro.

Modelos senhora - Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Modelos senhora – Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Loja Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

Loja Arcopédico no Porto © Viaje Comigo

A Arcopédico vende online mas também tem lojas físicas em Portugal, Espanha e noutros países pelo mundo fora.

Agradecemos o convite da Arcopédico para visitarmos a sua empresa, assim como o acompanhamento do Turismo de Vila do Conde, o acolhimento do Santana Hotel & Spa, a boa gastronomia e a simpatia com que nos receberam nos restaurantes Traça, no Porto, e O Cangalho, em Vila do Conde, e ainda à Ane Tours por nos ter transportado.

Restaurante Traça Porto © Viaje Comigo

Restaurante Traça Porto © Viaje Comigo

Vista do restaurante do Santana Hotel & Spa, Vila do Conde © Viaje Comigo

Vista do restaurante do Santana Hotel & Spa, Vila do Conde © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo