Portugália despede-se do Fokker “Albatroz” - DR
Publicado em Novembro 29, 2016

Primeiro avião da Portugália voou hoje pela última vez com a mesma tripulação de há 26 anos

Preparar a viagem [ Voos ]

Em 1990, “Albatroz” foi o nome atribuído ao primeiro avião da Portugália e hoje, dia 29 de novembro de 2016, este Fokker fez o seu último voo.  E assim se tornou o Fokker com mais horas de voo ao nível da frota F100 mundial, tendo atingido as 65.453 horas de voo, neste mês de novembro.

O último Fokker em operação aterrou hoje, às 13h30, no Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa, completando o trajeto Porto-Lisboa, tal como realizou no seu voo inaugural. Esta aeronave fecha assim um ciclo de 26 anos de operação, com a realização deste último voo comercial com o número TP1937.

“Albatroz” foi o nome atribuído ao primeiro avião da Portugália, que iniciou a sua operação no dia 7 de julho de 1990. A Companhia despede-se hoje deste que foi o seu primeiro avião e que marcou a geração de aeronaves do seu segmento, continuando ainda ao serviço de muitas Companhias por todo o mundo. Este foi um dos últimos equipamentos a voar ainda com a imagem da Portugália, atualmente em operação sob a marca comercial TAP Express.

Neste voo marcaram presença Peter Somers, Presidente da Fokker e Luiz Lapa, Director Geral da Portugália/TAP Express, entre muitos outros convidados ligados à história deste avião e da empresa. Dos quatro tripulantes de cabina que realizaram o primeiro voo deste avião, três tiveram oportunidade de se despedir e de desempenhar as suas funções, pela última vez, a bordo desta aeronave.

Após o último voo do “Albatroz”, a frota regional da TAP, que foi integralmente renovada ao longo deste ano e é constituída por modernas aeronaves Embraer 190 e ATR 72, passa a voar, na totalidade, com as cores da TAP Express, operando hoje a frota mais eficiente entre as companhias regionais da Europa.

Como Companhia Área Regional, a Portugália foi uma das mais premiadas do seu segmento, refletindo essas distinções o reconhecimento da sua excelência no serviço e no produto. Entre 2001 e 2007, a Portugália foi premiada como Melhor Companhia Aérea Regional da Europa.

Em 2007, a Companhia passou a integrar a TAP e opera hoje sob a nova marca comercial TAP Express, lançada em março deste ano no âmbito do projeto de uniformização da imagem comercial da TAP.

Tripulação - Legenda da fotografia (da esquerda para a direita): Francisco Claro (Oficial Piloto), Cristina Saraiva (Chefe de Cabina), André Seiz (Chefe de Cabina), Sandra Praça (Chefe de Cabina) e Mário Quintanilha (Comandante)

Tripulação – Legenda da fotografia (da esquerda para a direita): Francisco Claro (Oficial Piloto), Cristina Saraiva (Chefe de Cabina), André Seiz (Chefe de Cabina), Sandra Praça (Chefe de Cabina) e Mário Quintanilha (Comandante)

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo