Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 22, 2016

Onde dormir em Lisboa? Na Lata de Sardinha

Alojamento/ Portugal [ Lisboa ]

Da última vez que fiquei em Lisboa, optei por ficar num apartamento mesmo no meio de Alfama. Chama-se Lata de Sardinha (já vão perecer porquê!) e fica num beco no meio daquele típico bairro lisboeta, onde porta-sim porta-não, há casas com espetáculos de fado ao vivo.

Esta este pequeno apartamento, perto de muitos pontos de interesse turístico, é ótimo para quem de facto estar no meio de um ambiente tipicamente lisboeta e sentir a cidade. Fica a 12 minutos a pé da estação de metro do Terreiro do Paço.

Cama da Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Cama da Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

O apartamento está num edifício que foi totalmente restaurado e, em cada andar, está um apartamento diferente. A
Lata de Sardinha fica no último andar – num quarto piso, sem elevador – e, apesar de pequeno, tem um ambiente muito acolhedor e fresco. Veja o vídeo:

Mal entra no pequeno apartamento vai reparar porque se chama Lata de Sardinha: primeiro porque, não querendo ser redundante, é pequenino como uma lata de sardinha (mas não tão pequeno assim! :D) e, depois, porque toda a decoração está em torno do tema da lata de sardinha.

Um dos destaques é o graffiti pintado por um SMILE (Ivo Santos – #smile1art), “um dos mais famosos artistas de arte urbana portugueses”, diz-nos Patrícia, a proprietária do apartamento. A pintura está em redor da cama e junto da entrada, dando um ambiente mais marítimo.

WC Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

WC Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

A casa é perfeita para quem quer ficar num bairro típico lisboeta por alguns dias. É pequeno e por isso só dá para duas pessoas. Depois da porta de entrada tem a cama à sua frente e, logo ao lado, o balcão de cozinha e uma mesa de parede com duas cadeiras.

A casa de banho tem um chuveiro e uma janela no telhado que deixa ver os turistas num dos miradouros de Lisboa. É ótimo ter luz natural neste espaço onde brilham os azulejos, também tipicamente portugueses.

Janela do WC Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Janela do WC Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Na decoração está a razão do nome deste estúdio: as sardinhas estão em pequenos espelhos; estão espalhadas pela cama, com duas enormes almofadas; estão em pratos, canecas, etc… e até no porta-chaves da casa.

E mimos para hóspedes, há muitos! Primeiro é-lhe oferecido um íman de sardinha, que vai levar de recordação para sua casa; deixam-lhe também café em cápsulas para a máquina e ainda um pacote de bolachas, cortesia para o pequeno-almoço, caso não tenha tempo de comprar nada entretanto.

Iman Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Iman Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Aqui ao lado há muitos restaurantes com comida típica portuguesa e com espetáculos de fado, ou seja, o paraíso de qualquer turistas que não conheça Lisboa. Mas, mesmo para quem conhece, ficar no centro de Alfama é muito diferente do que ficar noutro local qualquer. Aqui respiram-se as tradições populares.

Quadros nas escadas do prédio da Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Quadros nas escadas do prédio da Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Nota:
– é um quarto andar sem elevador e com escadaria apertada. Esta dica é mais para quem leva malas muito grandes
– como aquela zona – frente à Casa dos Bicos – está em obras não é fácil andar com malas em cima da gravilha, por isso, tente ir por uma das ruas mais acima (que vão dar à Sé de Lisboa)
– Tem ar condicionado para os dias mais quentes
– Para os dias mais frios tem mantas extra no armário
– Tem secador de cabelo
– Tem toalhas de banho para 2 pessoas

Cozinha da Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Cozinha da Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES
Lata de Sardinha
Morada: Alfama, Lisboa
Não colocamos aqui a morada porque os proprietários preferem combinar diretamente com os hóspedes e combinam, como ponto de encontro, junto do Museu do Fado.

Cozinha da Lata de Sardinha - Alfama - Lisboa © Viaje Comigo

Cozinha da Lata de Sardinha – Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo