Web Summit © Viaje Comigo Web Summit © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 15, 2016

Viaje Comigo na Web Summit de Lisboa

Eventos

De 7 a 10 de novembro de 2016 realizou-se na FIL e Meo Arena, no Parque das Nações, em Lisboa, a Web Summit – a maior conferência tecnológica do mundo – evento que vai regressar à capital portuguesa em 2017 e 2018.

Meo Arena cheia para a Web Summit © Viaje Comigo

Meo Arena cheia para a Web Summit © Viaje Comigo

A também chamada de “Davos para Geeks”, é conhecida por ser um evento de empreendedorismo e tecnologia. Há conferência para refletir, para incentivar, e outras que pretendem dar um alento a quem está a tentar lançar empresas na área.

Meo Arena cheia para a Web Summit © Viaje Comigo

Meo Arena cheia para a Web Summit © Viaje Comigo

De noite, há festas que pretendem juntar os participantes, de forma descontraída, e também fomentar a trocar de contactos – onde também já se fecharam muitos negócios e cedidos apoios para empresas que estão a surgir.

Momentos de relaxamento no exterior e a aproveitar o bom tempo em Lisboa - Web Summit © Viaje Comigo

Momentos de relaxamento no exterior e a aproveitar o bom tempo em Lisboa – Web Summit © Viaje Comigo

E, durante o dia, os participantes não ficam fechados o tempo todo na cimeira tecnológica. Muitos andavam – dava para ver que eram da Web Summit, porque todos tínhamos uma pulseira azul na mão direita – pela cidade, a conhecer as maravilhas de Lisboa.

Nas conferências abordam-se temas variados: conteúdos, design, código, desporto, sociedade, tecnologia, saúde, marketing, redes sociais, realidade virtual, moda, entre outros.

Credencial da Web Summit © Viaje Comigo

Credencial da Web Summit © Viaje Comigo

Quase no início deste ano, recebi um convite de Women in Tech – dedicado a mulheres que estão ligadas às novas tecnologias – para ir ao evento. Com tanta antecedência, achei sempre que não ia conseguir estar presente. No entanto, porque estava em Portugal, aproveitei para ir a Lisboa conhecer este mega-evento e não fiquei nada arrependida de o fazer. Se mais tempo durasse, mais tempo eu tinha lá ficado.

A maior parte das conferências são muito interessantes e o único problema é como conseguirmos assistir a tantas, em pavilhões diferentes, com os mesmo horários.

Panda Conf - Web Summit © Viaje Comigo

Panda Conf – Web Summit © Viaje Comigo

A escolha era difícil, ainda assim as conferências estarão disponíveis online. Por isso mesmo, muita gente vai mais para fazer contactos do que unicamente assistir às conversas, por muito interessantes que sejam.

Women in Tech Lounge - Web Summit © Viaje Comigo

Women in Tech Lounge – Web Summit © Viaje Comigo

O Lounge do Women in Tech era um dos locais mais agradáveis do evento. Um espaço de conversas, apresentações e troca de cartões e experiências entre mulheres que trabalham todos os dias com tecnologia. E houve mesmo quem levasse os seus filhos, tendo este pequeno recanto apoiado por um bar e mesas e cadeiras.

Mães no Women in Tech Lounge - Web Summit © Viaje Comigo

Mães no Women in Tech Lounge – Web Summit © Viaje Comigo

Não sendo o Viaje Comigo uma startup, o que tinha interesse para mim: assistir a algumas conferências, principalmente que falassem de Marketing e Conteúdos. Sendo eu jornalista sou, portanto, produtora de conteúdos. Também fui espreitar as aplicações (Apps) relacionadas com viagens e algumas eram bastante interessantes.

Entre as várias conferências que vi, durante três dias de Web Summit, destaco estas:

– A conferência sobre o Marketing e Redes Sociais do clube Manchester United

Manchester United - Web Summit © Viaje Comigo

Manchester United – Web Summit © Viaje Comigo

– Antigos e atuais jogadores de futebol foram mostrar como a tecnologia pode ser uma forma de investimento fora dos campos. O caso de Figo: tem atualmente uma App que faz scouting a jovens jogadores, por exemplo.

Conferência com Ronaldinho na Web Summit © Viaje Comigo

Conferência com Ronaldinho na Web Summit © Viaje Comigo

Conferência com Figo na Web Summit © Viaje Comigo

Conferência com Figo na Web Summit © Viaje Comigo

– O ator Joseph Gordon-Levitt é também empreendedor e criou a hitRECord, que é uma comunidade online, onde qualquer um pode publicar um trabalho: desde um livro a um filme, por exemplo. Também diz o ator que trabalhando em conjunto se consegue melhores resultados do que isolado.

Joseph Gordon-Levitt na Web Summit © Viaje Comigo

Joseph Gordon-Levitt na Web Summit © Viaje Comigo

– Infelizmente não consegui ir assistir à conferência da TAP onde esteve David Neeleman, a falar de Marketing. Mas, fui visitar o inovador stand da companhia. Aqui podia-se colocar uns óculos de Realidade Virtual para perceber como vão ser os interiores do A330neo da Airbus. Também tinha dois assentos que podia testar – eu testei e são super confortáveis.

Stand da TAP - Web Summit © Viaje Comigo

Stand da TAP – Web Summit © Viaje Comigo

A testar os novos aviões TAP - Web Summit © Viaje Comigo

A testar os novos aviões TAP – Web Summit © Viaje Comigo – que assentos tão confortáveis!

– No palco Content Makers havia sempre temas diferentes a serem abordados. Algumas conferências eram exemplos de sites/blogs que se internacionalizaram e que são atualmente empresas com biliões de leitores. Uma outra – da fotografia abaixo – abordou os programas de televisão e blogues de gastronomia – algo que também me interessou muito.

Content Makers na Web Summit © Viaje Comigo

Content Makers na Web Summit © Viaje Comigo

Números da Web Summit:

– Mais de 53 mil visitantes: 7.787 são portugueses; 7.486 do Reino Unido; 4.175 da Alemanha; 4.058, da Irlanda.
– De 166 países
– 15 palcos
– 34.700 lugares sentados
– Mais de 20.000 empresas
– 1490 startups presentes
– 1300 inesvtidores
– 677 oradores
– 2.000 jornalistas
– 4 milhões de visualizações dos diretos do Facebook
– 1,8 milhões de mensagens no chat da App do Web Summit
– 97 mil pastéis de nata foram consumidos

Startups com aplicações na Web Summit © Viaje Comigo

Startups com aplicações na Web Summit © Viaje Comigo

Recorde-se que há seis anos, na primeira edição da Web Summit, em Dublin, registaram-se 400 participantes. Em relação ao ano passado, o número de participantes duplicou.

No último dia do evento começámos a receber, na aplicação da Web Summit, o aviso de que já estavam à venda os bilhetes para a edição de 2017, por 300€. Quem vai à próxima edição?

Susana Ribeiro na Web Summit © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Web Summit © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo