No banco de jardim - Carmona © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 22, 2016

Descobrir os Caminos de Pasión, na Andaluzia, Espanha

Espanha/ Europa/ Notícias [ Andaluzia ]

No início de outubro de 2016, o Viaje Comigo foi convidado para fazer parte de um grupo de jornalistas que ia conhecer os Caminos de Pasión, na Andaluzia, no sul de Espanha.

E o que são os Caminos de Pasión? É uma rota turística que dá a descobrir locais que estão intimamente relacionados com a Semana Santa, mostrando o seu património histórico e artístico, a gastronomia, o artesanato e, no fundo, todas as tradições que caraterizam os dez municípios da Andaluzia que pertencem a esta rota.

Rua de Utrera - Andaluzia © Viaje Comigo

Rua de Utrera – Andaluzia © Viaje Comigo

Durante seis dias fomos conhecer cada um desses 10 municípios – Alcalá la Real, em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija, Osuna e Utrera em Sevilha – ficando com vontade de voltar com mais tempo a muitos deles.

Apesar de a Semana Santa ser a festa maior desta região, e especialmente de cada um destes municípios, garantimos que cada um deles vale a pena visitar em qualquer altura do ano – tenha apenas em atenção que esta região da Andaluzia tem temperaturas muito elevadas durante o verão. Em breve, faremos o guia mais pormenorizado de cada uma destas terras que visitamos.

Santuário de Consolacion - Utrera © Viaje Comigo

Santuário de Consolación – Utrera © Viaje Comigo

Começámos a nossa visita em Utrera, que tem mais de 52 mil habitantes, e fizemo-lo a partir do Santuário de Consolación. Mas só quando chegarmos ao centro da cidade é que percebemos a vida que a mesma tem… e com muitas crianças que brincam nas ruas e praças.

Nas ruas de Utrera © Viaje Comigo

Nas ruas de Utrera © Viaje Comigo

Santuário de Consolacion - Utrera © Viaje Comigo

Santuário de Consolacion – Utrera © Viaje Comigo

Ainda no centro da cidade, fomos até à Plaza del Altozano, onde pudemos fazer uma degustação de um doce tradicional desta terra: o Mostachón de Utrera (uma espécie e bolacha mole, com sabor a canela). Aconselhámos a que provem e podem trazer convosco também!

Mostachones - Utrera © Viaje Comigo

Mostachones – Utrera © Viaje Comigo

Ao fazermos uma visita pelo centro histórico, fomos visitar o ateliê da escultora de arte sacra Encarna Hurtado e ver como são feitas muitas das peças tradicionais que são levadas em procissões da Semana Santa ou noutras situações igualmente religiosas.

Jantamos por Utrera, no Restaurante El Arco – um dos melhores que experimentamos durante esta semana pela Andaluzia. A não perder se puderem… as tapas são muito bem confecionadas e vale mesmo a pena passar por lá.

Sala do Ayuntamiento - Utrera © Viaje Comigo

Sala árabe do Ayuntamiento – Utrera © Viaje Comigo

Durante esta semana na Andaluzia ficamos instalados em dois hotéis. Primeiro, no centro de Carmona na Posada de San Fernando, que está num edifício do século XIV, com vista para a praça central de Carmona. O segundo foi em Cabra, mais afastado do centro e falamos dele mais abaixo.

No dia seguinte, partimos para Écija. Fomos conhecer a tradição do cavalo andaluz – que é um dos mais antigos cavalos do mundo – na Yeguada Cárdenas, onde nascem e são criados estes belos animais.

Yeguada Cardenas - Écija © Viaje Comigo

Yeguada Cardenas – Écija © Viaje Comigo

De seguida fomos conhecer o centro histórico de Écija (que tem mais de 40 mil habitantes), passando por várias igrejas, entre as quais a Iglesia de la Limpia Concepción de Neutra Señora, conhecendo a Casa-Palacio de los Palma e o Museu Histórico Municipal Palacio de Benamejí. O almoço foi, aliás, no restaurante deste Museu e posso dizer que no Restaurante las Ninfas se come muito bem!

Museu Histórico Municipal Palacio de Benamejí - Écija © Viaje Comigo

Museu Histórico Municipal Palacio de Benamejí – Écija © Viaje Comigo

Ruas de Écija © Viaje Comigo

Ruas de Écija © Viaje Comigo

 Iglesia de la Limpia Concepción de Neutra-Señora - Écija © Viaje Comigo


Iglesia de la Limpia Concepción de Neutra-Señora – Écija © Viaje Comigo

Depois de Écija, fomos calcorrear as ruas de Carmona. A partida da nossa rota foi feita no Posto de Turismo, aproveitando logo para subir às muralhas na Alcázar Puerta de Sevilla, de onde se tem uma vista panorâmica (espetacular) para todo o casario branco de Carmona.

Vista de Alcázar Puerta de Sevilla-Carmona © Viaje Comigo

Vista de Alcázar Puerta de Sevilla-Carmona © Viaje Comigo

Descobrindo muitos dos monumentos de Carmona, fomos explorar com maior tempo a Iglesia de Santa María e Museo Histórico Municipal. Pela noite, o jantar foi feito no Bar-Taberna Mingalario, ao estilo de tasca, onde são servidas variadas tapas.

Estavam muitos locais e turistas no restaurante, é um local bastante concorrido, mas achamos que não fomos nada bem servidos, nem pelo tempo de espera (enorme entre pratos) nem pela qualidade do que nos foi servido. Uma pena, porque nos tinham garantido que aqui se comia bem… nós não podemos dizer o mesmo…

No bando de jardim - Carmona © Viaje Comigo

No bando de jardim – Carmona © Viaje Comigo

Museu de Carmona © Viaje Comigo

Museo Histórico Municipal de Carmona © Viaje Comigo

Ainda à noite, em Carmona, foi possível assistirmos a uma das fases preliminares de um Concurso Nacional de Cante Flamenco na Peña Amigos de la Guitarra, uma associação local. Os novos talentos nacional desta tradição cultural vão sair deste evento.

No terceiro dia fomos a Osuna. Ultimamente fala-se de Osuna por ter sido escolhida para filmagens da famosa série “Guerra dos Tronos” e ter um museu dedicado à série… mas Osuna é muito mais!

Ruas de Osuna © Viaje Comigo

Ruas de Osuna © Viaje Comigo

Principalmente porque tivemos o privilégio de sermos recebidos pela (famosa) Rosario. Dizemos famosa porque esta guia é verdadeiramente a preciosidade da Colegiata de Osuna. É engraçada, meio-ditadora (“não vai tirar fotos enquanto eu estiver a explicar. Eu falo e tira depois”. Mas, no final, é a ela que temos de agradecer por ser uma visita tão interessante com tantas histórias das obras e espaços que aqui estão!

Ali perto, fomos conhecer os espaços da Universidade e o Monasterio de la Encarnación foi-nos mostrado por uma das Irmãs que lá vivem.

Descemos as ruas pitorescas de Osuna, para irmos dar ao centro histórico. Era uma manhã de sábado e havia um mercado de rua com muita gente a vender e a comprar. As crianças riam alto e brincavam numa área com insufláveis e um comboio turístico partia cheio para passeios no centro.

A tudo isto assistimos quando nos sentamos na esplanada interior do Casino de Osuna, com vista para a praça e jardim central. Foi um momento de descanso antes de voltarmos a caminhar para conhecer as casas senhoriais – ou pelo menos as fachadas de bonitos edifícios – em Osuna.

Colegiata de Osuna © Viaje Comigo

Colegiata de Osuna © Viaje Comigo

A olhar Osuna © Viaje Comigo

A olhar Osuna © Viaje Comigo

Saímos de Osuna para irmos almoçar a Puente Genil ao Restaurante Casa Pedro que também se tornou um dos favoritos desta viagem. Gostamos de tudo, mas adoramos um prato: o salmorejo.

Salmorejo do Restaurante Pedro em Puente Genil © Viaje Comigo

Salmorejo do Restaurante Pedro em Puente Genil © Viaje Comigo

Em Puente Genil, fomos descobrirmos o passado da região à Villa Romana de Fuente Álamo, com importantes descobertas. De seguida, e porque esta terra é conhecida pelos marmelos, fomos à Sede (em espanhol chamam-lhe Cuartel) “El Cirio” – uma das irmandade envolvidas nos festejos da Semana Santa – onde fomos aprender a fazer marmelada à moda da terra… e com anfitriões especiais!

Todos os anos há um concurso para a melhor marmelada e estivemos a aprender com as duas vencedoras do ano passado. O marmelo daqui é um pouco diferente do que o que temos em Portugal.

Villa Romana de Fuente Álamo - Puente Genil © Viaje Comigo

Villa Romana de Fuente Álamo – Puente Genil © Viaje Comigo

Puente Genil © Viaje Comigo

Puente Genil © Viaje Comigo

À noite, partimos para outra terra e fomos recebidos para no Círculo de la Amistad, em Cabra. Esta associação só está aberta, nas refeições, para sócios. Ainda à noite fomos espreitar, na Igreja Matriz, a despedida da imagem da Virgen de la Sierra. É que, na manhã seguinte, ela iria para o seu santuário no cimo da serra – e nós também fomos, com toda a população.

Depois de termos ficado duas noites alojados em Carmona, ficamos as restantes quatro no Hotel Fuente de las Piedras, em Cabra. Também almoçámos lá no primeiro dia e a refeição foi bastante boa, com pratos muito bem confeccionados. O pequeno-almoço neste hotel também era bom, muito completo.

Na manhã seguinte subimos até ao cimo da serra onde está ao Santuario de la Virgen de la Sierra. A procissão sai do centro da vila de Cabra e vai subindo, com muitos fiéis a seguirem-na – assim como cavaleiros – até entrar no santuário. É uma cerimónia muito alegre, com vivas dadas para a santa, e com voluntários que preparam o almoço para mais de mil convivas.

 No Santuário da Virgem da Serra-Cabra © Viaje Comigo


No Santuário da Virgem da Serra-Cabra © Viaje Comigo

Depois do almoço, fomos conhecer com mais em pormenor o centro de Cabra, com passagem pelas suas ruas pitorescas e descoberta de museus, um deles (escreveremos em breve) sendo um centro de interpretação da Semana Santa.

Nas ruas de Cabra © Viaje Comigo

Nas ruas de Cabra © Viaje Comigo

O próximo destino no nosso programa foi Lucena, que também estava em festa com a procissão e Fiestas de la Virgen de la Aurora. Durante toda a noite, as ruas foram ocupadas pelos bares, com bebidas e tapas, das associações e irmandades.

Em Lucena, também fomos conhecer o centro histórico, com especial destaque para o Castillo del Moral e para o Sagrario de San Mateo, com uma capela deslumbrante. Aqui, fomos jantar no requintado restaurante El Patio del Hotel do igualmente requintado Hotel Santo Domingo, de quatro estrelas.

Igreja de San Mateo -Lucena © Viaje Comigo

Igreja de San Mateo -Lucena © Viaje Comigo

Igreja de San Mateo -Lucena © Viaje Comigo

Igreja de San Mateo -Lucena © Viaje Comigo

No dia seguinte fomos conhecer uma das bonitas vilas deste Caminos de Pasión, ainda que outras anteriormente referidas me tenham encantado de igual forma, como foi o caso de Carmona, por exemplo.

Mas, em Priego de Córdoba, as ruas têm muitas plantas e vasos, verdes e floridos. Visitámos estes locais em inícios de outubro, mas imaginamos que na primavera o cenário seja ainda mais bonito.

Nas ruas de Priego de Córdoba © Viaje Comigo

Nas ruas de Priego de Córdoba © Viaje Comigo

Mas antes de irmos conhecer o centro de Priego de Córdoba, estivemos lá perto a fazer uma caminhada pelo Parque Natural de la Subbética. Uma boa maneira de começar o dia a fazer a rota Puerto del Cerezo – apesar de os trilhos não estarem muito bem sinalizados, pode sempre pedir a uma empresa de atividades ao ar livre que os acompanhe.

Parque Natural de la Subbética © Viaje Comigo

Parque Natural de la Subbética © Viaje Comigo

A visita pelo centro de Priego de Cordoba, passou pelo Barrio de la Villa e o jardim e bonita Fuente del Rey, igrejas e fachadas de palacetes. O almoço foi no tradicional Restaurante Río (fica na Calle del Rio, nº 5)- em baixo pode comer umas tapas e, em cima, tem uma sala mais aprumada para fazer uma refeição completa. Bom serviço e boa comida.

Fuente del Rey-Priego de Córdoba © Viaje Comigo

Fuente del Rey-Priego de Córdoba © Viaje Comigo

De tarde fomos conhecer a espetacular Fortaleza de la Mota, em Alcalá la Real. Dentro da fortaleza tem tanto para ver que esgotamos o tempo lá e não fomos visitar o centro da cidade, mas acreditem que vale mesmo a pena passar aqui umas boas horas a ver tudo, incluindo o incrível trabalho de recuperação que foi feito aqui.

Fortaleza de la Mota - Alcalá la Real © Viaje Comigo

Fortaleza de la Mota – Alcalá la Real © Viaje Comigo

Além disso, a vista sobre a cidade é excelente. Ao final do dia, subimos a uma serra oposta para fotografarmos o pôr do sol com a fortaleza no horizonte. Basta olhar para a fotografia mais abaixo para perceber que vale a pena!

Pôr do sol e Fortaleza de la Mota - Alcalá la Real © Viaje Comigo

Pôr do sol e Fortaleza de la Mota – Alcalá la Real © Viaje Comigo

Ainda em Alcalá la Real fomos conhecer produtores locais, nomeadamente no campo dos vinhos. Na Bodega Marcelino Serrano, que faz apenas entre duas mil a quatro mil garrafas de branco, tinto e rosé. Uma empresa familiar lançada pelo sonho do pai (Marcelino) e agora com a ajuda da filha, Blanca, que é a enóloga.

Vinhos Marcelino Serrano - Alcala la Real © Viaje Comigo

Vinhos Marcelino Serrano – Alcala la Real © Viaje Comigo

No último dia dos Caminos de Pasión, fomos conhecer Baena. Depois de passarmos pelo Museu Histórico Municipal, passeamos pelo Bairro de la Almedina, com as suas ruas de casas brancas, varandas floridas, e vista para os montes em redor.

Ruas de Baena © Viaje Comigo

Ruas de Baena © Viaje Comigo

Terminámos o passeio com a visita ao castelo de Baena e podendo admirar o restauro que ali foi feito. É algo tão recente que ainda não está de portas abertas em permanência – só abrem para visitas de grupos. Também fomos visitar a produção e fazer provas de azeite da fábrica Núñez de Prado

Castelo de Baena © Viaje Comigo

Castelo de Baena © Viaje Comigo

Esta foi a nossa viagem, mas poderão fazê-la num maior número de dias ou apenas em alguns dos locais. O nosso programa de trabalho era muito apertado e com muitas visitas (muito interessantes!), mas poderá escolher os locais que mais quer conhecer. Em breve, vai poder encontrar aqui, no Viaje Comigo, mais informação detalhada sobre o que visitar em cada um destes 10 locais dos Caminos de Pasión. Boas viagens!

Mais informação no site oficial dos Caminos de Pasión.

Vista de Baena © Viaje Comigo

Vista de Baena © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo