Festas em Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo Festas de Orte, Itália © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 17, 2016

Visitar Orte, Lazio, Itália

Europa/ Itália [ Orte ]

Conhecemos a bela cidade de Orte aquando da nossa peregrinação na Via Amerina, fazendo os caminhos de S. Francisco de Assis, até Roma. Descobrimos um centro histórico repleto de história e carisma, monumentos, comércio tradicional e casas ancestrais. O sítio perfeito para se passear.

A Via Flaminia era a principal estrada que ligava Roma a Úmbria e norte do Mar Adriático. De forma secundária, surgiu a Via Amerina que seguia o vale do Tibre até Amelia (antes Ameria).

Nas ruas de Orte, Itália © Viaje Comigo

Nas ruas de Orte, Itália © Viaje Comigo

Orte é uma cidade e comuna da província de Viterbo, na região de Lazio, na Itália. Fica a cerca de 60 quilómetros a norte de Roma. Fica também situada no vale do rio Tibre e tem inúmeras ruínas, ainda em bom estado de conservação, para visitar. Vivem aqui cerca de nove mil habitantes, sendo por isso, um local pequeno, onde todos se cumprimentam e conhecem na rua.

Antes de chegar a Orte, tem uma longa subida para chegar ao centro histórico. Aquando da nossa visita, entramos por um dos arcos históricos da cidade, para sermos recebidos pelos figurantes vestidos com trajes medievais, que alegram as festas da cidade todos os anos.

Ali mesmo, debaixo dos arcos antigos desta cidade de Lazio, está uma taberna, de paredes de pedra e ambiente medieval, que só abre as portas para as festas anuais – e aqui abriram uma exceção para nos receberem.

Os talheres são de madeira e a comida é a típica da terra. Presunto, lasanha, carnes e, se puderem passar por lá, provem o “mil folhas de batata presunto, verdes e queijo derretido”. Uma verdadeira delícia, que vale a pena repetir!

Subida para Orte - Italia © Viaje Comigo

Subida para Orte – Italia © Viaje Comigo

Durante as festas, além das recriações medievais, há também uma banda e atiradores de bandeiras, grupo que é totalmente composto por crianças. De forma sincronizada, rodam no centro da praça histórica, frente à catedral, para nos mostrarem as suas habilidades, ao atirarem as bandeiras ao ar, ao som da música, e as agarrarem com uma só mão! São o verdadeiro entretenimento e que deliciam tanto os locais como os turistas que visitam a cidade.

Festas em Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo

Festas em Orte – IWW – Itália © Viaje Comigo

Recriação medieval em Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo

Recriação medieval em Orte – IWW – Itália © Viaje Comigo

Chegada a Orte, Itália © Viaje Comigo

Chegada a Orte, Itália © Viaje Comigo

Os Etruscos habitaram esta região desde o século 6 a.C., e chamaram-lhe Hurta. São testemunhas desse passado, as ruínas no subsolo (uma completa cidade está debaixo das ruas) e a descoberta de uma Necrópole próxima (de S. Bernardino, descoberta no início do século XIX). Alguns dos achados estão guardados no Museu do Vaticano.

E a dominação romana consegue ver-se em inúmeros exemplos, incluindo nas suas ruas e nas obras públicas. Devido à sua posição estratégica, Orte foi ocupada por muitos outros povos e entre os séculos IX e X era um reduto, ameaçado pelos Sarracenos.

Casas no monte de Orte, Itália © Viaje Comigo

Casas no monte de Orte, Itália © Viaje Comigo

A estação de comboios de Orte abriu em 1865, e faz parte da ferrovia Florença-Roma e da de Ancona-Orte, aliás mesmo que algum italiano nunca tenha ido a Orte já ouviu falar dela por causa desta junção de caminhos de ferro, onde todos os comboios páram – a estação fica a cerca de dois quilómetros do centro da cidade.

Rodeada por campos, o centro da cidade fica no alto de um monte, com o casario em parte escavado na pedra, e com casas altas em ruas estreitas e monumentos seculares.

Orte Underground - IWW - Itália © Viaje Comigo

Orte Underground – IWW – Itália © Viaje Comigo

Para visitar a cidade subterrânea, tem de ir até à Praça da Duomo (catedral), onde tem umas escadas para entrar numa autêntica cidade no subsolo. Após descer os degraus, verá uma fonte, ladeada por duas colunas de mármore. A água que sai é límpida e forma um tanque na entrada que dá acesso a um sem fim de galerias subterrâneas.

O túnel principal terá sido construído entre os séculos V e VI a.C. e inclui um sistema de armazenamento de água da chuva e também de neve que poderiam usar para conservar alimentos, por exemplo. Tem também um quarto com um lagar e até espaço com nichos nas paredes para os pombos, que se vendiam a preços altos nos mercados. São cera de 1.600 metros de rede hidráulica nestas galerias.

Não aconselhamos a visita subterrânea a quem é claustrofóbico. Outro aviso: existem partes em que se terá de baixar uns segundos, porque o tecto fica mesmo muito baixo. Para quem é mais alto, o baixar é muito maior! 😀

Orte Underground - IWW - Itália © Viaje Comigo

Orte Underground – IWW – Itália © Viaje Comigo

Poderá ainda ver o aqueduto da cidade, construído no século XVII, que foi feito para transportar a água por toda a Orte. Aquando da nossa peregrinação pela Via Amerina, e antes de alcançarmos o centro de Orte, descobrimos as ruínas romanas do antigo porto romano fluvial, do século II a.C. (Seripola), onde pode ver as paredes das casas e dos locais onde se guardavam as embarcações.

Antigo porto romano - Orte - Italia © Viaje Comigo

Antigo porto romano – Orte – Itália © Viaje Comigo

A maioria das igrejas medievais de Orte, incluindo a catedral, foram redesenhadas nos séculos XVIII e XIX. Na Igreja de S. Silvestro (estima-se que seja do século XI) as modificações foram removidas, de forma a dar-lhe a sua forma original. Ao seu lado está a torre, de metade do século XII.

Orte - Itália © Viaje Comigo

Igreja de San Silvestro – Orte – Itália © Viaje Comigo

A Basílica de Santa Maria Assunta, foi fundada no século IX e reconstruída no início do século XVIII. Tem no seu interior um órgão do século XVIII, construído com partes de um mesmo instrumento do século XVI.

Outras igrejas em Orte: Saint’Antonio in Orte Scalo, Igreja di San Pietro, Igreja de San Biagio, Igreja e ex-convento de San Francesco, igreja e ex-convento de Sant’Agostino, Igreja de Santa Maria di Loreto, entre outras.

Vista de Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo

Vista de Orte – IWW – Itália © Viaje Comigo

Museus a visitar em Orte:
– Museo Civico (fica na Igreja de Sant’Antonio Abate)
– Museo D’Arte Sacra (dentro da Igreja românica de San Silvestro, do século XI)
– Museo delle Confraternite Riunite (na sacristia da Igreja de S. Croce)

Museu de Arte Sacra - Orte, Itália © Viaje Comigo

Museu de Arte Sacra – Orte, Itália © Viaje Comigo

Eventos anuais em Orte:
– Março/ Abril – Procissão do Cristo Morto
– Maio – San Sebastiano e SS. Martiri
– Junho – Desta de Sant’António de Pádua
(continua abaixo)

Catedral de Orte, Itália © Viaje Comigo

Catedral de Orte, Itália © Viaje Comigo

Agosto/Setembro – Ottava di Segidio: uma reconstituição medieval, com bandas de música e atiradores de bandeiras e onde os habitantes se vestem de acordo com a época. Há também vários locais que abrem como tabernas (restaurantes) especialmente para esta época), de 31 de agosto até ao segundo domingo de setembro. Uma festa que se realiza desde finais do século XIV.

– Outubro – Evento gastronómico com receitas recriadas do tempo medieval.
– Novembro /dezembro – Orte in Cantina é um evento gastronómico entre o último domingo de novembro e o primeiro domingo de dezembro, com vinho e receitas locais

Procura locais onde ficar alojado em Orte, Itália? Pesquise aqui os alojamentos disponíveis em Orte.

Orte também é conhecida pelas suas termas. Pode saber mais sobre o que visitar aqui.

Entrada em Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo

Entrada em Orte – IWW – Itália © Viaje Comigo

Ruas de Orte - IWW - Itália © Viaje Comigo

Ruas de Orte – IWW – Itália © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo