Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 11, 2016

Estação do Oriente, Lisboa

Portugal [ Lisboa ]

A Estação do Oriente, também chamada de Gare do Oriente, em Lisboa, foi concluída em 1998, com projeto de arquitetura do espanhol Santiago Calatrava.

Construída como apoio para Expo’98 (Exposição Mundial de 1998), no Parque das Nações, o complexo inclui as linhas de comboios, à superfície, e de Metropolitano no piso inferior (paragem “Oriente”), assim como terminal rodoviário nas traseiras.

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Aliás, o projeto arquitetónico da estação de metropolitano, foi da autoria do arquiteto Sanchez Jorge. E tem obras de artistas, domando inteiro, que perpetuam a filosofia da Expo’98 e o tema da preservação dos oceanos. E é nos pormenores que vai descobrir elementos que fazem lembrar barcos e proas de embarcações e ainda escadas que simulam ondas.

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Alguns exemplos dos 11 artistas convidados: o português Joaquim Rodrigo, com o painel de azulejo “Paria do Vau”; Hundertwasser, da Áustria, com uma intervenção plástica em azulejo, denominada “Submersão da Atlântida”; Raza, da Índia, e Errö, da Islândia, com trabalhos em azulejo; Zao Wou Ki, da China, e Sean Scully, da Irlanda, com painéis em azulejo; Abdoulaye Konaté, do Mali, e Arthur Boyd, da Austrália, com intervenções em azulejo; António Ségui, da Argentina, com um painel em azulejo que ocupa as duas paredes do topo Sul da estação, de cada lado da linha férrea; no topo norte está o trabalho de Yayoi-Kusama do Japão; e Magdalena Abakanowicz, da Polónia, tem uma grande escultura em bronze denominada “Fish”.

Um dos elementos que mais se destaca, na arquitetura da Gare do Oriente, é a cobertura de vidro, no
último piso, por onde passam os comboios, com arcos e colunas, fazendo lembrar uma catedral gótica. É muitas vezes referida, internacionalmente, como uma das estações mais bonitas do mundo.

Localização: fica na Avenida de Berlim e Rua Conselheiro Mariano de Carvalho, junto da Avenida D. João II.

Aqui perto vai encontrar o Parque das Nações com muitas atrações: a vista para o rio e para a Ponte Vasco da Gama, o teleférico, o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, o Pavilhão Meo Arena, onde são realizados grandes concertos, e muitos hotéis.

Quer procurar hotéis nesta área do Parque das Nações? Clique aqui.

Mesmo em frente está o Centro Comercial Vasco da Gama, com uma grande variedade de lojas e restaurantes.

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Curiosidades:
– em 1990, aqui muito perto, foi demolido o Apeadeiro dos Olivais, dando lugar a esta nova estação
– foi considerada, na altura, a maior estação intermodal em território português
– Recebeu o Prémio Brunel em 7 de Outubro de 1998, na categoria de estações grandes construídas de origem

Data: a estação foi inaugurada a 19 de maio de 1998

No que diz respeito à sua arquitetura, a gare tem um único átrio, com grandes dimensões, e que se estende sobre a nave abrindo-se, nos seus topos, por cima das vias ferroviárias e com uma comunicação através de escadas situadas lateralmente. No interior tem também cafés e lojas, e bancas com venda de diversos artigos. Tem ainda uma entrada direta (subterrânea) para o Centro Comercial, sem ter de atravessar a rua.

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Estação do Oriente Lisboa © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo