Castelo Sao Jorge © Dezalb Pixabay Castelo São Jorge © Dezalb Pixabay
Publicado em Setembro 16, 2016

Projeto Almenara une Castelos de S. Jorge e de Palmela

Portugal [ Lisboa/ Palmela ]

O projeto Almenara voltou a unir o Castelo de São Jorge e de Palmela, com um programa integrado de experiências turístico-culturais, 633 anos depois do episódio histórico que ligou os dois locais. No dia 17 de setembro, às 21h00, o “Ritual Almenara” é recriado em simultâneo nos Castelos de São Jorge e de Palmela, com recurso a dois espetáculos independentes, que se interligam na sua lógica conceptual, técnica e artística, com projeções comuns visíveis nos dois municípios, através do recurso à tecnologia.

O projeto pretende valorizar os dois monumentos nacionais e diversificar a oferta turística da Região de Lisboa através da criação de experiências ligadas à memória histórica e à identidade cultural.

Uma visita encenada, com a duração de um dia, que estabelece uma ligação histórica entre os dois castelos, um jogo de tabuleiro em tamanho real, uma instalação de figuras lúdicas para fotografias, uma sinalética associada ao projeto e workshops são algumas das iniciativas a realizar nos dois monumentos nacionais.

O “Ritual Almenara” é o evento âncora desta iniciativa que recria o episódio histórico em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) – acendeu uma Almenara (ou seja, uma fogueira de grandes dimensões) no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.

A direção artística dos espetáculos do dia 17 de setembro: no polo de Palmela está a cargo de João Brites, do Teatro O Bando, e a de Lisboa é dirigida por Jorge Ribeiro, da Companhia da Esquina.

O pastoreio e as ovelhas são os elementos centrais do espetáculo “Ritual Almenara Palmela”, que inclui balões brancos e ovelhas ficcionadas.

Além de encenações teatrais e musicais, a cargo do maestro Jorge Salgueiro, serão lançadas “ovelhas voadoras”, representando as antigas “Almenaras” (fogueiras). Já o “Ritual Almenara Lisboa” celebra a lusitanidade e os padrões das subculturas de Lisboa através de um espetáculo com performances teatrais e musicais, a cargo de uma orquestra de cerca de 12 elementos.

O projeto Almenara pretende estabelecer a comunicação entre as duas margens do rio Tejo, com base na informação histórica, identidade, património e cultura das diferentes regiões, exaltando a memória coletiva e reforçando a oferta turística da Região de Lisboa.

Este projeto surge de uma parceria do Município de Palmela e pelo Município de Lisboa, através da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação cultural, E.M, e com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa (ERT-RL).

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo