Sé Catedral do Porto Sé Catedral do Porto © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 12, 2016

Roteiro de 2 dias no Porto, Portugal

Portugal [ Porto ]

Apesar de haver muito para descobrir na cidade do Porto, há viajantes que só conseguem dispor de 48 horas para conhecer a cidade. Como conhecer, então, a Invicta Cidade em apenas dois dias? As seguintes dicas poderão ser adaptadas para um fim de semana no Porto, ou para dois dias da semana.

Se for num fim de semana, verifique que há locais que estão encerrados para descanso (como restaurantes, bares, etc), mas haverá sempre outras alternativas para poder aproveitar ao máximo o tempo que tem na cidade.

Galilé da Sé Catedral do Porto

Galilé da Sé Catedral do Porto © Viaje Comigo

PRIMEIRO DIA DO ROTEIRO NO PORTO

DE MANHÃ

Depois do pequeno-almoço, comece o passeio pela Baixa do Porto, explorando as suas ruas. De manhã, o comércio começa a abrir as suas portas e a cidade começa a ganhar, a cada minuto, mais vida.

9h00 – Torre dos Clérigos

Esta é uma visita dois em um: fica a conhecer a vista do cimo da torre e a igreja dos Clérigos. Como vai ter de subir os 240 degraus para chegar ao topo, sugerimos que esta atividade seja logo a primeira do dia. Se o tempo estiver encoberto, procure ir noutra altura do dia em que tenha melhor visibilidade. Do topo da torre, projetada por Nicolau Nasoni, vai ver toda a Baixa da Cidade. Saiba mais sobre a Torre dos Clérigos.

Depois de visitar a torre, atravesse a rua para passar no chamado “Passeio dos Clérigos”. Por cima tem um bonito jardim e uma esplanada, por baixo tem cafés e restaurantes e lojas de marcas internacionais, para poder ver as montras.

Torre dos Clérigos, Porto © Viaje Comigo ®

Torre dos Clérigos, Porto © Viaje Comigo ®

Esplanada no Passeio dos Clérigos © Viaje Comigo

Esplanada no Passeio dos Clérigos © Viaje Comigo

10h00 – Livraria Lello & Irmão

Já se perdeu a conta das vezes que foi considerada uma das mais belas livrarias do mundo. Antes de chegar à entrada, tem uma espécie de quiosque para comprar a sua entrada para ver o espaço que tanto serviu de inspiração para a autora dos livros “Harry Potter”. Saiba mais aqui sobre a Livraria Lello & Irmão.

10h30 – Dirija-se agora para a Praça Guilherme Gomes Fernandes

Esta pausa, a meio da manhã, serve para ganhar a energia que gastou ao subir à Torre dos Clérigos. O Porto é muito conhecido pela sua gastronomia e também pela arte da pastelaria. As confeitarias (onde se vende pão, pastéis e pode sentar a beber algo) são muitas e, nesta praça, estão algumas das melhores da Baixa. A Padaria Ribeiro e a Leitaria da Quinta do Paço são das mais antigas, mas ao seu lado tem muitas outras mais recentes com pastéis igualmente bons.

Escadas da Livraria Lello, Porto © Viaje Comigo

Escadas da Livraria Lello, Porto © Viaje Comigo

11h00 – Passear pela Baixa

Já recuperou a energia e está pronto para caminhar (agora mais a sério) na Baixa da cidade? Desça até à Avenida dos Aliados. É onde está a Câmara Municipal e é chamada de “sala de visitas” da cidade, onde há festas e eventos nas datas mais importantes da cidade.

Passe depois ao lado do Teatro Rivoli e suba a Rua Passos Manuel. No primeiro cruzamento, vai estar a alguns passos de um dos cafés mais míticos da cidade: o Café Majestic. Está nesse preciso momento na Rua de Santa Catarina, uma artéria (com uma parte totalmente pedonal) repleta de comércio e onde turistas e locais fazem compras.
Pode continuar por essa rua e, um quarteirão mais à frente, ao virar à esquerda vai dar ao Mercado do Bolhão. Apesar de estar em obras, é um local muito típico da cidade que deve fazer parte da sua visita. É aqui que se vendem as frutas e legumes, peixes e carnes, e outras compras da forma mais tradicional que há e a chamar a clientela para suas bancas.

Igreja de Santo Ildefonso no Porto © Viaje Comigo

Igreja de Santo Ildefonso no Porto © Viaje Comigo

Se, em vez da esquerda, seguir para a sua direita (no cruzamento de Santa Catarina com Passos Manuel) vai dar à Praça da Batalha, onde pode visitar a Igreja de Santo Ildefonso e está aqui perto o Teatro Nacional S. João.
Desça depois a rua 31 de Janeiro e, em poucos minutos, vai estar junto da Estação de S. Bento. Aqui é imperativo que entre e não é para ver os comboios… mas sim para admirar os bonitos painéis de azulejos.

Estação de São Bento © Viaje Comigo

Estação de São Bento © Viaje Comigo

Do outro lado da rua está o Welcome Center onde pode ter informações sobre a cidade e toda a região Norte de Portugal.

Continue a caminhada rua acima até à Sé Catedral do Porto. Visite o monumento e, depois, mais acima aproveite para dar um salto até à Muralha Fernandina. Se preferir, pode ir até ao tabuleiro superior da Ponte Luís I para a fotografia da praxe: que apanha o rio Douro e as margens das duas cidades, Porto e Gaia.

Rua 31 de Janeiro, Porto © Viaje Comigo

Rua 31 de Janeiro, Porto © Viaje Comigo

Vista da Muralha Fernandina © Viaje Comigo

Metro em cima da ponte – Vista da Muralha Fernandina © Viaje Comigo

13h30 – Almoço

Já se faz tarde… e já é hora de almoço. Se conseguir aguentar, desça a rua Mouzinho da Silveira e vá almoçar perto da Ribeira do Porto, de frente para o rio Douro. Antes disso, nessa mesma rua, vai ter muitos restaurantes e várias propostas, como é o caso de do Cantinho do Avillez.

DE TARDE

15h30 – Na Ribeira

Continue a descer até à margem do rio (se tiver tempo pode visitar a Igreja de São Francisco e o Palácio da Bolsa) e estará no centro histórico da cidade do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Aprecie o casario típico, aproveite as inúmeras esplanadas e restaurantes, e fique a admirar os barcos que fazem passeios no rio (que poderá embarcar num deles e fazer o Passeio das Pontes, por exemplo). Há barcos para os passeios nas duas margens.

Ribeira do Porto © Viaje Comigo®

Ribeira do Porto © Viaje Comigo®

17h00 – Nas caves

Se atravessar a ponte a pé, para o lado de Vila Nova de Gaia, estará já junto das famosas Caves de Vinho do Porto, onde pode fazer as provas do famoso néctar. Depois das provas poderá fazer a viagem de barco no rio Douro.

Se quiser ficar do lado de Vila Nova de Gaia, pode ir desfrutar de uma bebida no The Yeatman, hotel vínico, com restaurante distinguido com estrela Michelin, e uma esplanada com uma vista soberba para o rio Douro e para a cidade do Porto.

Vista para as Caves Sandeman

Vista para as Caves Sandeman © Viaje Comigo

Taylors PDTN tawny pipes

Caves Taylor’s – DR

DE NOITE

Para o jantar e para sair à noite, existem várias propostas.

– Veja aqui os restaurantes da cidade do Porto, sugeridos pelo Viaje Comigo, incluindo os que servem as famosas francesinhas.

– E os bares da cidade do Porto, para se divertir pela noite fora.

Francesinha Lado B © DR

Francesinha Lado B © DR

Continue a ler na próxima página 1 2
Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página