Campo de Perpétuas - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo Campo de Perpétuas - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 7, 2016

Cantinho das Aromáticas, Vila Nova de Gaia

Portugal [ Vila Nova de Gaia ]

Em Vila Nova de Gaia, o Cantinho das Aromáticas é um local muito especial. Sabia que este projeto é uma das poucas quintas, em espaço urbano, e em toda a Europa Ocidental, que pratica Agricultura Biológica ?

E que é o único projeto de agricultura biológica urbana na Europa a produzir plantas aromáticas, desde a semente até ao produto final, depois comercializando infusões, tisanas e condimentos? Venha conhecê-la com o Viaje Comigo.

O Cantinho das Aromáticas arrancou em 2002, na Quinta do Paço, em Canidelo, freguesia de Vila Nova de Gaia. Mas, só abriu as portas ao público em 2005. É uma empresa agrícola, que produz plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Podem passar pelo processo de secagem ou, então, são vendidas ainda em planta.

Hortelã do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Vai para um mojito? Hortelã do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

No terreno da Quinta do Paço, são explorados 3 dos 10 hectares existentes. Diz-nos o mentor do projeto, Luís Alves, que estes terrenos têm condições excepcionais: “Gaia tem dos solos mais férteis do país e com muita água. É a zona mais fértil depois das Lezírias”. Isto também porque a quinta está próxima do mar, num clima “de transição entre o Mediterrâneo e o Atlântico”.

Árvores no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Árvores no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Formado em Agronomia, Luís trabalhou vários anos nos jardins de Serralves. “Nunca esqueço que fui jardineiro” e, por isso, mantém um jardim no Cantinho das Aromáticas, além das plantações de ervas que, depois de secar, são vendidas para o mundo inteiro.

Miguel Torga - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Miguel Torga à entrada da loja do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

É um ponto de honra deste projeto manter a certificação em Modo de Produção Biológico, sem resíduos de pesticidas, assim mantendo a maior quantidade de açúcares e de óleos essenciais nas plantas. A produção é certificada pelo sistema internacional de qualidade Globalgap e todos os produtos possuem também certificação Kosher – estando assim representados no mercado judaico.

Perpétuas na mão de Luís Alves - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Perpétuas na mão de Luís Alves – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Afinal o que é a agricultura biológica? De uma forma muito simples, Luís Alves explica: “é um sistema agrícola que procura fornecer ao consumidor, alimentos frescos e autênticos e, ao mesmo tempo, respeitar os ciclos de vida naturais”. Luís Alves fala com paixão do seu trabalho, como se fosse uma missão: “todos nós temos responsabilidade de fazermos a nossa parte por um mundo melhor”, diz. E defende que todos nós devíamos conhecer (conhecer mesmo, pessoalmente) os agricultores responsáveis pelos alimentos que ingerimos e sabermos como são produzidos.

“Lembra-se que antigamente só se colocavam apenas algumas ervas na comida? Todas as outras eram preteridas”, recorda Luís Alves.  Entretanto, muito mudou, e atualmente são centenas as variedades  comercializadas.

Lameiro do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Lameiro do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Mas, nem só de plantas está o Cantinho das Aromáticas cheio. Pelos jardins estão burros, vacas, bois, gansos, inúmeras aves e répteis, que ajudam à biodiversidade dos terrenos. É o campo no meio da cidade: um espaço enorme verde, no meio de prédios de habitação. E é também um local com história.

Burros no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Burros no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Eu própria, que cresci por estes lados, sempre ouvi dizer que, nestes campos, passearam (e namoraram) D. Pedro e Inês de Castro. Assim como ficaram numa casa senhorial que fica aqui ao lado (no século XIV) – e isso tudo está documentado. A torre, no meio do verdejante campo, é um antigo pombal, do século XII, rodeado pelas ervas aromáticas.

Pombal e plantações - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Pombal e plantações – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Passando o portão, vai ver a loja do Cantinho das Aromáticas. E mal entra, é brindado com uma infusão da casa, que todos os dias é diferente. Tem serviço de bar, wifi e, na loja, encontra, além de produtos e utensílios, muitos livros sobre agricultura, plantas, etc.

Entrada principal do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Entrada principal do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

A loja é também uma forma de mostrar os produtos que nos campos estão a nascer e crescer. Mesmo que não sejam ervas, a maior parte dos outros artigos contêm as ervas do Cantinho: a cerveja, as conservas, os bolachas, etc. E há de tudo um pouco, desde cosméticos (os únicos que não são portugueses), a saquetas, infusões, condimentos, tisanas e plantas.

Entrada da Loja do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Entrada da Loja do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Loja do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Loja do Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

São 30 as espécies cultivadas no Cantinho das Aromáticas, que são colhidas para secar e transformar em infusões, tisanas e condimentos. Já no viveiro, em vaso, são mais de 180 as espécies disponíveis – que pode comprar para fazer o seu próprio jardim em casa.
Durante a visita, pelo caminho, vou conhecendo algumas ervas, coma ajuda e explicações do Luís:
– Tomilho Bela-Luz que substitui o sal (conhecido como sal-puro)
– Perpétua Roxa boa para cuidar da voz
– Lima Kaffir, muito cheirosa e que é muito usada na gastronomia tailandesa (e não só!)
– Hortelã que se cheira à distância
– Erva-do-caril (precisa de explicação?)
– Limonete
– A Erva Princípe (o lote Reserva já ganhou três prémios internacionais)
– e muitas outras.

Perpétuas brancas - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Perpétuas brancas – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Venda de plantas- Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Venda de plantas- Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Luís fala com paixão do que sabe. Desde cedo teve a sorte de ter encontrado a vocação para ser agrónomo, passando por jardineiro e agricultor. Mas não guarda o que sabe e aprende só para si. Participa em estudos, fóruns, faz palestras, vai à televisão e explica. Como poucos.

E, no Cantinho das Aromáticas, envolve os visitantes. Pode fazer a visita aos campos sozinho (ou guiado) e também pode participar nos trabalhos. Todas as quintas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, quem quiser pode participar na apanha das ervas. No final, onde há trabalho e convívio, há uma infusão para provar e até oferecem uma planta para levar para casa.

Campo de Perpétuas Roxas - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Campo de Perpétuas Roxas – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

O Cantinho das Aromáticas é detentor de vários prémios internacionais nos seus produtos. Este ano, conquistou sete prémios no prestigiado concurso internacional de produtos alimentares, os Great Taste Awards.

Este é o terceiro ano consecutivo em que trazem prémios deste concurso. Mas, este ano, aconteceu algo que ainda se deve salientar mais: na categoria do Cantinho das Romáticas (infusões e tisanas), onde competem com as melhores empresas de chás, infusões e tisanas do mundo, ficaram em segundo lugar, só superados por uma empresa inglesa. No total, obtiveram 11 estrelas!

Infusão do Dia - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Infusão do Dia – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

E no que toca ao “chá”, há que aprender (sim, não se pode chamar chá a tudo!):

– o chá vem de uma só planta: a camellia sinensis.
– infusão é quando é usada uma erva em água quente (se bem que chamamos chá a tudo)
– tisana é a mistura de duas ou mais ervas.

Dica para quando quiser fazer uma bebida fresca, a partir de chá, infusão ou tisana: ainda com a bebida quente coloque no frigorífico. Não a deixe arrefecer cá fora, porque oxida e o sabor torna-se mais intenso, e não tão bom como se o preservar no frio.

Todas as embalagens do Cantinho das Aromáticas têm a indicação de como deve ser feita a infusão, para que seja apreciada na sua totalidade, sem estragar os seus óleos essenciais e as propriedade benéficas para o organismo.

Campo de Perpétuas - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Campo de Perpétuas – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Vasos no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Vasos no Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Morada: Rua do Meiral, 508, Canidelo, Vila Nova de Gaia
Telefone: +351 227 710 301 ou +351 912 260 714
Horário: segunda-feira sexta-feira, 09h00-18h00 e sábado, 09h30-12h30 e 14h30-18h00; encerra domingos e feriados
Visitas: pode fazer visita sem ser guiada; as visitas guiadas são pagas, mas acabam com prova gratuita de infusão e bolachas.
Também promove workshops
Site

Perpétua roxa - Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Perpétua roxa – Cantinho das Aromáticas © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo