Igreja de Jesus - dentro do Museu de Aveiro © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 9, 2016

17 razões para visitar o Museu de Aveiro – Santa Joana Princesa

Notícias/ Portugal [ Aveiro ]

O Museu de Aveiro é o ex-libris cultural da cidade de Aveiro e acolhe um património extremamente rico, atravessando vários séculos de História. É popularmente apelidado de Museu Santa Joana, pois foi aqui que esteve, com as freiras dominicanas, a Princesa Santa Joana.

O museu está situado num dos conventos mais importantes: Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina, da segunda metade do século XV – e é dedicado à padroeira da cidade: a Princesa Santa Joana – classificado como Monumento Nacional.

Sendo aqui que está exposta uma valiosa coleção de arte sacra, o museu, só por si, é já um ponto obrigatório quando passar por Aveiro. Depois tem várias capelas e espaços para descobrir e, por isso, destacamos estas 17 razões porque deve visitar este museu.

Azulejos na Igreja de Jesus - Museu de Aveiro © Viaje Comigo

Azulejos na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro © Viaje Comigo

Porque é visita obrigatória? Pelos seus claustros e pela Igreja de Jesus, obra exemplar do barroco, mas também pelas pinturas, esculturas, azulejos, ourivesaria, mobiliário e paramentaria. Num só local estão reunidas peças com séculos de História, com objetos entre os séculos XIV e XIX.

O Museu tem um circuito de visita com duas partes distintas: o percurso monumental e a exposição permanente. O percurso pelo antigo Convento de Jesus mostra os espaços conventuais, apesar de terem desaparecido algumas áreas como as oficinas, celeiros, a enfermaria ou as celas, por exemplo.

17 razões para visitar o Museu de Aveiro – Santa Joana Princesa

1 – Sala do túmulo de Santa Joana Princesa
Fica no Coro Baixo e é onde está o túmulo da princesa, filha de D. Afonso V, e aqui morreu a 12 de maio de 1490. Pediu aqui para ser sepultada em campa rasa, e o seu desejo foi cumprido. No entanto, as dominicana pediram, aquando da sua beatificação, em 1693, um novo sepulcro a D. Pedro III. O túmulo demorou 11 anos a ser construído, com projeto do arquiteto régio João Antunes.

Túmulo de Santa Joana Princesa © Viaje Comigo

Túmulo de Santa Joana Princesa © Viaje Comigo

2 – Igreja de Jesus, com talha dourada e sendo um exemplar do Barroco
Foi concluída em 1465 e a talha dourada é dominante. Os painéis de azulejo e as pinturas são de 1729, da autoria de Manuel Ferreira de Sousa, e ilustram momentos da vida da Princesa Santa Joana.
Três altares: com a Princesa Santa Joana, Nossa Senhora do Rosário, e São Domingos.
Esta igreja tem ligação à Capela de Santo Agostinho.

Vista de cima da Igreja de Jesus - dentro do Museu de Aveiro © Viaje Comigo

Vista de cima da Igreja de Jesus – dentro do Museu de Aveiro © Viaje Comigo

Pinturas na Igreja de Jesus - Museu de Aveiro © Viaje Comigo

Pinturas na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro © Viaje Comigo

3 – Capela de Santo Agostinho
É a sua imagem que está no altar e uma escada vai dar ao púlpito. Aqui está sepultado o 7º duque de Aveiro, D. Gabriel de Lencastre (1667-1745), mecenas do convento, que pediu para ser sepultado junto da tia: a Santa Joana.

Capela de Santo Agostinho - Museu de Aveiro - Santa Joana Princesa © Viaje Comigo

Capela de Santo Agostinho – Museu de Aveiro – Santa Joana Princesa © Viaje Comigo

Continue a ler na próxima página 1 2
Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo