Ovos Moles © Viaje Comigo Ovos Moles © Viaje Comigo
Publicado em Julho 12, 2016

Oficina do Doce, Aveiro, Portugal

Gastronomia/ Portugal [ Aveiro ]

A Oficina do Doce, no centro da cidade de Aveiro, é um espaço interativo de exposição e demonstração do fabrico dos Ovos Moles. Por isso, prepare-se para arregaçar as mangas e ajudar na confeção destes doces típicos aveirenses.

Todas as curiosidades quem tem sobre os ovos moles de Aveiro podem também ser respondidas neste espaço, que fica dentro da Galeria Rossio. Quando entra, encontra a loja da Oficina do Doce, mas a parte de demonstração é um pouco mais atrás.

Entrada da Oficina do Doce © Viaje Comigo

Entrada da Oficina do Doce © Viaje Comigo

Na Oficina do Doce vai poder assistir a um vídeo que exemplifica como se fazem os ovos moles – com muito trabalho artesanal ainda utilizado – e depois vai poder perceber como funcionam os moldes dos ovos moldes, revestidos a hóstia. Vendo o vídeo fica mais fácil de perceber.

E como aqui não há segredos, também são capazes de lhe dar a receita dos Ovos Moles, mas sabe-se que o grande segredo é o “ponto” (entre ligar a água, as gemas e o açúcar) e a forma de misturar tudo… e isso só praticando.

O processo de misturar os ingredientes é manual e faz parte da certificação desta doçura, já que Ovos Moles de Aveiro só poderão ser feitos por alguém que é de Aveiro. E, aqui, até as galinhas que dão os ovos são da região.

Nas paredes do espaço estão informações nutricionais sobre (os benefícios de) comer ovos. Nas prateleiras estão as pipas de madeira que também podem levar ovos moles e a história dos doces que vieram dos conventos portugueses.

Barricas de Madeira -Oficina do Doce © Viaje Comigo

Barricas de Madeira -Oficina do Doce © Viaje Comigo

Afinal, como começa esta tradição? Tudo começou quando as freiras usavam as claras dos ovos para engomar os hábitos. Sobravam tantas gemas, o que fazer com elas? Doces! Assim surgiu este doce conventual que, por volta do século XIX, foi alargado a casas da especialidade, tornando-se o ex-libris de Aveiro. Pode saber melhor a história aqui.

Moldes com doce de ovos - Oficina do Doce © Viaje Comigo

Moldes com doce de ovos – Oficina do Doce © Viaje Comigo

Hóstia a cobrir os ovos moles - Oficina do Doce © Viaje Comigo

Hóstia a cobrir os ovos moles – Oficina do Doce © Viaje Comigo

Depois de poder tirar todas as suas dúvidas e saber mais curiosidades – sabia que não se deve guardar os ovos moles no frigorífico? Ganham humidade e ficam estragados; e sabia que um destes doces tem tantas calorias como um iogurte simples? – é altura de poder participar no enchimento dos moldes da hóstia.

Ovos Moles de Aveiro - Oficina do Doce © Viaje Comigo

Ovos Moles de Aveiro – Oficina do Doce © Viaje Comigo

Os desenhos dos moldes, ligados também à região, têm motivos marítimos: as pipas carregadas nos navios, os búzios e conchinhas, por exemplo, a lembrar a ria de Aveiro e o mar.

Além disso, o doce de ovos é comercializado em barricas de madeira (feitas de madeira de choupo, que permite a conservação de alimentos), pintadas com as imagens dos tradicionais barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro.

No final, todos pegamos no doce de ovos e suavemente enchemos os moldes dos ovos moles. E, para terminar, pudemos comer… que maravilha!

A Laura, que nos fez a demonstração com a Sara - Oficina do Doce © Viaje Comigo

A Laura, que nos fez a demonstração acompanha pela Sara – Oficina do Doce © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES
Oficina do Doce, Rua João Mendonça, 23, Letra JKL (Galeria Rossio) Aveiro
Telefone: +351 234 098 840
Horário: junho a setembro, 10h00-19h00; restantes meses, 10h00-17h00

Ovos Moles da Oficina do Doce © Viaje Comigo

Ovos Moles da Oficina do Doce © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo