Portugal na Torre Eiffel © Viaje Comigo As cores de Portugal na Torre Eiffel © Foto: Viaje Comigo
Publicado em Julho 11, 2016

Para recordar as cores de Portugal na Torre Eiffel – Campeões allez!

Notícias [ Paris ]

Ontem, Portugal foi Campeão Europeu de Futebol e, ao contrário do que tinha acontecido em todos os outros jogos, as cores da bandeira portuguesa não foram projetadas na Torre Eiffel, em Paris. Não faz mal! Nós temos as imagens!

O Viaje Comigo tinha estado a 6 de julho (dia em que Portugal venceu o País de Gales) dentro da Torre Eiffel e fotografou o monumento de verde e vermelho, com a esfera central a rodopiar as quinas portuguesas.

Onde é que o futebol está relacionado com viagens? Em tudo!

Ontem, saíram de Portugal dezenas de voos em direção a Paris, com portugueses que foram apoiar a Seleção Nacional. Mesmo sem bilhete para o estádio, foram para a Fan Zone ou para Marcoussis (local do estágio da seleção), que fica a cerca de 30 quilómetros de Paris.

Na noite da vitória sobre o País de Gales, que garantiu a passagem à final do campeonato europeu, a festa portuguesa tomou conta das ruas parisienses.
Cânticos, buzinas e bandeiras portuguesas ao vento nos carros que faziam a festa… parecia que estava em Portugal!
Viajar sozinho (como foi o meu caso neste dia) pode ser frustrante quando queremos celebrar com alguém conhecido nestes dias… ainda assim, festejei com desconhecidos!

A Torre Eiffel vestiu as cores da bandeira portuguesa e ficou assim durante bastante tempo. Recordo-me de estar dentro da Torre Eiffel, no primeiro piso, e ouvir a contagem decrescente, vinda dos milhares que estavam na Fan Zone, no Champ de Mars: “10, 9, 8…3, 2, 1”.

A Torre Eiffel cintilou primeiro e depois passou a vestir as cores da bandeira portuguesa. Conseguia ouvir os gritos dos fãs portugueses cá em baixo e os flashes das câmaras e telemóveis a disparar. Na torre eram projetadas mensagens de incentivo à final, pelos adeptos portugueses e não só.

Infelizmente, ontem, quando vencemos a final não colocaram de novo as cores portuguesas. Como o patrocínio era da Orange, só o faziam quando o número de sms em relação a Portugal fosse superior às de França, o que, supõe-se, não aconteceu. Somente colocaram as da bandeira do país que acolheu o Euro 2016 e que, se calhar, todos estavam à espera que vencesse a final.

Mas o futebol, para o bem e para o mal, não é assim!

E mesmo sem Ronaldo (no campo, porque no banco esteve bem presente), Portugal conseguiu marcar o seu lugar entre os Campeões Europeus.

Por isso, neste caso, futebol não é só futebol. Aqui, futebol é erguer o orgulho nacional mais alto e dar orgulho a quem tem, por obrigação, de emigrar para ter uma vida melhor.

Também é… acredito… uma maneira de calar muita gente “comentadora de sofá” que nunca soube (nem saberá) sequer o que é ser-se um atleta profissional e o que isso implica.

Para se perceber o que moraliza um jogo de futebol, é preciso estar-se lá. Graças a um convite estive em Paris, nos dias que se seguiram à nossa vitória sobre o País de Gales, que nos levou à final.

E aquela vitória, por dois golos, foi algo que muito moralizou os emigrantes, que orgulhosamente usavam as bandeiras nas obras onde trabalhavam, nas carrinhas e noutros locais de trabalho.

No dia seguinte à vitória contra o País de Gales, ia caminho do Louvre e ouço uns trabalhadores, na estrada, a falarem português.
Arrisco e digo-lhes: “Bom dia!”
Todos eles ficaram a sorrir: “E se é um bom dia!!!!! Hoje temos um sorriso de orelha a orelha!!!”
Imaginem agora, como estarão felizes!

Força Portugal na Torre Eiffel © Viaje Comigo

Força Portugal na Torre Eiffel © Viaje Comigo

Dois dias depois, a França venceu a Alemanha. Tinha estado a jantar no Quartier Latin e, embora tenha tido o discernimento de apanhar o metro antes do jogo acabar – para evitar a maior confusão – acabei por ter de caminhar mais de 30 minutos para chegar ao meu alojamento.

Por questões de segurança tinham encerrado algumas estações de metro e tive de sair muito antes e fazer o percurso a pé para o apartamento. Mas… o caminho que tinha de fazer era precisamente o caminho que toda a gente fazia para sair da Fan Zone, junto à Torre Eiffel. Mas no sentido inverso! Demorei o dobro do tempo a ir contra a corrente.

Lembro-me de ver um rapaz com uma camisola da seleção portuguesa a ter de ouvir de um francês: “Deixa lá português, no domingo ganhamos nós, como sempre”. Gostava de ter visto esse rapaz português, ontem à noite, a festejar! 😀

Nessa noite, gostava de ter filmado os franceses a celebrarem. Mas eram tantos milhares, e tanta confusão, que tive receio que o telemóvel me desaparecesse das mãos. Não que me sentisse insegura, pelo contrário, andava sozinha e bem, mas via-se que andavam grupos com uma notória missão de aproveitar a confusão para roubarem. Mantenho a máxima: tenho os mesmos cuidados que tenho no meu país, em iguais situações. É uma máxima a reter pelos viajantes.

Lembro-me da loucura nas ruas de Paris. À porta dos bares, cantavam alto, batiam nos carros que passavam e cantavam “até à final”, pela madrugada dentro.

Muitos acharam que era uma histeria os portugueses sonharem em ganhar este campeonato… mas, naquela noite, os franceses pareciam já ter ganho o campeonato. Mas, o futebol, não é assim…

Bandeiras em Paris © Viaje Comigo

Bandeiras em Paris © Viaje Comigo

Nas traseiras do Champ de Mars, tinha de fazer toda a avenida até ao bairro onde tinha o meu alojamento. Os polícias decidiram que tinham de deixar sair toda a gente da Fan Zone, antes de nos deixarem passar para o outro lado da avenida.

Expliquei-lhes para onde queria ir.
– “Qual é então o melhor caminho?”
– “Não sei, não sou daqui”, diz-me o polícia.
– “Então, é de onde?”
– “De Versalhes… e não conheço isto bem. Espera 10 minutos e já vais poder passar…”

Revirei os olhos. Estava a caminhar há 30 minutos e queria rapidamente ir para casa descansar. Perguntei a outro polícia se podia passar para não ir ter de dar uma volta enorme… e ele acenou com a cabeça. Corri!
Mais uma multidão que eu tive de enfrentar. Mas lá cheguei a casa! Até às 2 da manhã houve festa na rua, com muito lixo espalhado também.

Ainda assim, a França está de parabéns pela organização deste Euro 2016, meses depois dos atentados de Paris. Andei sempre sozinha, mesmo à noite, e nunca tive qualquer problema.

Parabéns Portugal! Campeões da Europa!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo