Publicado em Abril 18, 2016

Deixaram o emprego e o país para serem viajantes a tempo inteiro

A cidade vista por dentro/ Preparar a viagem [ Belize/ Queenstown ]

Antes de o Viaje Comigo existir, trabalhava eu como jornalista para outros meios de comunicação e para os quais fiz várias entrevistas e reportagens com gente que muda de emprego e de país em busca de uma vida melhor. Cada pessoa tem uma história diferente e, entre os viajantes que vou conhecendo agora, existe também quem tenha largado tudo para se dedicar totalmente às viagens, sendo viajante a tempo inteiro.

Eu própria deixei um emprego e salários certos para ter o meu próprio site (este, o Viaje Comigo) e para me dedicar mais tempo às viagens. Ainda assim, nunca deixei o meu país, nem tão pouco a minha cidade onde nasci e cresci. Mas, quase todos os outros viajantes, que vou conhecendo, deixaram tudo para trás. Deixaram as casas, os empregos, as famílias e amigos. Viajaram e escolheram um outro país para viver. Voltar ao país de origem é, por norma, algo que não lhes deixa muitas saudades. Começaram do zero com blogues de viagem e foram bem sucedidos, por se dedicarem de corpo e alma aos seus sonhos e projetos. E são tão felizes assim!

Estes três casos que apresento são de viajantes a tempo inteiro que conheci na última viagem que fiz – em Kerala, na Índia – mas tenho conhecido muitos mais histórias parecidas com estas. Porque acho que podem ser inspiradoras para quem deseja também começar do zero e ainda não encontrou o momento certo para o primeiro passo!
Boas viagens!

Samsonite em Kerala, India © Viaje Comigo

Samsonite em Kerala, India © Viaje Comigo

Conheci a Rebecca Coutant durante a minha viagem a Kerala, na Índia. E ela tem uma das mais interessantes histórias. Agora, olhamos para a Rebecca e não conseguimos imaginar esta nova iorquina em Wall Street e a passar a crise do subprime, na primeira pessoa. Perdeu o emprego, perdeu o dinheiro que tinha no Lehman Brothers e teve de começar quase do zero.

Depois disso, trocou o stress de Nova Iorque pela calma do Belize onde mora há já nove anos. Entretanto, o seu blogue é precisamente sobre o que vive, no seu dia-a-dia, no Belize e noutras viagens que vai fazendo pelo mundo.
“Tinha 33 anos quando deixei o meu emprego, como operador de títulos no Lehman Brothers em Nova Iorque. Tirei seis meses para viajar e ia regressar para um emprego semelhante e fazer o mesmo trabalho horrível. Eu vivia em Manhattan…”.

“Eu sempre amei viajar … desde meu primeiro ano fora, quando fui para a Universidade College London, que foi o trampolim perfeito para viajar pela Europa. Assim, durante os meus seis meses, entre empregos, fui para Londres e Paris, norte da Itália e duas semanas com amigos para uma casa alugada na Sicília, Croácia (duas vezes) e Montenegro e, em seguida, antes de voltar para casa, para o trabalho das 6 às 5… vim para o Belize e fiquei uma semana com um amigo. Logo no segundo dia, já sabia que não ia voltar. Já tinha estado em muitos locais das Caraíbas e sempre tinha gostado. Mas, foi algo nas pessoas, tão simpáticas e acolhedoras, que fez com que não quisesse sair daqui. Deixei o emprego de lado e pensei em dar a oportunidade a este local”.

Entretanto, há nove anos que está a viver no Belize. Primeiro ficou como gerente de um bar/restaurante/discoteca muito popular e lá ficou a trabalhar quatro anos. “Foi desafiante, mas as longas horas num bar são muitos desgastantes. Acabei por ficar infeliz a fazer isso… o que coincidiu com o regresso do dono dos EUA e já não precisava de uma gerente…”. Então o que fez Rebeca? Um blogue!

“Apenas um diário … tão simples. Fiz no blogger e tinha um aspeto terrível. Eu escrevia todos os dias para forçar-me para sair e fazer alguma coisa”. As pessoas começaram a seguir o blogue e “tornou-se cada vez mais popular. Finalmente uma empresa perguntou se poderiam anunciar em meu site. Depois de cerca de um ano e cinco meses, decidi refazer tudo e tornar isso o meu emprego…. Melhor decisão que já tomei!”.

Podem seguir as aventuras de Rebecca em San Pedro Scoop.

Rebecca Coutant © Viaje Comigo

Rebecca Coutant © Viaje Comigo

No outro lado do mundo está Brittany Kulick. Esta texana de 29 anos, mudou-se há pouco tempo para Queenstown, na Nova Zelândia, onde trabalha numa loja de cupcakes e tem um blogue de gastronomia e viagens. E como está tudo relacionado, o nome do seu blogue é o The Sweet Wanderlust.
Saiu de Dallas para fazer uma viagem de dois anos à volta do mundo: “comecei na Europa, passando por Espanha, Itália, Alemanha e Portugal! Depois fui para a Tailândia durante um mês, passei o Natal com a minha família na Austrália e vim para a Nova Zelândia, em janeiro deste ano. Agora fico por cá uns meses e depois vou para a Austrália durante um ano. Escolhi Queenstown por ser a capital mundial da adrenalina, e adoro todos os tipos de aventura”.

Brittany, que foi diretora de comunicação de uma ONG em Dallas, durante cinco anos, começou o The Sweet Wanderlust um ano antes de começar a grande viagem. “Sempre gostei de ajudar os outros com as suas viagens e o blogue é um bom meio para compilar todos os conselhos de viagem e coisas que adoro quando estou a viajar. Adoro doces/sobremesas e viajar! Então quando coloquei as duas coisas juntas surgiu The Sweet Wanderlust”.
Antes disso tinha estado a organizar casamentos e eventos. Hoje, viaja pelo mundo inteiro.

Brittany Kulick em Portugal DR

Brittany Kulick em Portugal DR

A irlandesa Janet Newenham tem o que se chama “bichos carpinteiros”. Nunca está parada muito tempo no mesmo local. Conheci-a numa presstrip no sul de Espanha e acabamos por sermos companheiras de quarto, durante 15 dias, na viagem a Kerala, na Índia, juntamente com mais outros 28 bloggers.

Aos 30 anos, Janet já passou por 52 países e viveu em tantos outros, atualmente está a viver na Tailândia.
Desde que saiu da universidade, em 2004, esta ex-assessora e relações públicas, tornou-se a Journalist on the run tendo dado aulas de inglês na Coreia do Sul e Quénia e também vivido na África do Sul, Australia, Canadá, França e Holanda. “Se amanhã mudasse para qualquer cidade, mudaria para a Cidade do Cabo”, disse Janet ao Viaje Comigo.

O blogue começou há seis anos, quando se mudou para a Coreia do Sul. “Foi numa altura em que eu era a única blogger que conhecia e fazia-o só pela diversão e para manter a par das minhas viagens a família e amigos”. Atualmente Janet é uma das mais conhecidas bloggers de viagens irlandesa, tendo já tido diversas distinções. “É difícil de acreditar o quão longe eu cheguei, desde então, e que agora sou uma blogger de viagem a tempo inteiro”. Foi que sempre sonhou.

Janet Newenham na Cidade do Cabo DR

Janet Newenham na Cidade do Cabo – DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo