Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo
Publicado em Abril 9, 2016

A história portuguesa em Fort Cochim, Kerala, Índia

Ásia/ Índia [ Kerala ]

A Índia é um país enorme e tem vários idiomas. Na região de Kerala, o Malayalam é o idioma usado e é um palíndromo, ou seja, já repararam que fica exatamente a mesma palavra ao contrário?

Na região de Kerala encontra-se também muita história ligada a Portugal e à altura dos Descobrimentos. Ainda algumas palavras são iguais às portuguesas e com igual significado. Sabia que janela é mesmo janela em Malayalam?

Cochim nasceu em redor de um lago salgado e com um conjunto de ilhotas e penínsulas. A parte continental chama-se Ernakulam, onde estão prédios e centros comerciais, ou seja, uma parte mais contemporânea. Já Fort Cochim (ou Fort Kochi) mantém o seu ambiente pitoresco e tradicional, com as marcas dos portugueses, holandeses e ingleses. Foi classificada Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Vendedores no Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Vendedores no Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Na região de Kerala, a cidade de Cochim é certamente uma das mais procuradas. Pela sua história, praias, gastronomia, especiarias e o bem-receber dos indianos. Experimente também as massagens tradicionais nas casas sugeridas pelo turismo de Kerala.

A história de Portugal está bem guardada aqui. Em 1503, depois de descobrir o Brasil, foi Pedro Álvares Cabral quem constitui em Cochim a primeira colónia europeia na Índia: apelidada de Fort Cochim.
Depois de os portugueses aqui terem estado, vieram os holandeses e depois e os ingleses. Todos queriam o mesmo: fazer deste local a ponte de comércio entre o ocidente e o oriente.

Incenso em Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Incenso em Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

É aqui que está a Igreja São Francisco, construída pelos portugueses em 1503 e é a mais antiga igreja Europeia na Índia.
Foi em Cochim que o navegador português Vasco da Gama morreu, em 1524, e foi nesta igreja que foi sepultado, tendo sido depois transladado para Lisboa. Na frente está uma homenagem, de 1920, em memória dos falecidos Primeira Guerra Mundial.

Igreja de S. Francisco, Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Igreja de S. Francisco, Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

BAIRRO JUDEU

O bairro já foi maior e eram muitos mais os judeus que aqui se estabeleceram para o comércio. Existe ainda uma sinagoga (de Paradesi), do século XVI, que pode visitar mas não pode fotografar.
Percorra a rua judaica com vários negócios, desde especiarias até outros muito turísticos. Nessas ruas estreitas e muito pitorescas vai ver o sinal Shalom (que significa olá ou adeus, mas também paz e harmonia) em muitas das lojas.

Existem duas lojas que se destacam entre tantas outras:

– A dos bordados de Sarah Cohen, senhora judia com quase 100 anos. E é uma das últimas a funcionar nesta rua. Sarah continua aqui estabelecida e a trabalhar. É um lugar quase-histórico!

– E a grande loja Spice Market que vende de tudo um pouco, logo qu seja tradicional indiano. Tem um enorme tear onde são feitos os tecidos e até o Príncipe D. Carlos e Camila já foram clientes

Loja Sarah - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja Sarah – Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Loja da Sarah – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Bairro Judeu - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Bairro Judeu – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

PESCA EM FORT COCHIM

As redes de pesca chinesas saltam à vista de quem passeia junto dos barcos em Fort Cochim. As redes são usadas desde o século XIV e até hoje servem de forma tradicional para pescar. Aqui perto encontra também os vendedores do peixe fresco. Pode tirar fotos, mas se quiser participar no recolher de redes dê uma gorjeta aos pescadores.

Todos os dias existem barracas com venda de brinquedos, roupas, bricabraques, incenso, e comida. Ao fim de semana ainda ganha mais vida com as famílias a passearem e as crianças a correrem e a brincarem.

Barcos junto ao Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Barcos junto ao Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Palácio Mattancherry /Palácio Holandês

Apesar de ter sido apelidado de Palácio Holandês, foram os portugueses que mandaram construir este palácio em 1555. O edifício foi construído em redor de um pátio com um altar dedicado à deusa Bhagavati. Um espaço do século XVI que conta a história, ao longo de vários séculos, desta região. Tem expostas pinturas, armas, mobiliário, documentos históricos, etc.

Curiosamente nem portugueses, nem holandeses (que o renovaram), usaram este edifício que era utilizado pelos marajás para cerimónias.

Forte Kottappuram, Cochim, Kerala © Viaje Comigo

Forte Kottappuram, Cochim, Kerala © Viaje Comigo

Em Cochim fizemos ainda um tour que incluiu um passeio de barco Hop on Hop off com o Muziris Tour. O que visitámos:

– Forte Kottapuram – ruínas do forte construído em 1523 pelos portugueses. Teve um papel estratégico muito importante – na boca do rio Perigar – de fortificação que impedia os avanços em guerras na região. Em 1662 os holandeses tentaram ocupá-lo mas a resistência dos portugueses fez com que só o conseguissem um ano depois. Durante a guerra o forte ficou severamente danificado. Era um ponto estratégico porque conseguia controlar todos os barcos que aqui passavam.

– Palácio holandês Paliam:
Foi usado como residência dos Paliam Achans, primeiros-ministros dos Marajás do Estado de Cochim.

– Museu Paliam Nalukeetu

Palácio Holandês - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Palácio Mattancherry /Palácio Holandês – Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Palácio Mattancherry /Palácio Holandês - Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Palácio Mattancherry /Palácio Holandês – Fort Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Onde ficar alojado em Fort Cochim? Veja aqui. Outros alojamentos em Cochim aqui.

Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Rua do Bairro Judeu - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Rua do Bairro Judeu – Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Vendedor de peixe no Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Vendedor de peixe no Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Bairro Judeu - Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Bairro Judeu – Porto de Cochim, Kerala, India © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo