Peixe em Lisboa DR - fabricedemoulin.com Peixe em Lisboa DR - fabricedemoulin.com
Publicado em Abril 1, 2016

Peixe em Lisboa de 7 a 17 de abril 2016

Gastronomia [ Lisboa ]

O festival gastronómico Peixe em Lisboa está de volta ao Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, de 7 a 17 de Abril 2016. Além das apresentações e showcookings, há novamente restaurantes onde pode provar as iguarias e a novidade de, ao fim de semana, poder ficar até mais tarde, ao som de DJs.

Elena Arzak, Pino Cuttaia e Diego Gallegos, são três dos chefes internacionais que vão marcar presença na 9ª edição do evento, onde vão demonstrar ao vivo experiência e conhecimento, fatores que os distinguiram na arte gastronómica e que lhes valeram várias distinções ao longo das carreiras, incluindo estrelas Michelin.

Elena Arzak (dia 13) é filha de Juan Maria Arzak que em Donostia, San Sebastian, Espanha, ostenta três estrelas Michelin. Nesta edição do “Peixe em Lisboa” traz a sua cozinha vanguardista.

Já o italiano Pino Cuttaia (dia 12), detentor de duas estrelas Michelin no restaurante La Madia, em Licata, Sicília, tem como destaque a gastronomia de mar, conferindo sofisticação à forma italiana de encarar a cozinha.

O português Nuno Mendes (dia 14) regressa a este emblemático evento e demonstra, ao vivo, porque se tornou num dos chefes mais apreciados da cena gastronómica londrina, onde abriu, recentemente, um restaurante de influência portuguesa.

Elena Arzak (By Coconut)

Elena Arzak (By Coconut)

Diego Gallegos (dia 15), brasileiro de nascimento, andaluz por opção – e que alcançou recentemente uma estrela Michelin no restaurante Sollo, em Málaga – traz ao “Peixe em Lisboa” a experiência com peixes de rio ou não fosse conhecido por “el chef del caviar”.

Outros nomes conhecidos vão marcar presença nesta edição do Peixe em Lisboa, como Rui Silvestre (dia 11), um dos mais jovens e bem-sucedidos chefes da cozinha da atualidade – que surpreendeu ao alcançar uma estrela Michelin no algarvio Bon Bon -, ou Tomoaki Kanazawa (dia 16), japonês radicado em Portugal que domina as técnicas orientais de tratamento, preparação e confeção de peixes, sendo ainda um especialista em corte e observador de novas tendências.

No dia 10 vai estar Tiago Feio, um dos promissores chefes da nova vaga, onde no restaurante Leopold – um espaço minimalista na Mouraria – elabora uma cozinha experimental sem recurso a fogão e a exaustor, marcará presença para surpreender com propostas convincentes a um público exigente.

No mesmo dia, dia 10, Henrique Sá Pessoa, o chefe português que reabriu recentemente o restaurante Alma, demonstrará a perícia e conhecimento numa cozinha sofisticada e de fusão, habitat que o chefe gosta de percorrer e que desde logo o identifica. Alexandre Silva (dia 16), o primeiro “Top Chef” do famoso concurso televisivo, marcará presença, certamente com criações arrojadas e divertidas que ilustram a nova etapa profissional.

Nesta 9ª edição do “Peixe em Lisboa” estreiam-se ainda os restaurantes Bertílio Gomes com Chapitô à Mesa, com propostas sólidas de gastronomia tradicional; Ibo, com pratos de marisco de influência africana; e o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa – Pascal Meynard, de cozinha francesa com um toque de irreverência e risco.

E pode provar as iguarias nos restaurantes em funcionamento permanente no evento, com propostas exclusivamente de peixes e mariscos, onde vão estar Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina – Vítor Sobral.

Henrique Sá Pessoa

Henrique Sá Pessoa

Noites ao de fim de semana

Às apresentações, showcookings e restaurantes junta-se um mercado gourmet, composto por dezenas de expositores: da mercearia fina aos azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer, claro, a indispensável banca de peixe fresco.

Nesta 9ª edição estão previstas iniciativas inéditas, tais como as “Noites do Peixe”, a pensar nos notívagos, que prolongam o horário do evento até às duas da manhã, às sextas e sábados.

Quem estiver no Pátio da Galé poderá permanecer no recinto por mais duas horas e quem quiser ir apenas a partir da meia-noite poderá fazê-lo, adquirindo a entrada pelo valor de 5 euros e assistindo à atuação com Dj prevista para essa noite.

No primeiro domingo do evento haverá também a “Noite de Fado”, onde o jantar será acompanhado por uma atuação de fado interpretado ao vivo. Segunda-feira (dia 11) continua a ser “Dia Económico” no “Peixe em Lisboa”, em que uma entrada, no valor de 15 euros/pessoa, confere direito a duas degustações de 5 euros nos restaurantes ao longo de todo o dia.

“Peixe em Lisboa” estreia ainda a prova “ADN de Pasteleiro” (dias 8 e 9), que vai reunir alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, que vão competir perante um júri presidido por Maria Lourdes Modesto.

A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” mantém-se (dia 13) e haverá ainda tertúlias, harmonizações enogastronómicas e aulas de cozinha.

INFORMAÇÕES

Peixe em Lisboa 2016 – 7 a 17 de abril 2016, , Pátio da Galé, Terreiro do Paço, Lisboa
Horário: 12h00-00h00
Crianças até aos 12 anos: gratuito
Entrada de 1 dia: 15€
Entrada grupos (5 pessoas, 1 dia): 60€

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo