Panorâmica da piscina do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
Publicado em Março 25, 2016

Carmo’s Boutique Hotel, Ponte de Lima

Alojamento/ Portugal [ Hotéis/ Ponte de Lima ]

Em Ponte de Lima, mais precisamente em Gemieira, está o Carmo’s Boutique Hotel , de cinco estrelas, que faz parte dos Small Luxury Hotels of the World. Ou seja, pequenos hotéis (não em tamanho, mas em número de camas) em que o charme e o luxo estão em destaque. E já ganhou diversos prémios, como é o caso do Best Of Wine Tourism 2016, na categoria de Alojamento.

Oficina da Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Oficina-Adega da Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Quarto do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Quarto do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Chegamos ao final do dia ao Carmo’s Boutique Hotel. Ainda o sol não se tinha posto totalmente, mas já se ouvia o crepitar da madeira nos fogareiros e lareiras que estão espalhadas pelos jardins do hotel, para aquecer os hóspedes que desfrutam de uma noite de quase-primavera no mês de janeiro.

Ficámos com os olhos retidos no que chamam de Oficina. Uma espécie de adega requintada – com candelabros e velas acesas – cujo espaço está decorado com garrafas de vinho, pipas e algumas mesas onde os visitantes se podem sentar para provas vínicas e para acompanharem com petiscos.

Há menus de provas de vinhos (doces, brancos e tintos), acompanhados com degustação de enchidos, queijos, azeitonas, azeites, conservas, entre outros. Pode pedir vinho em garrafa ou a copo.

Vista da porta no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vista da porta no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Hall do edifício dos quartos no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Hall do edifício dos quartos no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Os 15 quartos do Carmo’s Boutique Hotel (12 duplos ou twin – apelidados de Quartos Prestígio – e 3 suites) fazem com que esteja quase sempre cheio, com hóspedes que procuram sossego e algum romantismo.

O projeto arquitetónico é arrojado e tem a autoria de Carvalho Araújo, que usa o cimento como matéria-nobre e que está à mostra em todo o lado. Para contrastar, com essa “rudeza” cinzenta, a decoração é sempre acolhedora e com pormenores vintage e clássicos, como é o caso do lustre (ou candelabro) de cristal que sobressai na sala principal, junto à entrada (que é também a sala de refeições, tanto para jantar como para o pequeno-almoço).

Colcha de renda na cama do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Colcha de renda na cama do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Decoração do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Decoração do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

A sala é daqueles locais de onde não dá vontade de sair. Há livros em todo o lado. Nas estantes, nas mesas e dividem o espaço com várias garrafas de vinho nacionais, mostrando a disponibilidade dos mesmos para acompanhar a carta.

Há peças de decoração vintage, como os rádios antigos, e muitos quadros e desenhos, marionetas de madeira, um piano, guitarras, e sofás confortáveis onde pode estar e degustar calmamente a sua refeição. À noite, ao jantar, o ambiente torna-se ainda mais intimista e acolhedor, com as velas acesas.

Sala ao jantar no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala ao jantar no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vista para a sala Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vista para a sala Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

De manhã, ao pequeno-almoço, a claridade e o verde dos campos vizinhos entram pelas enormes janelas do espaço. Há uma mesa com doces e compotas para aguçar o apetite, mas tudo é-nos servido à mesa.

Quer café, leite, ou chá? Tem ainda sumo de laranja natural, fruta, pães, queijos, fiambre e enchidos, cereais, iogurtes, mas pode também pedir panquecas ou ovos mexidos. Além da pastelaria, há bolos caseiros como o de chocolate e o cheesecake, por exemplo.

Pequeno-almoço do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

O meu pequeno-almoço do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

O meu pequeno-almoço do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

No exterior do edifício, está uma tenda que é o prolongamento daquela sala. Tem sofás grandes, um relógio em móvel antigo, uma lareira, e é aqui que pode descansar depois do jantar, por exemplo. Muitas vezes passam filmes na tela grande e até pipocas providenciam, para usufruto dos hóspedes.

Cá fora, umas poltronas acolhem um casal, iluminado pela luz da lua e das velas que os rodeiam. Nada é deixado ao acaso… são dezenas de velas, uma bicicleta antiga só para decoração, e uma lareira no exterior que tornam o ambiente muito mais romântico.

A sala de cinema e a lua - Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

A sala de cinema e a lua cheia 😀 – Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Mesa posta ao jantar no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Mesa posta ao jantar no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Os quartos, dizem-nos, têm todos decoração diferentes. Ficamos num onde o branco sobressai, assim como a enorme cama, com cortinas brancas (em formato dossel-um-pouco-moderno) e uma casa de banho com banheira, para os banhos de imersão, e chuveiro.

Tem diversos apontamentos que lhe dão um ambiente único, como as peças de decoração, as obras de arte (como quadros) e a colcha de renda, pousada aos pés da cama, que mais uma vez faz o contraste entre o moderno e o tradicional.

Entrada no quarto do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Entrada no quarto do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Cama do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Cama do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Produtos de higiene no quarto Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Produtos de higiene no quarto Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Na casa de banho do quarto tem um saquinho com todos os produtos que precisa: a touca de banho, o creme de corpo, sabonetes, escova e pasta dos dentes, as limas, cotonetes, kit de costura, pente e calçadeira. O champô e o gel de banho estão no chuveiro.

No piso inferior está o Spa – com tratamentos e massagens – e a piscina interior, assim como o jacuzzi. Um espaço de total relaxamento, onde também  a decoração não é deixada ao acaso. Tem um jacuzzi rodeado de vários objetos que saltam à vista, como o cadeirão romântico, os bancos otomanos, o incensário e o balde de água fria.

Piscina interior do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Piscina interior do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Spa no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Spa no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

No Divino SPA, o destaque vai para o Ritual Rainha: um tratamento com banho em 100% puro leite de cabra. Mas há muitos outros programas originais, como o Ritual de Banhos de Imersão, preparado no seu próprio quarto, com velas e óleos essenciais biológicos.
Nota: a piscina interior e o Spa só poderão ser usufruídas por maiores de 13 anos e sempre acompanhados por adultos. Para que não haja qualquer interrupção do ambiente relaxante que se sente neste espaço.

Oficina e Adega do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Oficina e Adega do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pónei com charrete no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pónei com charrete no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Além de ser um espaço de alojamento, o Carmo’s Boutique Hotel também providencia experiências: jantares vínicos, passeios de Enoturismo na região dos Vinhos Verdes, visitas a quintas produtoras, piqueniques na vinha e nas margens do Lima, golfe (nas proximidades), passeios no Lima, programa “Pastor por um dia”, BTT, e viagens culturais a cidades como Porto, Braga, Guimarães, passeios no Gerês e, claro, Ponte de Lima, que é já ali ao lado.

O hotel tem programas desde 1 até 5 noites, sempre com atividades diferentes – dependendo dos seus gostos e do que quer fazer.

Caminho para os jardins do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Caminho para os jardins do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vinhas ao lado do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vinhas ao lado do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Picadeiro no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Picadeiro no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Os jardins do Carmo’s Boutique Hotel merecem que lhes dedique pelo menos um passeio de alguns minutos. Visitámo-los no inverno e mesmo assim são bonitos. Imaginámos que na primavera sejam idílicos. No topo do edifício, rodeada de árvores e arbustos, está a piscina exterior, com as suas camas, onde pode relaxar e, nos dias quentes, apanhar banhos de sol.

Vista da piscina do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vista da piscina do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Black e Frederico os dois póneis do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Black e Frederico os dois póneis do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Mais acima, o Carmo’s Boutique Hotel tem a sua ligação à terra. Do lado esquerdo estão as vinhas do vizinho (de onde têm as uvas para vinho do hotel, que está ainda em produção e tem a mão do famoso enólogo Anselmo Mendes) e do lado direito está o picadeiro onde passeiam dois póneis: o Black e o Frederico – que também fomos visitar. Neste jardins, tem ainda lugar uma horta biológica, de onde são colhidos produtos para a cozinha do hotel.

Sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Ao jantar experimentámos os cozinhados com base na gastronomia portuguesa – da autoria e coordenação do chef João Araújo. Entre a hesitação do cabrito assado e do bacalhau, fomos para o segundo, estando ainda de olho na proposta de uma caldeirada de peixes… Mas não nos arrependemos da escolha. Havia outros pratos de carne, mas nem olhamos para eles.

Jantar no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Jantar no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

À entrada, escolhi um carpaccio de polvo, seguida do prato de bacalhau no forno, recheado com presunto e broa, e à sobremesa… uma deliciosa fatia de bolo de chocolate com natas e gelado de baunilha. Uma verdadeira guloseima. O restaurante também está aberto a quem não esteja aqui hospedado mas deve fazer a reserva prévia, já que o espaço é limitado.

Este é o local perfeito para relaxar!

Pormenor da mesa ao jantar no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Pormenor da mesa ao jantar no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Queimada de leite creme portuguesa no Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Queimada de leite creme portuguesa no Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Carmo’s Boutique Hotel
Morada: Estrada Nacional 203, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal
Telefone: +351 910 587 558
Estacionamento e wifi gratuitos

Vinhos na sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Vinhos na sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Jardins do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Jardins do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Entrada do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Entrada do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Decoração da sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Decoração da sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo

Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo