Feeling Grape © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 7, 2016

Os novos vinhos da Quinta do Pôpa de 2011 e em trilogia

Notícias [ Vinhos ]

A Quinta do Pôpa não é apenas um produtor de vinhos. Os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira (os Netos do Pôpa) são dois criativos e estão constantemente a lançar novos projetos e desafios. No final do verão de 2015 lançaram o Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier e é agora nele que fazem as suas apresentações de vinhos… mas também cedem o espaço para quem o quiser alugar.

O Viaje Comigo foi descobrir o novo espaço e também ficou conhecer os novos vinhos da Quinta do Pôpa. Além do projeto Pôpa Fiction, que mostramos mais baixo neste texto, provámos os novos Pôpa TN (100% Touriga Nacional), o Pôpa TR (100% Tinta Roriz) e o Pôpa VV (Vinhas Velhas – só 1.800 garrafas). Todos de 2011 e apenas à venda a partir de janeiro de 2016. A estes néctares juntou-se a criatividade do chef Rui Reigota que criou a harmonização perfeita entre a comida e os novos vinhos.

Jantar no Feeling Grape © Viaje Comigo

Jantar no Feeling Grape © Viaje Comigo

Provas no Feeling Grape © Viaje Comigo

Provas no Feeling Grape © Viaje Comigo

Sobremesa no Feeling Grape - Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Sobremesa no Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

O projeto Pôpa Fiction conta com o trabalho do ilustrador e muralista Mário Belém, que é o autor das “capas” dos vinhos. Esta trilogia de vinhos traz a ficção à vinificação, e “a coleção Pôpa Fiction foi beber ao imaginário da pulp fiction (literatura de cordel, em português), um terroir literário fértil em policiais tintos e personagens complexas, para criar três vinhos únicos: Hot Lips, In The Flesh e The Grape Escape”.

Esta é uma edição limitada (2.550 garrafas de um litro; 29€/cada) e a primeira coleção do Pôpa Art Projects. As três garrafas, de um litro, têm rótulos de design que se apresentam como capas de livros, e com referências a publicações da primeira metade do século XX.

Pôpa Fiction

Trilogia Pôpa Fiction

Pôpa Fiction (verso)

Pôpa Fiction (verso)

Realizado pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, com escrita criativa da dupla Ricardo Henriques e Luís Mileu, e design de Mário Belém, este projeto só fica completo com João Menezes, enólogo da Quinta do Pôpa e criador desta trilogia de néctares.

A venda das garrafas é individual, mas também existe o pack com a trilogia, merchandising, como t-shirts, posters, postais entre outros.

Bacalhau no Feeling Grape - Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Bacalhau no Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Novos vinhos da Quinta do Pôpa - Feeling Grape © Viaje Comigo

Apresentação dos novos vinhos da Quinta do Pôpa no Feeling Grape © Viaje Comigo

PÔPA ART PROJECTS . COLECÇÃO DE VINHOS #001 . PÔPA FICTION

HOT LIPS tinto 2012 . DOC Douro
Querido, este vinho não é o que estás a pensar.
Uma história que tanto sussurra segredos, como uiva de prazer, com um argumento de faca na liga, de corpo redondo, com sangue e lágrimas. ‘Hot Lips’ é um vinho quente que apresenta intensidade na fruta vermelha, o que o torna logo irresistível. Na boca tem uma entrada suave com um tanino fino e elegante. É um vinho jovem com tendência para muita frescura. A sua harmonia frutada faz dele um vinho apetecível no nariz e guloso na boca. Acompanha com galhardia pratos mais tradicionais, sem exagero nas especiarias.

IN THE FLESH tinto 2012 . DOC Douro
Atenção! Este vinho é um pedaço de mau caminho.
Uma freira, Severa, com vários pecados e (menos) castidade são os ingredientes para a história que acompanha este vinho. ‘In The Flesh’ é um caso sério, mais adulto que o comparsa ‘Hot Lips’. No nariz apresenta fruta madura e alguma complexidade. Fez um estágio em barrica o que deixou marcas no corpo e um aroma final a especiarias. Na boca apresenta um tanino intenso, mas que resulta equilibrado na concentração e na graciosidade. ‘In The Flesh’ foi escrito para evoluir bem em garrafa e nunca perder o faro perante pratos de caça.

THE GRAPE ESCAPE tinto 2012 . DOC Douro
Este vinho é um assalto em frente. Copos ao alto!
A história segue os ditames habituais de um policial noir: um larápio, uma femme fatale e uma fuga (não para a frente). No que toca ao nariz, os aromas andam, a monte, próximos do mato, um sintoma da evolução em barrica. Na boca apresenta um bom tanino e alguma acidez. ‘The Grape Escape’ é um vinho com estrutura, mas também fresco, onde a fruta aparece meio de surpresa, fruto do aquecimento pela boca. Um tinto que tem a arte de roubar os sentidos, própria do antigo Douro. Cúmplices insuspeitos: enchidos, fumados, queijos de cabra e ovelha.

Creme de castanhas e cogumelos e bacon - Feeling Grape - Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Creme de castanhas e cogumelos e bacon no Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Morada: Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier, Rua da Alegria, 892, 4000-038 Porto
Telefone: +351 924 382 643
E-mail: geral@feeling-grape.com
Horário: Este é um espaço à porta fechada, com eventos por marcação à medida do cliente.
Preços: Sob consulta. Para grupos acima de 8 pessoas, o host não paga.

Decoração no Feeling Grape © Viaje Comigo

Decoração no Feeling Grape © Viaje Comigo

Entradas no Feeling Grape © Viaje Comigo

Entradas no Feeling Grape © Viaje Comigo

Pato confitado com batata doce e beterraba - Feeling Grape - Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Pato confitado com batata doce e beterraba – Feeling Grape – Oporto Wine & Food Atelier © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo