Ilha Grande- Vila do Aventureiro. Cre®dito para Alice Watson-Embratur @Embratur
Publicado em Dezembro 14, 2015

Conhece a Costa Verde, no Brasil?

Américas/ Brasil [ Angra dos Reis/ Itaguaí/ Mangaratiba/ Paraty/ Rio Claro ]

A Costa Verde é o nome dado à região litoral do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Tem mais de duas mil praias e ilhas rodeadas por mar cor de esmeralda que reflete o verde da Mata Atlântica. e esta costa está a apenas um autocarro de distância do Rio de Janeiro!

Integrados na Costa Verde estão os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro que são o destino de muitos turistas. Fique a conhecê-los um pouco melhor neste texto.

Angra dos Reis. Cre®dito Embratur

Angra dos Reis. Cre®dito Embratur

Angra dos Reis

Sabia que a cidade foi batizada pelos portugueses? A 6 de janeiro de 1502 desembarcaram lá e deram esse nome por coincidir com a data dedicada aos três reis Magos.
Com 365 ilhas, Angra dos Reis reúne aventura, luxo e descanso, o que faz do destino uma paragem obrigatória para os amantes de belezas naturais e de desportos náuticos. A cidade é igualmente atrativa, preservando alguns monumentos cuja construção data a partir do século XVII, como a Igreja de Santa Luzia, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte e os conventos de São Bernardino de Sena e de Nossa Senhora do Carmo.

Angra dos Reis. Cr®dito Embratur

Angra dos Reis. Cr®dito Embratur

Nesta cidade é possível apanhar um barco até à Ilha Grande, localizada a 155 km da cidade do Rio de Janeiro. Esta ilha é composta por mais de uma centena de praias paradisíacas: a ilha já foi invadida e atacada por piratas, serviu de rota para o tráfico de escravos e até como prisão.
Uma das principais atrações da Ilha Grande – além das praias – é o Farol dos Castelhanos, construído em 1900 e um dos mais antigos faróis da costa brasileira.

Angra dos Reis. Cr®dito Embratur

Angra dos Reis. Cr®dito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

PARATY

A cidade de Paraty foi declarada Património Histórico Nacional pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, em meados da década de 60 do século XX, devido à sua importância no ciclo do ouro, pois chegou a ser uma das cidades mais prósperas.

Na década de 90 instalaram-se na cidade as operadoras de mergulho, que ensinam a praticar a modalidade e organizam expedições de exploração marítima. Em Paraty é possível conhecer igrejas dos séculos XVIII e XIX, de estilos neoclássico e barroco e casarões seculares que nos meses de inverno acolhem diversos festivais, entre os quais a FLIP – Festa Literária de Paraty, reconhecida internacionalmente.

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

Paraty ©Crédito Embratur

MANGARATIBA

Um pouco mais afastada, fica Mangaratiba, cuja ilha de Jaguanum é a principal atração. A consolidação do turismo neste município deve-se principalmente aos empreendimentos com empresas internacionais na área da hotelaria, proporcionando aos visitantes experiências sofisticadas em cenários paradisíacos.

ITAGUAÍ

Para explorar a fauna e a flora da Mata Atlântica, o ideal é visitar Itaguaí que, além das belas ilhas que a compõem, possui serras com cascatas e trilhos pela floresta.

RIO CLARO

Para os amantes de adrenalina, o município de Rio Claro é um dos melhores lugares para aproveitar os rios cristalinos, matas, cascatas e montanhas. Aqui é possível a prática de ecoturismo e desportos como rafting e pesca.

Ilha Grande. ®Credito Embratur

Ilha Grande. ®Credito Embratur

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo