Serra da Estrela © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 4, 2015

Serra da Estrela, Portugal

Centro/ Portugal [ Guarda ]

É no centro de Portugal que está uma das suas mais bonitas serras, inserida no Parque Natural da Serra da Estrela. É difícil dizer qual é a melhor altura para a visitar, porque em todas as estações do ano a serra tem os seus encantos.

No entanto, quando começa a nevar é para aqui que muitos aproveitam a neve para esquiar ou praticar outros desportos de inverno. Na primavera e verão, os seus verdes campos, floridos, caminhos pedestres, lagoas e praias fluviais são igualmente convidativas.

Onde vai ficar alojado na Serra da Estrela? Pesquise aqui hotéis e outros locais para dormir!

No cume da Serra da Estrela está a famosa Torre (muitas vezes com acesso interdito, por causa da neve intensa) e aqui perto estão as pistas de esqui. O ponto mais alto fica a 1993 metros de altitude (o mais elevado de Portugal Continental).

Sabia que este ponto mais alto é partilhado por quatro freguesias? São elas Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia).

A cadeia montanhosa da Serra da Estrela faz parte da cordilheira Sistema Central, também apelidado de sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Serra da Estrela no inverno © Viaje Comigo

Serra da Estrela no inverno © Viaje Comigo

A área protegida do Parque Natural da Serra da Estrela (assim classificado desde 1976) tem 101 060 hectares, que ficam divididos entre Castelo Branco e a Guarda. Uma paisagem marcada por rochedos e penhascos, onde sobressaem as fragas e também a pureza das suas nascentes e rios.

Queijo Serra da Estrela

O nome não engana. É tradição, nesta região, a produção artesanal do queijo da Serra, amanteigado e delicioso. É na serra que os rebanhos de ovelhas – guiados pelos também tradicionais cães da serra – pastam e dão o leite que origina o queijo – que usa a flor do cardo como coalho.

ONDE DORMIR NA SERRA DA ESTRELA

Pesquise aqui os alojamentos na Serra da Estrela.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

DESPORTOS DE INVERNO

Ski Serra da Estrela

Skiparque

Serra da Estrela © Viaje Comigo

Serra da Estrela © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo