©Visit Évora ©Visit Évora
Publicado em Junho 15, 2015

7 coisas diferentes para fazer em Évora

A cidade vista por dentro/ Portugal/ Sul [ Évora ]

Na rubrica “A Cidade Vista Por Dentro” continuámos a dar voz (neste caso, espaço de escrita) a quem quer dar dicas do local que vive. Luís Seco é professor e responsável por um guia online de Évora, cidade onde vive.

Estas sugestões de Luís Seco, levam o leitor a percorrer a cidade de forma original: “um pouco sem destino. Mas, encontrar todos os lugares improváveis e saber mais sobre aqueles que já conhece, ou já ouviu falar, é bastante fácil. Descubra tudo o que precisa para uma visita no mais completo guia da região, o VisitÉvora. Encontramo-nos em Évora”. Fica aqui o convite, no Viaje Comigo, e as suas sugestões.

A cidade de Évora tem monumentos, ao virar de cada esquina, no centro histórico. Mas, apesar da História que as pedras contam, há mais experiências inesquecíveis que nos apelam aos sentidos. Esta pequena lista traz ideias novas para quem decidir ir até ao Alentejo e ficar uns dias em Évora.

1. Dobrar esquinas na Judiaria

Abaixo do icónico centro da cidade, a Praça do Giraldo, as ruas estreitas, cuja sombra protege do sol quente do Alentejo, já antes foram o lugar onde a comunidade judaica de Évora morava. Os vestígios desta comunidade praticamente não existem hoje em dia, mas é encantador passear nas ruelas de casas brancas, com rodapé azul ou amarelo, herança dos mouros que também passaram por lá.

Viaje Comigo Évora

©Visit Évora

2. Comer um pastel de nata num palácio com vista para a Sé

A história do original edifício do Palácio dos Condes de Basto está ligada, imaginem só, a D. Afonso Henriques, no século XII! Depois disso, este imponente paço esteve associado a diversos monarcas. Hoje é propriedade de uma das famílias mais influentes de Évora e sede da Fundação Eugénio de Almeida.

Viaje Comigo Évora

©Visit Évora

Recentemente, um pequeno café/pastelaria abriu neste lugar. Tem um ambiente tranquilo, rodeado das paredes velhas cuidadas do palácio e das mais antigas muralhas de Évora. Serve pequenos snacks e deliciosos pastéis de nata. Para saborear no interior ou, melhor ainda, na pequena esplanada com vista para os campos do Alentejo, ao longe, e para as traseiras da Sé.

Viaje Comigo Évora

©Visit Évora

3. Conhecer as noites da SHE num prédio histórico da Praça do Giraldo

A Sociedade Harmonia Eborense é uma associação que, desde 1849, tem um papel importante na cidade. Não tendo fins lucrativos, dedica-se a fazer uma divulgação cultural preciosa em Évora, especialmente junto das gerações mais novas, que tomaram conta da sua direção e se envolveram ativamente já há bastantes anos.

As noites da SHE estão sempre cheias de energia. Pintura, fotografia, instalações, cinema, sessões de DJs, música ao vivo combinam improvavelmente num ambiente descontraído com os espaços mais restritos da associação, onde os mais velhos ainda jogam às cartas. Tudo isto ao lado da iluminada Praça do Giraldo.

4. Ver o pôr do sol desde o alto

Nem a meia dúzia de quilómetros desde o centro, o Alto de São Bento é o melhor miradouro para os campos de sobreiros e oliveiras e para seguir, com o olhar, o Aqueduto da Água da Prata até encontrar Évora. Leve o farnel e faça um piquenique ao pôr do sol. Antes ou depois, suba e desça o monte pelos trilhos, tornados cor de laranja pelo fim da tarde.

Viaje Comigo Évora

©Visit Évora

5. Provar comida vegetariana despretensiosa (mas deliciosa) à sombra da história

Novamente por trás da Sé, no Lardo Dr. Mário Chicó, paredes-meias com o tal Palácio dos Condes de Basto e o Museu das Carruagens, há uma casa antiga fantástica e algo misteriosa.

Este é talvez o lugar mais relaxante da cidade onde, debaixo das árvores do pequeno Jardim do Chá, é possível almoçar um prato de comida vegetariana cozinhada com amor e regada com um chá ou sumo de fruta. Sem ruído de carros a passar, como se tivéssemos recuado 200 anos no tempo. Depois de almoçar, aceite o convite para conhecer a casa por dentro. O preço da visita guiada é o que quiser dar para contribuir para a conservação do magnífico edifício.

Dica: a vista do topo deste edifício é a melhor de toda a cidade.

Viaje Comigo Évora

©Visit Évora

6. Saltitar de banco em banco no Jardim Público

Estamos no Alentejo, não estamos? Então, vai apetecer-lhe relaxar pachorrentamente, a certa altura do dia. O enorme Jardim Público de Évora, tendo em conta o tamanho da cidade, tem as suas próprias atrações.

Os miúdos vão adorar o parque infantil e a Ludoteca; os graúdos vão querer ver as Ruínas Fingidas, o Palácio D. Manuel e algumas “pérolas” escondidas. Mas, mais tarde ou mais cedo, o que vai querer mesmo é experimentar uns quantos bancos, estrategicamente colocados à sombra ou ao sol, consoante o seu gosto no momento. Escolha entre os tradicionais bancos de madeira, aqueles da zona de piqueniques ou os maravilhosamente decorados com azulejos antigos na mata. Deixe correr o tempo.

7. Mergulhar na doçaria alentejana

A doçaria alentejana dispensa apresentações. Ainda assim, prepare-se para ser surpreendido. Um dos lugares de eleição de Évora para perceber claramente o que estas palavras significam é a Pastelaria Pão de Rala, especializada em pecaminosos doces conventuais. O melhor mesmo é cada um, dos membros do grupo, pedir um doce diferente e irem provando de cada um deles. Só para não arriscarem jurar falso relativamente ao mais saboroso. Encharcadas, toucinho de noz, barrigas de freira, morgados, pão de rala. Parecem-lhe bem para começar?

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo