Vales da Capadócia - Turquia © Viaje Comigo
Publicado em Junho 12, 2015

Os nossos 7 dias na Turquia

Europa/ Notícias/ Turquia [ Ankara/ Antalya/ Capadócia/ Istambul/ Konya ]

Foi uma aventura! Durante sete dias percorremos muitos quilómetros para ficarmos a conhecer cinco cidades na Turquia, em três regiões muito diferentes deste país: Istambul, Ankara, Capadócia, Konya e Antalya. O site Viaje Comigo fez o convite e os leitores juntaram-se à jornalista Susana Ribeiro – com a agência Total Fun – para fazerem o Circuito Clássico Turquia.

Foi em abril de 2015 que o Viaje Comigo fez a sua primeira viagem de grupo com leitores do site. Antes de ler a descrição do programa dos sete dias na Turquia, assista a este nosso vídeo que mostra alguns dos locais que visitamos.

Com 75 milhões de habitantes a Turquia faz a ponte entre a Europa e a Ásia. Só Istambul tem mais de 14 milhões! Esta é uma cidade marcante: a antiga Bizâncio e Constantinopla, repleta de misticismo. Tem tanto que ver que vamos ter de voltar, porque ficou muito por visitar (este circuito só nos dava um dia em Istambul).

Ainda assim, em Istambul, conseguimos explorar muitos locais:
– o Palácio Topkapi (século XV) que serviu de residência dos sultões durante três séculos. Dentro do palácio, que mostra a grandeza do antigo império Otomano, tem várias salas com exposições: de jóias, cerâmicas e relíquias sagradas, para os muçulmanos, como é o caso dos pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. Pode comprar o seu bilhete online, evitando as filas.

– Depois do Palácio, seguimos para a Basílica de Santa Sofia (Hagya Sophia). Construída no século VI, altura do Império Bizantino, foi a catedral de Constantinopla. Por estarmos acompanhados com um guia, conseguíamos escapar às enormes filas deste espaço (o mesmo não aconteceu no Palácio e na Mesquita Azul, onde tivemos de ficar na fila). Para evitar as filas de espera, aconselhamos que compre o seu bilhete online.

Hagya Sofia - Istambul, Turquia © Viaje Comigo5

Hagya Sofia – Istambul, Turquia © Viaje Comigo5

– O almoço foi feito no centro, passando pelo Obelisco de Teodósio (do Antigo Egito). Nesta praça, estão fontes onde os muçulmanos lavam as mãos e os pés, preparando-se para oração. Ouve-se o chamamento (feito pelo Muezim) que repete cinco vezes ao dia. Depois de tantos dias na Turquia, no regresso ficamos com saudades daquele chamamento inebriante.

– Depois de almoço, partimos à descoberta da Mesquita Azul (século XVII).

– Durante a tarde fomos descobrir o Mercado Egípcio, também chamado de Mercado das Especiarias, que fica perto do rio. E foi essa proximidade que nos levou até ao passeio de barco no rio Bósforo – que liga o mar negro ao Mar de Mármara – mostrando toda a história e arquitetura presente nas margens.

– Acabamos o dia em Istambul a assistir ao pôr-do-sol, junto do rio, e a comer as sandes de peixe, que é grelhado em barcos e servido em terra firme.

Mesquita Azul, Istambul, Turquia © Viaje Comigo

Mesquita Azul, Istambul, Turquia © Viaje Comigo

A caminho da Capadócia

Dentro de um dia cheio de emoções fortes em Istambul, é hora de descansar, pois o dia começa cedo e com uma viagem, de camioneta, até à Capadócia.

A viagem conta com uma paragem em Ankara, para almoço e para visitar o Museu e Mausoléu de Mustafa Atatürk, o fundador da República da Turquia e que foi o seu primeiro presidente. O Museu é muito rico em obras de arte e as fases da guerra da independência estão representadas em grandes pinturas, acompanhadas de som. É uma autêntica lição de história a visita a este local. E também o reflexo do orgulho da nação que coloca bandeiras em todo o lado.

Mausoléu e Museu Ataturk em Ankara - Turquia ©Viaje Comigo22

Mausoléu e Museu Ataturk em Ankara – Turquia ©Viaje Comigo22

Depois de almoço, partimos de novo a caminho da Capadócia. A meio do percurso paramos para fazer fotografias de sítios de campos imensos, com montanhas cobertas de neve ao longe. Também no caminho encontramos o Lago Salgado de Tuz Gölü, que é o segundo maior lago da Turquia, cobrindo uma área de 1500 quilómetros quadrados.

Depois de uma noite de descanso, no nosso hotel Mustafa, na Capadócia, – com um pequeno-almoço buffet muito variado e completo – acordamos para conhecer terras diferentes de tudo o que já vimos… que muito se assemelham a uma paisagem lunar, em alguns locais. Foram três dias fantásticos na Capadócia, que fica na Anatólia Central. Nesta zona, destacam-se as formações naturais que resultaram de erupções vulcânicas e da erosão ao longo dos tempos.

Museu de Goreme - Capadócia - Turquia ©ViajeComigo

Museu de Goreme – Capadócia – Turquia ©ViajeComigo

Visitámos casas escavadas em rochas, cidades subterrâneas e, no Parque Nacional de Göreme, descobrimos igrejas antigas que mantêm partes dos frescos ainda visíveis – este parque é classificado como Património Mundial pela UNESCO. As “chaminés de fadas” são outro motivo de curiosidade: são elevações de rochas formadas pela erosão, que criam uma paisagem insólita, que se deve a dois vulcões, já extintos, que expeliram a sua lava e cinzas que formaram o “tufo”, escavado depois pela erosão dos ventos e chuvas durante milhares de anos.

Capadócia - Turquia © Viaje Comigo

Capadócia – Turquia © Viaje Comigo

Uma das experiências inesquecíveis na Capadócia é, sem dúvida, a viagem de balão de ar quente. É verdade que custa levantar da cama, entre às 4 da manhã, mas vale muito a pena para poder viver esta experiência fantástica e assistir ao nascer do sol daquela forma – ainda que nós não tenhamos tido céu limpo… a experiência foi fantástica na mesma. Para sua comodidade, pode comprar o bilhete online.

– Leia aqui a nossa experiência nos Balões na Capadócia.

Balões de ar quente na Capadócia - Turquia ©Viaje Comigo

Balões de ar quente na Capadócia – Turquia ©Viaje Comigo

Nesta região, fomos ainda a uma fábrica com produção artesanal de tapetes turcos – uma das maiores do pais – e vimos ao vivo como se fazem as peças, assim como pudemos assistir à tradicional apresentação e venda dos mesmos. A venda e negociação é uma arte dos turcos, sem dúvida! (e dos marroquinos, claro!)
Em Avanos, na província de Nevşehir, na Capadócia, descobrirmos a cerâmica local e foi aqui que assistimos ao espetáculo das 1001 Noites Turcas, onde são apresentadas danças tradicionais populares e costumes locais. Não fique à espera de uma super-produção, mas tem bailarinos profissionais e é um espetáculo giro. Pode comprar o seu bilhete online.

Espetáculo 1001 Noites Turcas - Avanos - Turquia ©ViajeComigo

Espetáculo 1001 Noites Turcas – Avanos – Turquia ©ViajeComigo

Na “Riviera” Turca

Depois de três dias na Capadócia, prosseguimos com o Circuito Clássico da Turquia: fomos para Antalya.
A caminho da que é apelidada de a “Rivieira” turca paramos para visitar Konya. Nesta cidade – que é a terra de origem dos Dervishes (sim, esses que dançam em rodopios) – pudemos visitar a Mesquita e o Museu Mevlana, que revelam muito sobre a história e cultura locais. Apesar de ser apenas um local de paragem, estes espaços de Konya merecem uma visita atenta, ficando-se a saber muito sobre a história e cultura locais.

Porto de Antalya, Turquia ©Viaje Comigo11

Porto de Antalya, Turquia ©Viaje Comigo11

Em Antalya, ficamos instalados em Belek (não é perto do mar, ou seja, não dá para ir a pé, mas tem ligações à praia e à cidade por autocarros). Fosse o programa mais folgado, teria dado para ir até à praia – e houve quem o fizesse em vez de irem visitar o centro de Antalya. Durante a manhã levam-nos a lojas de jóias e de peles… só mesmo para quem tem interesse em compras. Se pudéssemos, alterávamos isso no programa e não íamos.

Em Antalya, fomos visitar as belíssimas cascatas naturais Karpuzkaldiran, o seu porto (pode também fazer aqui um passeio de barco, a 5 euros por pessoa) e ficar a conhecer o seu pitoresco centro histórico e os seus mercados e bazares. É um ótimo sitio para experimentar os típicos kebabs (como tantos outros que encontra na viagem) mas principalmente os gelados turcos, até porque nesta cidade – conhecida pelas praias e considerada a “Riviera” Turca – está sempre muito calor.

Cascatas em Antalya - Turquia ©Viaje Comigo

Cascatas em Antalya – Turquia ©Viaje Comigo

Informações

No regresso, quando chegar ao aeroporto de Istambul vai ver os cartazes que dizem que é proibida a saída do país com património. Por isso, fique já com o aviso: não compre artefactos, nem peças que lhe pareçam antigas em sítios duvidosos, porque poderá ficar sem elas e sem o dinheiro que, entretanto, já deu.

Não esquecer: se é cidadão português deverá obter o visto online, no website www.evisa.gov.tr. Custa 20USD e poderá ser obtido a partir de três meses antes da viagem – e é válido para múltiplas entradas durante três meses.

Em viagem na Turquia © Viaje Comigo

Em viagem na Turquia © Viaje Comigo

Vale Vermelho - Turquia © Viaje Comigo

Vale Vermelho – Turquia © Viaje Comigo

Vales da Capadócia - Turquia © Viaje Comigo

Vales da Capadócia – Turquia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo