Publicado em Junho 2, 2015

Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha

Espanha [ Ilhas Baleares/ Maiorca/ Palma de Maiorca ]

Para muitos, Maiorca significa simplesmente praia e mar. Mas, esta ilha das Baleares, no meio do mar Mediterrâneo, tem muito mais para visitar!

Palma de Maiorca é a capital da maior ilha (tem 3640 Km quadrados) do arquipélago das Baleares espanholas, vizinha de Ibiza, Menorca e Formentera. São cerca de 5 milhões os turistas que visitam Maiorca anualmente.

As praias são muito concorridas mas há muito para descobrir desde altas falésias, nas costas norte, propícias para caminhadas, até à beleza selvagem de alguns pontos. Se está interessado em conhecer mais do que as praias da ilha, alugue um carro e parta à descoberta de Maiorca.

Palma Nova, Maiorca

Palma Nova, Maiorca © Viaje Comigo

Praia e barco, Maiorca

Praia e barco, Maiorca © Viaje Comigo

Na capital da ilha, Palma, a história é visível nos seus monumentos. São de visita obrigatória, a Catedral de Palma – construção iniciada no século XIV -, o Palácio de Almudaina e a Basílica de Sant Francesc. O Museu de Maiorca, no Palau Ayamans datado do século XVII, foi inaugurado em 1968, e acolhe inúmeras obras de arte que estão relacionadas com a história da ilha, desde pinturas, cerâmicas e objetos pré-históricos, por exemplo.

Moinhos em Palma de Maiorca

Moinhos em Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Palma de Maiorca

Palma de Maiorca © Viaje Comigo

No Museu Diocesano, em Palma, descubra peças históricas que passaram por várias igrejas da ilha. É ainda na capital que pode ficar a conhecer os Banys Arabs, que foram banhos ou hammams do século X, que fazem parte das ruínas da cidade árabe Medina Mayurqa, que é atualmente Palma.

Visite a Fundação Joan Miró em Cala Major, uma estância balnear ligada ao pintor catalão. Miró viveu aqui durante quatro anos e o seu ateliê é atualmente um local onde pode visitar algumas das suas obras – acolhe cerca de 140 pinturas, 300 gravuras e 100 desenhos.

Cruzeiro em Palma de Maiorca

Cruzeiro em Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Castelo de Palma de Maiorca

Castelo de Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Vista do castelo de Palma de Maiorca

Vista do castelo de Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Longe da confusão das praias, na costa noroeste, na serra de Tramuntana, estão situadas aldeias, com casas de pedra, e além das rotas de automóvel é possível fazer percursos pedestres.

No extremo norte da ilha, deslumbre-se com o Cap de Formentor. Esta estreita língua de terra, a península de Formentor, é rodeada de altas arribas. Com estas condições, é natural que seja este o local que muitas aves escolhem para nidificar e é também um local de pausa para quem gosta de observar as aves no seu habitat natural.
O ponto mais alto de Formentor, Fumart, fica a 384 metros acima das águas do mar.

Pela estrada da ilha, vai encontrar o Mirador des Colomer, com vista para o mar. Aproveite a panorâmica, a partir da torre de guarda da Talaja de Albercutx, do século XVI.

Formentor, Maiorca

Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Formentor, Maiorca

Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Pegue no mapa da ilha e continue a descobrir locais encantadores. É o caso de Banyalbufar. Uma pequena vila, fundada pelos árabes, rodeada por socalcos que enfeitam, com os seus cultivos, as encostas. Foi esse mesmo declive que permitiu que, até ao século XIX, esta terra fosse muito conhecida pelo seus vinhos.

A pitoresca e pequena vila de Estellencs tem pouco mais de 300 habitantes, mas merece uma visita. Acolhe uma igreja do século XVIII e lojas de lembranças. O passeio de todos os turistas passa pela rua principal. Dica: o Mirador de Ricardo Roca tem uma vista panorâmica sobre a costa noroeste – fica no terraço do restaurante Es Grau.

Formentor, Maiorca

Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Dizem que o melhor dia para visitar Andratx é à quarta-feira, porque é dia de mercado e este traz-lhe mais vida e animação. É um local com habitações bonitas e ambiente pacato.
Em La Granja, Esporles, o espaço museológico acolhe exposições relacionadas com artesanato e arte popular, espetáculos e provas de vinhos locais.
Ainda em Esporles, passeie no Passeig del Rei onde pode aproveitar para relaxar nos cafés e restaurantes, provando a gastronomia local.

Mais junto da costa da ilha, pode visitar Port de Valldemossa. É junto desta praia que estão alguns dos melhores restaurantes, com especialidades com peixes, claro. Fica ligada por uma sinuosa estrada a Valldemossa, vila onde Chopin viveu durante quatro meses, no inverno de 1838-39.

Aqui vai encontrar um monumento, dedicado ao compositor polaco, e pode visitar o local onde estão expostas as suas partituras e manuscritos da sua amante Aurora Dupin, que usava como pseudónimo o nome de George Sand, como romancista. Passeie pelas ruas do centro e visite o mosteiro e o palácio real.

Baía de Magaluf, Maiorca

Baía de Magaluf, Maiorca © Viaje Comigo

Valldemossa é considerada uma das mais bonitas aldeias de Maiorca. Fica nas montanhas a cerca de 17 quilómetros da capital Palma. Com apenas dois mil habitantes é um local pitoresco, bem cuidado, e que encanta com as ruas históricas e decoradas com flores. Tudo muito bem preservado, com cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte. É fácil perceber porque era este o local escolhido por muitos artistas (como Chopin) para encontrarem inspiração.

Na costa norte da ilha, destaca Port d’es Canonge, que é uma vila piscatória que vale a pena conhecer… apesar das curvas da estrada dissuadirem alguns. Dicas: pare para almoçar no restaurante junto das cabanas dos pescadores, na praia.

Uma forma muito divertida de ficar a conhecer esta área é fazer a viagem de comboio entre Palma e Port de Sóller. A composição passa numa linha elétrica que foi inaugurada em 1912. O percurso tem 27 quilómetros e a linha é considerada um das mais belas da Europa, com passagem junto da serra Tramuntana.
Quando chegar a Sóller continue o passeio no elétrico antigo, que passa pelo centro da cidade, e que os turistas usam para chegar até Port de Sóller – o percurso dura cerca de 15 minutos, numa linha ao longo da praia. De Sóller partem também passeios organizados até à povoação de Dejá.

Cavalo em Palma de Maiorca

Cavalo em Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Sugestões de passeios diferentes pela ilha de Maiorca:
– passeios a cavalo pela ilha. Dica: faça-o quando estiver menos calor;
– visitar as paisagens protegidas;
– fazer mergulho;
– volta à ilha de comboio;
– visitar o Casino de Palma;
– visita às Cuevas del Drach (num lago subterrâneo, o Lago Martel, em Porto Cristo).

Em Maiorca existem centenas de grutas – cerca de 200 – que foram refúgio de piratas há muitos séculos. São poucas as que estão abertas ao público e algumas têm programas de visitas já pré-definidos.
No século XIX, as grutas foram estudadas por geólogos e, em 1896, foram redescobertas as Coves d’Artà, cujas estalactites e estalagmites continuam a ser alvo de pesquisas.
Os turistas podem visitar as grutas com lagos subterrâneos e pode ter sorte em apanhar um dos dias dos concertos – realizam-nos aqui devido à boa acústica dos locais.

Catedral de Palma de Maiorca

Catedral de Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Apesar de quase não existirem praias desocupadas, no sudeste de Maiorca pode encontrar a Cala Mondragó, de bandeira azul.
Também aqui descobrirá a aldeia portuária de Cala Figuera e a praia de Cala Santanyi (a cerca de 40km de Palma).

E, se até aqui demos muitas dicas para conhecer Maiorca de forma diferente, é impossível fugir às suas praias, de água quente, e muitas delas paradisíacas.

Praia em Maiorca

Praia em Maiorca © Viaje Comigo

Caminho para a praia virgem

Caminho para a praia virgem, Maiorca © Viaje Comigo

PRAIAS DE MAIORCA

Sabia que Maiorca tem cerca de 80 praias? As mais conhecidas e frequentadas são as da área da Badia de Palma e nas costas norte e nordeste.

Palma Nova
É considerada uma das melhores praias de Badia de Palma. Tem muita vegetação por perto.

Ses Illetes
A praia é pequena e não tem muito serviços mas é por isso mesmo que muitos a escolhem.

Portals Nous
Fica numa estreita baía e perto tem o Parque de diversões de Marineland.

Magaluf
É uma das zonas e praias mais turísticas da ilha. Tem bares e restaurantes junto do areal e está perto de importantes hotéis. Aqui perto fica o parque aquático Aquapark.

Cala Major
Fica numa baía rodeada de hotéis e é uma das mais movimentadas.

Palma
A praia da capital é a Can Pere Antoni.

S’Arenal
Fica no extremo oriental de Platja de Palma e é aqui que o areal é mais concorrido. Também aqui perto tem um parque aquático, o Aquecity.

Praia em Maiorca

Praia em Maiorca © Viaje Comigo

Quando visitar Maiorca?

A melhor altura para visitar Maiorca será no final da primavera/início do verão e final do verão/início do outono.
São as alturas com menos calor (as temperaturas ultrapassam facilmente os 40 graus no verão) mas já vai apanhar dias com muito sol e calor. E principalmente, porque são alturas com menos gente e consequentemente menos confusão.

Os preços também são mais baixos nestas alturas. O único senão é que, fora da época alta, muitos bares, restaurantes e discotecas estão ainda fechados. Para quem não gosta de confusão é a altura perfeita para visitar Maiorca.

Catedral em Palma de Maiorca

Catedral em Palma de Maiorca © Viaje Comigo

Magaluf, Maiorca

Magaluf, Maiorca © Viaje Comigo

A caminho de Formentor - Maiorca

A caminho de Formentor – Maiorca © Viaje Comigo

Formentor, Maiorca

Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Baía de Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Baía de Formentor, Maiorca © Viaje Comigo

Costa de Maiorca

Costa de Maiorca © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo