Café Majestic, Porto
Publicado em Maio 5, 2015

Café Majestic, Porto

Portugal [ Cafés ]

Pode encontrar o histórico Café Majestic em Santa Catarina, no Porto, uma das ruas mais afamadas da Baixa portuense. Desde a abertura, em 1921, que não passa despercebido pela sua estética que reflete toda a carga histórica inerente, já tendo sido considerado um dos cafés mais bonitos do mundo.

Majestic Salão - Direitos Reservados Café Majestic

Majestic Salão – Direitos Reservados Café Majestic

Nos primórdios, o Majestic, obra do arquiteto João Queiroz, abriu com o nome Elite e tornou-se naturalmente um luxuoso ponto de encontro para tertúlias políticas e um local onde artistas e senhoras da alta sociedade debatiam ideias.

Com as influências da alta estirpe cultural francesa e dos ideais da “Belle Époque” o nome foi alterado para Majestic.

Nos anos 60 o espaço deparou-se com um esmorecimento, devido à conjuntura que se vivia em Portugal, e só em 1983 foi decretado como Imóvel de Interesse Público, numa tentativa de reavivar este marco histórico. O resultado desse esforço só foi notório em 1994 com o regresso da azáfama da clientela e com a restauração do espaço.

Majestic Anos 20 - Direitos Reservados Café Majestic

Majestic Anos 20 – Direitos Reservados Café Majestic

O Majestic é um sublime exemplo da Arte Nova e, mesmo para os mais leigos em arquitetura, é impossível não ficar deslumbrado com os detalhes decorativos, os grandes espelhos, os candeeiros trabalhados, esculturas em estuques e todo o glamour dos Anos 20.

Ao longo da história do Majestic, bastantes ilustres por lá passaram e eram seus clientes como Gago Coutinho, Beatriz Costa, José Régio, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra, Júlio Resende, J.K Rowling e muitos outros.

INFORMAÇÕES

Morada: Rua Santa Catarina, 112, Porto
Telefone: (+351) 222 003 887

Horário: de segunda-feira a sábado das 09h30 às 00h00; encerra ao domingo

Café Majestic, Porto

Café Majestic, Porto

Textos: Rafaela Santiago

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo