Queima das Fitas do Porto- Direitos Reservados TOMANEPHOTOS
Publicado em Abril 28, 2015

Queima das Fitas do Porto

Portugal

A origem da Queima das Fitas leva-nos a 1920, quando os finalistas de Medicina da Universidade do Porto decidiram fazer a “Festa da Pasta”. Hoje em dia, a Queima das Fitas do Porto é uma das mais concorridas semanas académicas do país.

A “Festa da Pasta” consistia na passagem da pasta dos finalistas – os quintanistas, ou seja, do quinto ano – para os alunos que estavam no quarto ano, os quartanistas – que recebiam também o chamado “grelo”.

A passagem de testemunho foi passando de faculdade em faculdade e cada uma tinha a sua própria festa. Até que, em 1943, todas as faculdades decidiram unir-se e começaram a comemorar todas juntas.

Ainda em 1943 se começou a abandonar, paulatinamente, a expressão “Festa das Pastas” e adotaram a atual denominação de “Queimas das Fitas”. Um ano depois, celebrou-se a primeira Missa da Benção das Pastas, na Igreja dos Clérigos.

Esta celebração foi interrompida de 1971 a 1978 – devido às fortes mudanças sociais e políticas que o país atravessava. Quando regressou, foi intitulada de Mini-Queima, na qual realizaram o primeiro cortejo. Este suscitou alguma controvérsia pois foi visto como uma iniciativa reacionária. Aliás, os carros continuam a ser (mais ou menos) alegóricos e mostram (alguma) crítica social.

Queima das Fitas do Porto - Direitos Reservados Tomane photos

Queima das Fitas do Porto – Direitos Reservados ©Tomane photos

Desde então, a Queima das Fitas foi, aos poucos, ganhando os contornos com que se apresenta na atualidade. Consiste numa semana animada (sempre na primeira semana do mês de maio) que já não se restringe aos estudantes e é aberta ao público em geral. Tornou-se uma das maiores festas académicas do país e a segunda maior festa da cidade do Porto (a seguir ao S. João).

Durante uma semana a cidade enche-se de cores, alegria… mas também de nostalgia, de quem está perto de terminar a vida académica. A festa da Queima das Fitas já foi realizada em vários locais mas atualmente tem lugar no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade do Porto.

É no Queimódromo que acontecem os concertos diariamente e tem ainda carrosséis e muitas barraquinhas de “comes e bebes” – cada faculdade tem a sua própria barraca, mas também estão lá rulotes com produtos tradicionais: como pão com chouriço, hambúrgueres, farturas, etc

Queima das Fitas -Joao Pedro Rocha Fotos

Queima das Fitas -© João Pedro Rocha Fotos – Direitos Reservados

Durante a semana da Queima das Fitas existem ainda diversas atividades que ocorrem por toda a cidade.
Fique a saber quais:

– Monumental Serenata: realiza-se no primeiro domingo de maio, às 00h00, na Cadeia da Relação. Começou por ser na Sé do Porto, mas o espaço era pequeno demais para tantos que queriam assistir. É este o ponto de partida para a semana da Queima das Fitas. Os estudantes trajados cantam e ouvem fados e músicas relacionados com a vida estudantil e com a cidade do Porto.

– Missa da Benção das Pastas: ocorre na manhã do primeiro domingo de maio, onde os estudantes celebram mais uma etapa na sua vida académica.

– ECAP: é o Encontro de Coros da Academia do Porto, na noite do primeiro domingo do mês de maio.

– Dia da Beneficência: na segunda-feira da Queima das Fitas, os estudantes recolhem pelas ruas do Porto fundos para uma instituição de solidariedade, através da venda de miniaturas alusivas à vida académica.

– Concerto Promenade: segunda-feira à noite, a música erudita tem lugar no Rivoli.

– Cortejo: terça-feira à tarde, na Baixa portuense, dá-se um desfile animado de todas as faculdades, atraindo centenas de milhares de pessoas todos os anos. As ruas da Baixa ficam impedidas ao trânsito durante quase todo o dia. Os estudantes universitários fazem a passagem frente à Câmara do Porto com os carros alegóricos e gritando o nome das faculdades.

– FITA: na quarta-feira, pela noite, o Festival Ibérico de Tunas Académicas convida estudantes e entusiastas a desfrutarem de um espetáculo, e também uma competição, entre as melhores Tunas.

– Sarau Cultural: na quinta-feira, à noite, ocorre esta mostra artística onde os estudantes exibem os seus dotes nas mais variadas facetas culturais, abrangendo a música, a comédia, a dança, etc…

– Teatro de Rua: sexta-feira pela tarde, as ruas da Baixa animam-se com performances teatrais dos estudantes universitários.

– Baile de Gala: sexta-feira, à noite, é marcada pelo baile dos finalistas, que simboliza o fim da vida académica.

– Rally-Papper: no sábado, existe uma divertida atividade que move mais de 150 equipas, de variadas instituições portuenses, pelas ruas da cidade.

– Chá Dançante: no último sábado da Queima das Fitas tem lugar este evento direcionado aos estudantes inscritos no penúltimo ano do curso, mas é aberto a todos os estudantes universitários.

Queima das Fitas do Porto- Direitos Reservados TOMANEPHOTOS

Queima das Fitas do Porto- Direitos Reservados ©TOMANE PHOTOS

Texto: Rafaela Santiago

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo