Tripas à Moda do Porto n'O Rápido © Viaje Comigo Tripas à Moda do Porto n'O Rápido © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 6, 2015

Restaurante O Rápido, Porto, Portugal

Gastronomia [ Restaurantes/ Restaurantes Porto ]

Fica junto à Estação de S. Bento, na Rua da Madeira, no Porto, o restaurante O Rápido, que serve a típica cozinha portuguesa, com destaque para a gastronomia portuense. Aliás, dizem que aqui são servidas umas das melhores Tripas à Moda do Porto. O Viaje Comigo foi experimentar!

Foi batizado, inicialmente, como Arsenal do Marisco mas, com a mudança de dono, passou a ser chamado O Rápido. Porquê?

Tripas à Moda do Porto n'O Rápido

Tripas à Moda do Porto n’O Rápido

A inspiração vem do comboio que fazia o trajeto Porto-Lisboa que, na altura, era conhecido como “o rápido” e que partia dali, da gare de S. Bento. A explicação foi-nos dada pelo atual dono, Francisco Norte, que já está à frente deste espaço há 27 anos e escolheu manter o nome. Atualmente, decidiu acrescentar o 100% Portuguese Food para chegar mais diretamente aos milhares de turistas que visitam a cidade do Porto.

E se a escolha dos produtos é garantia de qualidade, o sucesso deste cantinho de maravilhas gastronómicas vem também das mãos da cozinheira, Rosa Maria, que já faz parte da história do restaurante há 38 anos. Começou ainda criança a ajudar na cozinha… com apenas dez anos. Uma experiência que se nota em cada prato que sai da cozinha d’ O Rápido.

O Rápido

O Rápido

O ambiente é acolhedor e está decorado de orgulho portuense, com fotos de atrações da cidade, nas paredes, do tradicional elétrico até à gare de São Bento. No fundo da sala, é exibido um painel de azulejos, com a pintura da ponte Luís I e os barcos rabelos, parados no rio Douro.

Este restaurante tem no seu menu algumas das estrelas da gastronomia portuguesa e apresenta como especialidades o Bacalhau à Norte, Polvo Assado no Forno, Cabrito Assado no Forno e as afamadas Tripas à Moda do Porto.

As tripas são a “jóia da coroa” da casa. Por isso mesmo, contou o senhor Francisco, teve que começar a confecioná-las também às terças-feiras, devido à grande afluência de clientes: “não queira saber como é isto às quintas-feiras por causa das tripas. Uma correria”. Agora, servem as tripas três vezes por semana: à terça e quinta-feira e ao sábado. Nós provámos e recomendamos, sem hesitar!

Filetes de polvo n' O Rápido

Filetes de polvo n’ O Rápido

Arroz de feijão n'O Rápido

Arroz de feijão n’O Rápido

A lista tem, por vezes, surpresas consoante a época como, por exemplo, lampreia e outras variedades de peixe que não estão configurados no menu habitual. Ficam aqui as opções fixas e semanais do cardápio:

Segunda-feira: bacalhau à Espanhola; Filetes de Polvo
Terça-feira: Rojões de Porco Preto; Peixe do dia; Tripas à Moda do Porto
Quarta-feira: Miminhos Assados no Forno; Cozido à Portuguesa
Quinta-feira: Tripas à Moda do Porto; Bacalhau à Gomes de Sá
Sexta-feira: Bacalhau Cozido com Grão; Vitela Assada no Forno
Sábado: Filetes de Polvo com arroz do mesmo; Tripas à Moda do Porto

Para acompanhar, tem um leque considerável de vinhos à sua disposição, inclusive vinho a copo – que rondam os 3€. À sobremesa, há sempre um doce para acompanhar. Quando visitámos O Rápido haviam uns caseiros “matateus”, com doce de chila e côco, para adoçar o final de refeição.

Se pretender fazer jantares de grupo, O Rápido Porto | 100% Portuguese Food – que conta com mais de 40 lugares – tem menus a partir de 15€, com tudo incluído (vinho da casa também).

Sobremesa n'O Rápido - Matateus

Sobremesa n’O Rápido – Matateus

INFORMAÇÕES

O Rápido – 100% Portuguese Food
Morada: Rua da Madeira, 194, Porto
Telefone: (+351) 222 054 847 ou (+351) 966 528 924

Tripas à Moda do Porto n'O Rápido

Tripas à Moda do Porto n’O Rápido

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo