Castelo de Leiria
Publicado em Janeiro 13, 2015

Conhecer Leiria com quem lá vive, Portugal

Centro/ Portugal [ Leiria ]

Se quiser, pode seguir o guia do Viaje Comigo com o que visitar em Leiria, mas as sugestões para conhecer Leiria chegam-nos também através de quem lá vive e conhece a cidade. Francisco Barruma é o autor do blogue 100 Rota que “pretende ser um espaço de partilha de dicas, experiências vivenciadas por um grupo de pessoas que foram “contaminadas” pelo vírus das viagens”.

Leiria

Leiria © 100 Rota

Sabia que Eça de Queirós viveu em Leiria?

Em 1870, com 25 anos de idade, mudou-se para esta cidade para assumir o cargo de Administrador do Concelho de Leiria. Ficou hospedado na casa de D. Isabel Jordão, no número 13 da Travessa da Tipografia. Conta-se que foi aqui que se sentiu inspirado para escrever – em colaboração com Ramalho Ortigão – “O Mistério da Estrada de Sintra” e as primeiras ideias para “O Crime do Padre Amaro”.

Mas, voltemos às sugestões do leiriense Francisco Barruma, acompanhadas pelas suas fotografias, que nos levam pelo centro da cidade, passando pelo centro histórico, conhecendo novos espaços e negócios e subindo ao castelo. Preparado para a viagem a Leiria?

Edifício do antigo Mercado de Santana, hoje em dia transformado em Centro Cultural

Edifício do antigo Mercado de Santana, hoje em dia transformado em Centro Cultural © 100 Rota

“Leiria é uma cidade encantadora e um local perfeito para os tão na moda “city break”. Poderá aqui passar dois dias tranquilos ou mesmo divertir-se, à noite, nalguns dos bares no centro histórico.

É uma cidade plana, (exceto se for ao castelo) o que a torna muito fácil de visitar. Fica tudo pertinho!
Não faltam bons restaurantes, bons alojamentos, bonito centro histórico, e boas lojas para compras, tudo isto, longe da confusão das grandes cidades.

Tal como já referi é muito fácil percorrer o centro histórico. Pode iniciar o percurso na Praça Rodrigues Lobo. É o lugar ideal para tomar o pequeno-almoço antes de iniciar a caminhada pois, em redor da praça, tem cafés e restaurantes onde poderá fazê-lo. Sempre com o castelo em vista, perca-se literalmente pelas ruelas. Irá surpreender-se.

Espaço Eça

Espaço Eça © 100 Rota

Por entre algum comércio tradicional na Rua Barão Viamonte (Rua Direita), irá dar de caras com alguns novos espaços, impulsionados pela nova geração de empresários da região.
Um desses novos negócios é o Espaço Eça, café, vinhos e livros… Tudo isto num ambiente especialmente requintado e tranquilo. Terá aqui lugar para provar as iguarias e petiscos que lhe irão propor. A não perder!

Espaço Eça

Espaço Eça © 100 Rota

Espaço Eça

Espaço Eça © 100 Rota

Irá descobrir que Eça de Queiroz viveu algum tempo nesta nobre cidade, inclusive a casa onde ficou hospedado.

Depois do “deambular”, volte à praça! A minha sugestão é que almoce no restaurante Mata Bicho. Adorei o espaço e, mais importante, a comida!

E vá, vá de novo, mas desta vez com destino traçado: visite o castelo, mas antes passe pelo Museu de Imagem e Movimento (MIMO). Gostei muito deste museu e fiquei bastante surpreendido pela positiva. A sua temática é a imagem, fotografia e cinema. Um museu muito caraterístico e distinto no país. Com a subida ao castelo vai poder apreciar as maravilhosas vistas sobre a cidade.

No dia seguinte poderá dar um passeio pela parte nova da cidade, fazer umas compras, ou “esticar” as pernas e fazer uma caminhada num dos percursos junto ao rio.

Rua Direita (Sé catedral ao fundo)

Rua Direita (Sé catedral ao fundo) © 100 Rota

O que ver e fazer em Leiria:

– Museu MIMO
– Museu do moinho de papel
– Castelo de Leiria
– Igreja de Nª Srª da Encarnação
– Centro histórico (Rua Direita, Sé de Leiria, Largo Cândido dos Reis, Rua D. Afonso Henriques, Casa de Eça de Queiroz)
– Passeio à beira-rio

Praça Rodrigues Lobo, Leiria

Praça Rodrigues Lobo, Leiria © 100 Rota

Onde comer em Leiria:

– Mata bicho-Real Taverna: Praça Rodrigues Lobo, leiria
Malagueta afrodisíaca, Rua Gago Coutinho, 17, Leiria
– Restaurante Cardamomo: Rua Barão Viamonte, 43, 1º, Zona histórica, Leiria
– Restaurante Luna: Rua Glória Barata Rodrigues, Quinta de Santo António, Leiria

Onde dormir em Leiria:

Hotel D.Dinis, Travessa de Tomar, 2, Leiria

– Pesquise aqui outros hotéis e mais alojamentos em Leiria.

Leiria

Leiria © 100 Rota

Como chegar a Leiria:

De carro:
– Vindo de Lisboa de carro aprox.130km, pela auto-estrada saia na saída “Leiria”. Poderá também optar por viajar na estrada Nacional 1/IC2, não paga portagens, siga sempre o sentido Porto, que irá encontrar a saída para Leiria.
– Do Porto aprox.160km. Siga sempre sentido Coimbra-Lisboa.

De autocarro/ônibus:

De Lisboa/Porto a maioria dos autocarros com direção a Lisboa/Porto param em Leiria por isso basta perguntar na bilheteira da Rede Expressos no Porto ou em Lisboa.

De comboio/trem:

Tem duas opções neste meio de transporte, apanha em Lisboa/Porto a linha do Norte da CP e sai na estação de Pombal, daqui terá de apanhar outro transporte (ónibus/autocarro) para Leiria aprox.30km.
A outra opção mas só de Lisboa é apanhar o trem/comboio da Linha do Oeste, muito interessante este percurso, no entanto mais demorado, bom para o verão. Site CP – Comboios de Portugal.

Castelo de Leiria

Castelo de Leiria © 100 Rota

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo