The Temple Bar
Publicado em Janeiro 6, 2015

Temple Bar, Dublin, República da Irlanda

Europa/ Irlanda [ Dublin ]

A zona de Temple Bar zona carateriza-se pelo seu ambiente boémio pois nela se localizam os mais animados bares (de fachadas coloridas) e outros estabelecimentos noturnos, lojas caricatas e os melhores restaurantes.

A este bairro era associada uma má reputação, nos meados do século XVIII – conhecido pelos bordéis – enquanto que, na atualidade, é considerada uma “zona artística oficial”, frequentada maioritariamente por jovens e artistas em ascensão.

The Oliver St John Gogarty Pub - Temple Bar

The Oliver St John Gogarty Pub – Temple Bar

The Oliver St John Gogarty Pub - Temple Bar

The Oliver St John Gogarty Pub – Temple Bar

Um dos pontos de maior interesse é o próprio Temple Bar, de fachada vermelha. Fui aqui beber uma cerveja (uma pint de Guiness), tal como manda a tradição irlandesa. O bar estava cheio, muita animação e ao fundo da sala uma banda tocava, ao vivo, temas dos The Cranberries e U2 (bandas irlandesas), entre outros.

The Temple Bar

The Temple Bar

A maior parte das pessoas vai entrando e saindo de vários bares, mas atenção que são rigorosos com entrada de menores. Não entram mesmo! Por isso, se viajar com crianças não poderá entrar aqui.
Ainda se destaca, em Temple Bar, o Project, uma instituição de artes de vanguarda e o Irish Film Institute, com uma sala de exposições, mostra de filmes independentes, uma loja e um agradável restaurante.

Pint de Guinness

Pint de Guinness

Quando pedir um copo de cerveja, peça uma pint (pronuncia-se “paint”), um copo alto que leva pouco pouco mais de meio litro. E não é fácil escolher apenas um bar para ir em Temple Bar. Os bares não têm entrada paga (na maioria dos casos) e só gasta o que se consome. O que muita gente faz? Vai bebendo um copo em vários bares e fazendo um roteiro entre vários espaços.

Entre os bares mais conhecidos desta área está obviamente o The Temple Bar, o Whelan’s – conhecido cinematograficamente porque aparece no filme “PS. I Love You” – o O’Reilley’s, The Garage Bar, Oliver Saint John Gogarty e J.W. Sweetman, entre muitos outros.

Também se destaca The Porterhouse, porque diz ter sido o primeiro pub na Irlanda a fabricar a sua própria cerveja. Tem dez escolhas de cervejas e a The Plain Porter já foi galardoada internacionalmente pela indústria cervejeira.

The Brazen Head, Dublin

The Brazen Head, Dublin

Já o The Brazen Head diz ser o mais antigo bar da Irlanda. Abriu em 1198 e fica perto da Christchurch Cathedral e da Destilaria da Guinness. Vale uma pena a visita pela sua antiguidade, história e pelas tradicionais noites de música ao vivo.

O Brazen Head era frequentado por vários escritores e outras personalidades. Cedo ficou a ser um espaço famoso, por isso, não é de admirar que James Joyce o tenha referido no seu livro “Ulysses”:
“Corley, at the first go-off, was inclined to suspect it was something to do with Stephen being fired out of his digs for bringing a bloody tart off the street. There was a dosshouse in Marlborough street, Mrs Maloney’s, but it was only a tanner touch and full of undesirables but M’Conachie told him you got a decent enough do in the Brazen Head over in Winetavern street…”

Quays Bar, Dublin

Quays Bar, Dublin

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo